Notícias
Concerto-tertúlia | Do Salão à Sociedade: "A música dos Incas e as suas reminiscências no folklore sul-americano (Perú, Equador, Bolívia)"
O INET-md associa-se à Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul para promover um concerto-tertúlia, que surge da investigação desenvolvida por Alejandro Reyes-Lucero, doutorando em Ciências Musicais da NOVA FCSH, no âmbito do Grupo de Investigação de Estudos Históricos e Culturais em Música.
2024.03.22 | 19h00 | COSSOUL - Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul | Rua Nova da Piedade, n.º 66 - 1200-299 Lisboa | Entrada livre
Em 1923, a amadora de canto e mecenas Emma Romero Santos Fonseca da Câmara Reis encetou, em Lisboa, a organização de um ciclo de concertos-conferência chamado "Divulgação Musical". O objetivo principal deste projeto consistia na apresentação em primeira audição de obras musicais desconhecidas para o público português, fundamentando-se em três áreas temáticas: 1. Música Vocal da Idade Média e do Renascimento; 2. Música Folclórica/Canção Popular e 3. Música de Câmara Moderna.
Cada concerto iniciava com uma palestra introdutória que visava contextualizar e facilitar a audição das obras escolhidas para cada programa. Múltiplas figuras da vida intelectual e cultural portuguesa da época participaram como palestrantes convidados. Autores e jornalistas tais como António Sérgio, Bento de Jesús Caraça, Luís da Câmara Reis, Aquilino Ribeiro ou José Maria Ferreira de Castro, assim como os compositores Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça, são um pequeno exemplo da diversidade de conferencistas. Com a participação de amadores de música e instrumentistas profissionais, a “Divulgação Musical” começou os seus trabalhos no salão musical privado de Ema Santos Fonseca, chegando ainda a espaços como o Salão Nobre do Conservatório Nacional, a Academia de Amadores de Música, a Liga Naval Portuguesa ou a Universidade Popular Portuguesa. Entre 1923 e 1940, e no contexto do ciclo de audições da "Divulgação Musical", organizaram-se 142 concertos-conferências.
Inspirando-nos na obra de Emma Santos Fonseca, pretendemos reproduzir neste concerto o programa da audição número 14 da “Divulgação Musical”. Ouvir-se-á um programa exclusivamente dedicado ao folclore musical do Perú, do Equador e da Bolívia. Em homenagem ao carácter divulgativo, e logo a seguir à interpretação musical, propomos a realização de uma tertúlia entre os músicos, o público e o etnomusicólogo Julio Mendívil (Institut für Musikwissenschaft, Universidade de Viena - por confirmar).
Programa:
- De profundis (Canto religioso) | (Canto e piano) | Equador (Quito)
- Mon cher époux—Llanto— | (Canto e piano) | Equador Oriental (Rio Napo)
- Piruca—Harawi— | (Canto e piano) | Equador (Cuenca)
- De porte en porte—Harawi— | (Canto, flauta e piano) | Perú (Abancay)
- Chant d’amour—Harawi— | (Flauta e piano) | Perú
- Rueditas en campos verdes | (Canto e piano) | Perú (Tacna)
- Atutut, Perrito... | (Canto e piano) | Bolívia (Corocoro)
- Zaz!—Wayno— | (Flauta e piano) | Perú (Cuzco)
- Baile | (Flauta e piano) | Perú (Huanuco)
- Danse guerrière—Khacampa— | (Flauta e piano) | Perú (Cuzco)
- Pareille au frêle papillon | (Canto e piano) | Perú Central
- Wanka | (Flauta) | Perú (Cuzco)
- Kacarpari | (Flauta) | Perú (Acomayo)
- Ripusakme | (Flauta) | Perú (Cuzco)
- Pastoral | (Flauta e piano) | Bolívia (Ilha de Panza, situada no lago Poopo)
Intérpretes:
Carolina Pinho – Canto (soprano)
Patrícia Paiva – Flauta
Alejandro Reyes-Lucero – Piano
Palestrante:
Julio Mendívil | Autor, músico e etnomusicólogo peruano residente na Áustria. Atualmente, é professor associado de Etnomusicologia na Universidade de Viena.