• Disco
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Ricardo Andrade é membro da equipa de investigação do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), em Lisboa. É licenciado, mestre e doutorado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido investigação sobre diversos assuntos relacionados com o universo da música popular em Portugal, em particular sobre os domínios do pop-rock e da “canção de protesto”. Concluiu em 2021 a sua dissertação de doutoramento sobre o fenómeno do “boom do rock português” de inícios da década de 1980. É membro da direção da Associação Lopes-Graça, da direção da Associação José Afonso, da comissão executiva do Observatório da Canção de Protesto e curador do Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco - Música e Liberdade.