O Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) acolhe manifestações de interesse para candidaturas a bolsas de pós-doutoramento no quadro das Acções Marie Sklodowska-Curie 2024, estando disponível para atuar como instituição de acolhimento de projetos a serem submetidos nas áreas:

Dos seus seis Grupos de Investigação:
Das suas quatro Linhas Temáticas, recentemente criadas para articular sinergias em áreas estratégicas:
  • Patrimónios, Arquivos e Museus;
  • Estudos sobre Mulheres, Género e Sexualidade;
  • Poder, Política e Ativismo;
  • Performatividades Digitais e Tecnológicas.

Breve descrição do INET-md

O INET-md é um centro de investigação transdisciplinar, dedicado ao estudo da música e da dança, que pretende consolidar o trabalho desenvolvido nas últimas três décadas, apostando em linhas de inquirição emergentes para abordar novos desafios que, além da comunidade académica, envolvem instituições e comunidades nacionais e internacionais, artistas e decisores políticos.

Nos próximos anos, serão desenvolvidos temas de pesquisa em curso, nomeadamente aqueles relativos a estudos históricos de práticas de música e dança e património, ao estudo da música e da dança como práticas sociais incorporadas, a perspetivas decoloniais sobre fluxos culturais globais nos campos da música e da dança, a abordagens experimentais na investigação artística e nos estudos de sons, e ao estudo de práticas e teorias de ensino/aprendizagem formal e não-formal.

Estimulado pelo sucesso de abordagens prévias a estes tópicos, o INET-md está empenhado na introdução de métodos e temas de investigação inovadores, que possam basear-sa na sua constituição única, integrando um amplo leque de campos artísticos assim como de abordagens teóricas e práticas.

Como submeter uma expressão de interesse

Primeiro, aconselhamos a que procure um/a potencial supervisor/a para o seu projeto, e que o ou a contacte com antecedência, para aferir se existe disponibilidade para colaborar numa candidatura. Poderá encontrar uma lista de perfis de investigadores e investigadoras aqui

Ao contactar um/a potencial supervisor/a, por favor considere incluir uma breve apresentação da sua experiência prévia e dos seus interesses de investigação, indicando também os temas da sua proposta para concorrer a uma bolsa de pós-doutoramento das Ações Marie Sklodowska-Curie 2024, tendo em conta o prazo final a 11 de setembro, 2024.

Em segundo lugar, e de acordo com o/a supervisor/a em vista, escolha o polo do INET-md onde poderá desenvolver a sua investigação.

O INET-md é composto por quatro polos, cada um integrado numa instituição de ensino superior diferente, com instalações e serviços de administração próprios: na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), no Departamento de Comunicação e Arte da Universiade de Aveiro (DeCA-UA), na Faculdade de Motricidade Humana da Universiade de Lisboa (FMH-UL), e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP).

Por conseguinte, cada polo opera segundo um calendário específico de apoio a candidaturas.

Assim, se pretende concorrer com o INET-md:
  • Na NOVA-FCSH (sede), na FMH-UL ou na ESE-IPP, por favor submeta a sua expressão de interesse até 15 de junho para inet [at] fcsh.unl.pt
  • No DeCA-UA, poderá submeter até mais tarde parahelena.marinho[at]ua.pt, inetmd.aveiro[at]ua.pt, research[at]ua.pt (veja imagem abaixo).

Para mais informações sobre as condições de acolhimento, por favor contacte:

Para mais informações sobre este programa de financiamento e sobre critérios de elegibilidade, por favor consulte a página das Ações Marie Sklodowska-Curie.

Design_sem_nome_32.png