• Dança 3
Rua Dr. Roberto Frias, n.º 712
4200-465 Porto
Tel: (+351) 22 507 33 83

José António Gomes nasceu em Gaia, em 1956. Licenciatura em Filologia Germânica (Univ. Porto), mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas pela Universidade Nova de Lisboa e doutoramento em Literatura Portuguesa do século XX pela mesma universidade. Categoria: Professor Coordenador. Leciona Literatura e Música e orienta relatórios de mestrado na Escola Superior de Educação do Porto, onde coordena o IEL-C, Núcleo de Estudos Literários e Culturais do InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), e, nesse âmbito, o projeto “Géneros poéticos breves e educação linguística e literária”. Leciona no Master em Literatura Infantil e Juvenil como Contributo à Formação e Desenvolvimento de Hábitos de Leitura, da Universidade de Santiago de Compostela (USC). Investigador integrado do CLP (Centro de Literatura Portuguesa) da Universidade de Coimbra, membro da Rede Temática “Literaturas Infantiles y Juveniles del Marco Ibérico e Iberoamericano” e do grupo de investigação Liter21 (USC). É autor de livros e numerosos artigos, em publicações nacionais e internacionais, sobre literatura portuguesa contemporânea e literatura para a infância e a juventude, dos quais se destacam A Poesia na Literatura para a Infância (1993); Para uma História da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude (1997); Avanços, Recuos: Leituras de Prosa e Poesia em Português (2006); Figurações do Desejo e da Infância em Eugénio de Andrade (2010). Fundou e dirigiu a revista científica Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Com o nome literário João Pedro Mésseder, assinou livros de poesia e livros para crianças e jovens, tendo sido distinguido com o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho – Poesia, em 1999; Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis, em 2008; e Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2012. Vários dos seus poemas para a infância foram musicados por Suzana Ralha e encontram-se gravados pelo Bando dos Gambozinos.

Grupo de Investigação: Educação e Música na Comunidade