• citara
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS EM DANÇA
 
Os Seminários Permanentes do Grupo de Investigação Estudos em Dança (GIED) do INET-md pretendem ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projetos e investigações em curso. Os enormes desafios que nos aguardam são como um elogio à insistência e persistência (alguns dirão de resiliência), que representa qualquer investigação científica, com maior evidência nas áreas artísticas, e uma das singelas, mas representativas razões dos Seminários Permanentes organizados pelo Grupo de Investigação de Estudos em Dança terem como opção cromática a cor de salmão, ilustram um contínuo contra a corrente, sempre avançando em resistente dinâmica de força e querer.
 
 
 
2024-05-22 | 18h00-19h30 | Sala Zoom
 
Acesso livre, exclusivamente online:
 
Sala Zoom
ID da reunião: 935 4020 3684
 
 
Dança e Arte Participativa: Da Intervenção Comunitária à Investigação – Oportunidades e Desafios
 
 
Ana Caridade | MUSA Associação Artística e de Intervenção Social
Rubí Élson | Coreógrafo e produtor audiovisual
Paula Lebre | INET-md / FMH-UL
 
Neste seminário pretendemos apresentar três projetos artísticos promovidos pela Musa – Associação Artística e de Intervenção Social: Projeto Inpulsar, Projeto AmarAdança; Projeto Lugar Comum, enunciando os seus principais resultados e refletindo sobre os desafios e oportunidades da investigação em projetos de intervenção na comunidade.
 
O Projeto Inpulsar, envolveu um processo de cocriação artístico com recurso a diferentes modalidades de prática artística (dança, música, videodança, fotografia), dirigido para pessoas com e sem deficiência, em parceria com CACI’s dos Municípios do Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde) e comunidade.
 
O projeto LUGAR COMUM teve como objetivo promover a inclusão social das populações migrantes no concelho de Braga, a partir da dança e do teatro em fusão com outras disciplinas artísticas, tendo como ponto de partida os testemunhos dos participantes sobre as suas vidas, a sua cultura e as suas tradições.
 
O Projeto AMaraDança, baseado em um modelo compreensivo de resultados em Dança movimento terapia, envolveu a validação para Portugal de um Quadro de Resultados em Dança movimento terapia e do respetivo instrumento de avaliação (Movement assessment reporting app-MARA), e análise da sua aplicabilidade em projetos de dança educativa e na comunidade. Recentemente o potencial da narrativa em dança iniciado com a publicação do livro “AMarA Dança” tem vindo a ser explorado mediante o desenvolvimento de novos recursos pedagógicos para o ensino e utilização da dança em projetos artísticos e comunitários.
 
 
 
 
Ana Caridade | Licenciada em Ciências Religiosas, pós-graduada em Educação Especial e mestrado em Educação Artística. Com formação artística em Dança, Teatro. Formação e experiência em Narração Oral. Criadora e coordenadora do Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos e presidente da direção da Musa – Associação Artística e de Intervenção Social com intervenção nacional e internacional. Diretora artística de projetos de Arte com a Comunidade e Arte Inclusiva implementados em Escolas e Associações. Escritora de livros, manuais de dança e educação e artigos científicos.
 
Rubí Élson | Formado em produção audiovisual e cinema, com pós-graduação em dança e mestrado em Património Cultural. Coreógrafo e produtor audiovisual. É professor/formador na área da dança e do audiovisual, com experiência em Projetos de Dança educação e Dança e saúde. Atuação como, produtor cultural, realizador, dramaturgo, roteirista, coreógrafo, bailarino e performer em festivais culturais nacionais e internacionais. Há 3 anos desenvolve atividade de Educação pela Dança para o Colégio Leonardo Da Vinci e Externato Paulo VI em Braga.
 
Paula Lebre | Professora auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Coordenadora da Licenciatura em Dança na FMH-Ulisboa, e Coordenadora adjunta do Mestrado Erasmus Mundus “Resilience in Educational Contexts”. Investigadora integrada no (INET-md-Polo FMH/ULISBOA). Tem participado em projetos nacionais e internacionais no âmbito da educação e promoção da saúde, bem como programas na comunidade para grupos em situação de vulnerabilidade. Destaca-se a coordenação do Projeto “MARA-Outcomes framework for dance movement therapy; a nível nacional a colaboração na investigação de projetos artísticos na comunidade.