TransVariations_1.jpeg

TransVariations é um projeto de investigação financiado pelas EEA Grants, coordenado pelo investigador do INET-md, Alfonso Benetti, que incide sobre o uso de abordagens tecnológicas inovadoras para problematizar aspetos associados à criação artística e interpretação no contexto da música. Envolvendo a Universidade de Aveiro (UA/Portugal), a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU/Noruega), e o Instituto Politécnico do Porto (IPP/Portugal), o projeto tem como objetivos a promoção da criação/recriação de obras artísticas e a produção de novos outputs artísticos através do uso de linguagens contemporâneas baseadas na experimentação com interfaces tecnológicas; proporcionar o teste e aprimoramento de novas tecnologias associadas à criação artística de acordo com sua aplicabilidade, pertinência e funcionalidade; reconfigurar a ideia de expressividade em música através da interação entre ações criativas/performativas e feedback do instrumento; e disseminar novos recursos, ferramentas tecnológicas e estratégias práticas relacionadas em função da criação artística e interpretação em música.
No contexto do projeto TransVariations, o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e a Universidade de Aveiro (Portugal) irão acolher o colóquio internacional TransVariations_Music Beyond the Limits of Time and Technology – a decorrer entre os dias 25 (cerimónia e concerto de abertura) e 26 de setembro de 2024 (apresentação de propostas selecionadas). Participações presenciais são preferenciais, no entanto, apresentações remotas poderão ser aceites em casos excecionais.

Submissões associadas à área do projeto são amplamente recomendadas. Tópicos associados incluem – mas não estão apenas limitados a:
1. Abordagens contemporâneas à música e à performance musical
2. Criação e recriação de obras musicais
3. Interpretações radicais e recriações de obras ‘clássicas’
4. Experimentação artística e interfaces tecnológicas
5. Uso de (novas) tecnologias em associação com criação artística
6. IA e o seu impacto na criação e performance musical

Os autores devem enviar propostas em formato Word, contendo no máximo 500 palavras, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até o dia 20 de agosto de 2024. O idioma das propostas e comunicações deverá ser o inglês.

Formatos de apresentação incluem:

- Paper (até 20 min. + 10 min. discussão)
- Conferência-recital (até 45 min. + 10 min. discussão)
- Recital (até 30 min. + 10 min. discussão)
- Painel (até 90 min.)

Importante: os autores das propostas selecionadas para apresentação serão responsáveis por providenciar/trazer o material necessário à mesma. No entanto, os autores deverão enviar uma listagem contendo os requerimentos técnicos associados, dos quais a organização do colóquio indicará o material já disponível na instituição a ser utilizado em cada caso.

As propostas aceites serão publicadas em um e-book de resumos. Além disso, autores selecionados serão convidados a submeter propostas em formato de capítulo para e-book a ser incluído na publicação revista por pares intitulada TransVariations_Music Beyond the Limits of Time and Technology, editada por Alfonso Benetti (Universidade de Aveiro/Portugal), Øyvind Brandtsegg e Trond Engum (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU/Noruega), e Francisco Monteiro (Instituto Politécnico do Porto/Portugal).

Datas importantes:
Prazo final para submissões: 20 de agosto de 2024
Notificação de decisão: de 15 de julho a 31 de agosto de 2024
Colóquio: 25-26 de setembro de 2024
Submissão do capítulo para e-book: 15 de outubro de 2024
Publicação do e-book: 28 de novembro de 2024

Inscrição/registo:
A participação no colóquio é gratuita, mas a inscrição/registo é obrigatória. Maiores informações sobre a inscrição/registo serão enviadas em conjunto com a notificação de aceitação de propostas.