EUROVISIONS | CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | 7-8 de maio 2024, Malmö, Suécia

Música, Identidade e Migração

Este ano, a conferência EUROVISIONS terá lugar na semana das meias-finais do Festival Eurovisão da Canção (ESC): no dia 7 de Maio, entre as 09:00 e as 14:00 (CEST) no edifício Niagara da Faculdade de Cultura e Sociedade da Universidade de Malmö e na quarta-feira, 8 de Maio, entre as 09:00 e as 14:00 (CEST), no Media Evolution City, em Malmö. A conferência irá mais uma vez adotar um formato híbrido, acolhendo os participantes tanto nos locais referidos em Malmö como online através dos nossos canais de YouTube e redes sociais.

Há cinquenta anos, um grupo pop sueco ganhou o Festival Eurovisão da Canção com "Waterloo", marcando o início de uma jornada notável que impulsionou tanto os ABBA como a indústria musical sueca para o cenário global - um exemplo de como a música pode tornar-se um elemento constitutivo da identidade cultural nacional, sendo ao mesmo tempo um produto criativo de sucesso para exportação.

A sétima conferência EUROVISIONS irá explorar a complexa relação entre música, identidade e migração. À luz dos recentes e contínuos conflitos geopolíticos em toda a Europa, e concretamente no país anfitrião deste ano, a Suécia, convidamos académicos e fãs da Eurovisão a reflectirem sobre o impacto das mudanças demográficas nas concepções de identidade e pertença nacionais, bem como sobre o que significa promover a diversidade e equidade em espaços multiculturais. A cidade de Malmö exemplifica a interação vibrante de diversas culturas e tradições musicais, oferecendo um espaço rico para situar a Eurovisão no contexto das tendências contemporâneas de migração e mobilidade.

Para além do nosso habitual Science Slam criado para investigadores em início de carreira e das nossas mesas redondas dinâmicas com uma gama interdisciplinar de académicos, profissionais da indústria e entusiastas do festival da Eurovisão, estamos a colaborar num seminário organizado pela pela Universidade de Malmö em conjunto com a Universidade de Linnaeus. Adicionalmente, será exibida uma sessão especial do documentário sobre o Festival RTP da Canção em parceria com a emissora pública Portuguesa.

A conferência deste ano é um esforço colaborativo que envolve académicos da Alemanha, Portugal, Reino Unido, Holanda, EUA e Suécia e baseia-se no rico legado resultante da experiência de conferências anteriores em cidades como Lisboa, Tel Aviv, Roterdão, Turim e Liverpool.

Junte-se a nós na terça-feira, 7 de Maio de 2024, entre 09:00 e 14:00, no edifício Niagara da Faculdade de Cultura e Sociedade da Universidade de Malmö, e na quarta-feira, 8 de Maio de 2024, entre 09:00 e 14:00, no Media Evolution City em Malmö.

Mais detalhes sobre o programa poderão ser consultados no nosso site: https://www.eurovisions.eu

Siga-nos em eurovisions.eu, Facebook, YouTube, Instagram, e X

Mais informação: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">