Integrado | Professor Coordenador - Aposentado
Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, n.º 602
4200-465 Porto

José António Gomes nasceu em Gaia, em 1956. Licenciatura em Filologia Germânica (Univ. Porto), mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas pela Universidade Nova de Lisboa e doutoramento em Literatura Portuguesa do século XX pela mesma universidade. Categoria: Professor Coordenador. Lecionou Literatura e Música e orienta relatórios de mestrado na Escola Superior de Educação do Porto, onde coordena o IEL-C, Núcleo de Investigação em Estudos Literários e Culturais do InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), e, nesse âmbito, o projeto “Militância das Palavras: Poesia, Infância e Educação Linguística e Literária (I)”. Leciona no Master em Literatura Infantil e Juvenil como Contributo à Formação e Desenvolvimento de Hábitos de Leitura, da Univ. de Santiago de Compostela (USC). Investigador integrado do CLP (Centro de Literatura Portuguesa) da Univ. de Coimbra, membro da Rede temática de investigação “Literaturas Infantiles y Juveniles del Marco Ibérico e Iberoamericano” e do grupo de investigação Liter’21 (USC). Colunista de AbrilAbril: o outro lado das notícias, jornal on-line, é autor de livros e numerosos artigos, em publicações nacionais e internacionais, sobre literatura portuguesa contemporânea e literatura para a infância e a juventude, dos quais se destacam A Poesia na Literatura para a Infância (1993); Para uma História da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude (1997); Figurações do Desejo e da Infância em Eugénio de Andrade (2010); e A Música das Palavras: Sidónio Muralha, Matilde Rosa Araújo, Eugénio de Andrade, Luísa Ducla Soares, Manuel António Pina, João Pedro Mésseder (2017). Fundou e dirigiu a revista científica Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Com o nome literário João Pedro Mésseder, assinou livros de poesia e livros para crianças e jovens, tendo sido distinguido com o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho – Poesia, em 1999; Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis, em 2008; Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2012; Prémio Autores 2017 da SPA para Melhor Livro Infanto-Juvenil de 2016. Poemas seus para a infância e uma narrativa poética foram musicados respetivamente por Suzana Ralha e por Pedro Moura e encontram-se gravados pelo Bando dos Gambozinos. Um dos seus temas de interesse investigativo prende-se com a relação da literatura com a música.