Resumo
Esta investigação examina a organização de concertos, de palestras-concerto e de atividades musicais no contexto dos salões musicais privados de amadores e profissionais em Lisboa entre 1897 e 1933. Partindo dos exemplos das audições de alunos promovidas pelo pianista e professor Alexandre Rey Colaço em sua casa e das conferências-concerto realizadas no palácio da Condessa de Proença-a-Velha, proponho fazer um levantamento cartográfico de mais salões privados que levavam a cabo concertos ou audições musicais com características semelhantes às iniciativas dos salões de Rey Colaço e da Condessa de Proença-a-Velha. Neste sentido, a investigação tem por objetivo:
1 - Identificar a emergência, o desenvolvimento e o declínio de uma prática que terá sido inspirada nos modelos de salon musical francês, mas que, por sua vez, terá desenvolvido características próprias que a distinguem de exemplos de outros países;
2 - Analisar os programas dos concertos em articulação com as conferências iniciais para compreender o processo de "formação de públicos" e o seu alcance junto do público;
3 - Fornecer um mapa das sociabilidades musicais desenvolvidas nos salões de Alexandre Rey Colaço, da Condessa de Proença-a-Velha, de Sara Mota Marques, de Elisa de Sousa Pedroso, de Maria Emília Macieira Lino, de Adelaide Lima Cruz e de Ema Santos Fonseca da Câmara Reis, expondo as estreitas relações existentes entre todos estas figuras e um público mais alargado.