• Disco
Menu
No passado dia 25 de fevereiro, a equipa do projeto RESONANCES reuniu em Genebra, na Suíça, para o seminário "Ressonâncias: O encontro de culturas na educação musical", que permitiu apresentar à comunidade da Haute Ecole de Musique de Genève e ao público externo o projeto de pesquisa "Ressonâncias de trocas interculturais entre alunos sobre suas práticas e métodos de ensino de música", que tem Alix Didier Sarrouy como coordenador científico e Maria Peres como assistente de pesquisa, ambos investigadores do INET-md.
 
O encontro decorreu na Haute Ecole de Musique de Genève (HEM), instituição de acolhimento do projeto, e contou com duas convidadas de excelência: a etnomusicóloga Talia Bachir-Loopuyt, responsável pelo departamento de etnomusicologia na HEM, e Angela Mancipe, música, investigadora e assistente para a coordenação do ensino e para o Centro de Culturas da HEM.
 
Talia Bachir-Loopuyt partilhou o seu pensamento sobre a interculturalidade no contexto dos festivais de música do mundo e também da educação musical. Angela Mancipe partilhou a sua experiência como oboísta e cantora em contextos multiculturais de música, e desenvolveu um paralelo entre a adaptabilidade das palhetas do oboé (preparação em função da temperatura, da humidade, da altura…) e a adaptabilidade do músico face às culturas nas quais se desenvolve.
 
O público contou com estudantes da HEM, intercambistas da Bahia e curiosos externos, que participaram na discussão final. Este seminário contribui para aprofundar a análise do ensino e da pedagogia musical a partir da interculturalidade como campo teórico.
 
 
 
 
Fotografia de Cláudia Rizo. Na imagem, da esquerda para a direita, estão Ricardo Castro, Talia Bachir-Loopuyt, Angela Mancipe, Maria Peres e Alix Sarrouy.