Rita Torres (DeCA | UA) inicia funções na posição de Investigadora Auxiliar, no âmbito do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Institucional, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com o projecto intitulado "Multifónicos na guitarra sem limites (GUITPHONICS)".
Desenvolve investigação em torno da guitarra, aliando teoria e prática e dando especial atenção à técnica de multifónicos. Estuda também os seus próprios processos criativos enquanto compositora.

2024.5.02.12.RIta.Torres

Sobre Rita Torres
Rita Torre doutorou-se em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica Portuguesa e possui diplomas em Engenharia Química, Guitarra, Musicologia/Informática Musical e Composição. Foi bolseira de investigação no CESEM (Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora); e investigadora de doutoramento no CITAR (Universidade Católica Portuguesa) e, como convidada, no IMWI (Hochschule für Musik Karlsruhe). O seu trabalho de investigação centra-se na técnica de multifónicos na guitarra, bem como em processos criativos.

Sobre o projeto GUITPHONICS
Ambiciona chegar a novo conhecimento sobre a técnica de multifónicos na guitarra e os seus sons. O projecto irá realizar uma investigação sistemática do conteúdo espectral de uma miríade de sons, a qual abrangerá todos os três bordões; e, através de investigação baseada na prática, desenvolver novas formas de utilização desta técnica. A amplificação dos sons será considerada em ambos os casos, pois permite percepcionar uma ainda maior diversidade de timbres. O projecto irá criar uma plataforma online de acesso aberto que explicará a técnica e apresentará os resultados do projecto à comunidade artística e ao público. Serão também criadas novas peças para guitarra que enriquecerão o limitado repertório em que a técnica é empregue.