• KovaM
No passado dia 13 de fevereiro, a convite da La Contemporaine - Bibliothèque de Documentation Internationale Contemporaine, da Universidade de Nanterre, em Paris, os investigadores do INET-md, Hugo Castro e Ricardo Andrade, acompanhados pelo músico Francisco Fanhais, participaram num colóquio sobre a canção “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso.

Neste colóquio, os investigadores e o músico debruçaram-se sobre vários aspetos relacionados com o percurso desta canção, desde os contextos sociais e políticos que levaram à sua elaboração, o processo da sua gravação para o fonograma “Cantigas do Maio” (publicado em 1971), o impacto da canção junto das audiências, a sua escolha como uma das senhas-rádio que desencadearam o 25 de Abril de 1974, as várias versões da canção por diferentes intérpretes e os seus usos e ressignificações ao longo dos últimos 50 anos.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do ciclo de eventos "Mais c'est quoi la révolution des oeillets?" e integra-se no trabalho de investigação que está a ser realizado para o projeto FCT "'É preciso avisar toda a gente': Música e exílio em França durante o regime do Estado Novo (1933-1974)".

Ainda no âmbito deste colóquio, Hugo Castro concedeu uma entrevista para o programa Passagem de Nível da emissora radiofónica francesa Radio Alfa, apresentado por Artur Silva, no qual abordou o trabalho que está a ser realizado no Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco - Música e Liberdade, assim como as iniciativas do Observatório da Canção de Protesto.

Também relacionado com a investigação que está a ser desenvolvida, Ricardo Andrade foi entrevistado para o canal de televisão francês Histoire TV, para um programa sobre o 25 de Abril de 1974, que será transmitido em vários países europeus.