• Disco

O INET-md associa-se à Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul para promover um concerto-tertúlia, que surge da investigação desenvolvida por Alejandro Reyes-Lucero, doutorando em Ciências Musicais da NOVA FCSH, no âmbito do Grupo de Investigação de Estudos Históricos e Culturais em Música.

2024.03.22 | 19h00 | COSSOUL - Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul | Rua Nova da Piedade, n.º 66 - 1200-299 Lisboa | Entrada livre

Em 1923, a amadora de canto e mecenas Emma Romero Santos Fonseca da Câmara Reis encetou, em Lisboa, a organização de um ciclo de concertos-conferência chamado "Divulgação Musical". O objetivo principal deste projeto consistia na apresentação em primeira audição de obras musicais desconhecidas para o público português, fundamentando-se em três áreas temáticas: 1. Música Vocal da Idade Média e do Renascimento; 2. Música Folclórica/Canção Popular e 3. Música de Câmara Moderna.

Cada concerto iniciava com uma palestra introdutória que visava contextualizar e facilitar a audição das obras escolhidas para cada programa. Múltiplas figuras da vida intelectual e cultural portuguesa da época participaram como palestrantes convidados. Autores e jornalistas tais como António Sérgio, Bento de Jesús Caraça, Luís da Câmara Reis, Aquilino Ribeiro ou José Maria Ferreira de Castro, assim como os compositores Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça, são um pequeno exemplo da diversidade de conferencistas. Com a participação de amadores de música e instrumentistas profissionais, a “Divulgação Musical” começou os seus trabalhos no salão musical privado de Ema Santos Fonseca, chegando ainda a espaços como o Salão Nobre do Conservatório Nacional, a Academia de Amadores de Música, a Liga Naval Portuguesa ou a Universidade Popular Portuguesa. Entre 1923 e 1940, e no contexto do ciclo de audições da "Divulgação Musical", organizaram-se 142 concertos-conferências.

Inspirando-nos na obra de Emma Santos Fonseca, pretendemos reproduzir neste concerto o programa da audição número 14 da “Divulgação Musical”. Ouvir-se-á um programa exclusivamente dedicado ao folclore musical do Perú, do Equador e da Bolívia. Em homenagem ao carácter divulgativo, e logo a seguir à interpretação musical, propomos a realização de uma tertúlia entre os músicos, o público e o etnomusicólogo Julio Mendívil (Institut für Musikwissenschaft, Universidade de Viena - por confirmar).

Programa:
  1. De profundis (Canto religioso)  |  (Canto e piano)  |  Equador (Quito)
  2. Mon cher époux—Llanto—  |  (Canto e piano)  |  Equador Oriental (Rio Napo)
  3. Piruca—Harawi—  |  (Canto e piano)  |  Equador (Cuenca)
  4. De porte en porte—Harawi—  |  (Canto, flauta e piano)  |  Perú (Abancay)
  5. Chant d’amour—Harawi—  |  (Flauta e piano)  |  Perú
  6. Rueditas en campos verdes  |  (Canto e piano)  |  Perú (Tacna)
  7. Atutut, Perrito...  |  (Canto e piano)  |  Bolívia (Corocoro)
  8. Zaz!—Wayno—  |  (Flauta e piano)  |  Perú (Cuzco)
  9. Baile  |  (Flauta e piano)  |  Perú (Huanuco)
  10. Danse guerrière—Khacampa—  |  (Flauta e piano)  |  Perú (Cuzco)
  11. Pareille au frêle papillon  |  (Canto e piano)  |  Perú Central
  12. Wanka  | (Flauta)  |  Perú (Cuzco)
  13. Kacarpari  |  (Flauta)  |  Perú (Acomayo)
  14. Ripusakme  |  (Flauta)  |  Perú (Cuzco)
  15. Pastoral  |  (Flauta e piano)  |  Bolívia (Ilha de Panza, situada no lago Poopo)

Intérpretes:

Carolina Pinho – Canto (soprano)
Patrícia Paiva – Flauta
Alejandro Reyes-Lucero – Piano

Palestrante:
Julio Mendívil | Autor, músico e etnomusicólogo peruano residente na Áustria. Atualmente, é professor associado de Etnomusicologia na Universidade de Viena.