RESONANCES – Ressonâncias das partilhas interculturais entre estudantes nas suas práticas e métodos de ensino da música
Equipa
Ricardo Castro (HEM, diretor do projeto)
Alix Didier Sarrouy (INET-md, coordenador científico)
Maria Peres (INET-md, assistente de investigação)
Prazo de execução
01/07/2024 a 31/12/2025
Financiamento
Haute École de Musique de Genève
RESONANCES é um novo projeto com investigação multi-situada sobre educação musical em contextos interculturais. Começa a 1 de julho de 2024. Resulta de uma parceria entre a Haute École de Musique de Genève (HEM) e o INET-md, com o apoio da Fondation NEOJIBA Switzerland. Ricardo Castro (pianista, maestro, fundador do NEOJIBA e professor na HEM) dirige o projeto; Alix Didier Sarrouy (investigador integrado no INET-md) é coordenador científico; e Maria Peres (recentemente graduada em ciências musicais pela FCSH) é assistente de investigação.
O projeto RESONANCES é uma exploração aprofundada do impacto dos intercâmbios educativos internacionais no ensino e na prática musical. Tem como objetivo uma maior compreensão dos encontros entre jovens músicxs/professorxs com diferentes origens culturais, ou seja, o contributo da partilha de experiências e de informações entre jovens de várias origens culturais para a sua prática musical e para os seus próprios métodos de ensino.
Instituições de ensino musical de alto nível de exigência organizam encontros anuais entre jovens músicxs de outras instituições de renome e vindxs dos mais variados contextos. O impacto concreto, tanto pessoal como coletivo, que têm estas trocas deve ser estudado, incluindo os diferentes atores envolvidas (isto é, alunxs, professorxs instituições).
Para a concretização do projeto RESONANCES, vamos realizar dois estudos de caso: (1) os intercâmbios entre a Haute École de Musique de Genève (HEM) e o NEOJIBA em Salvador da Bahia. Há uma década que estudantes da HEM visitam o NEOJIBA para um estágio intensivo de um mês, e, seis meses mais tarde, é realizado um estágio semelhante com estudantes do NEOJIBA em Genebra; (2) o programa internacional Academy for Impact Through Music (AIM), que se foca na formação de jovens professorxs de música de todos os continentes, com a finalidade de reforçar as suas capacidades e de contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo de alunxs provenientes de meios socioeconomicamente desfavorecidos.
O projeto RESONANCES apoia-se numa equipa de especialistas em educação musical e em metodologias das ciências sociais, particularmente de disciplinas como a etnomusicologia e a sociologia. Os resultados deste projeto de investigação terão implicações significativas para o ensino da música e para a compreensão do lugar da diversidade cultural no possível desenvolvimento de pedagogias motivadoras e inclusivas.
Palavras-chave
Música; Estudantes; Interculturalidade; Educação; Pedagogia
Mais informações