Notícias
Concerto-tertúlia | Do Salão à Sociedade: “Cantos do Carnaval Florentino do tempo de Lourenço ‘O Magnífico’”
O INET-md associa-se à Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul para promover um concerto-tertúlia, que surge da investigação desenvolvida por Alejandro Reyes-Lucero, doutorando em Ciências Musicais da NOVA FCSH, no âmbito do Grupo de Investigação de Estudos Históricos e Culturais em Música.
2024.02.24 | 19h00 | COSSOUL - Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul | Rua Nova da Piedade, n.º 66 - 1200-299 Lisboa | Entrada livre
Do Salão à Sociedade: “Cantos do Carnaval Florentino do tempo de Lourenço ‘O Magnífico’”
Cláudia Sousa | CESEM
Em 1923, a cantora lírica e mecenas Ema Romero Santos Fonseca da Câmara Reis encetou em Lisboa a organização de um ciclo de concertos-conferência chamado "Divulgação Musical". O objetivo principal deste projeto consistia na apresentação em primeira audição de obras musicais desconhecidas para o público português, fundamentando-se em três áreas temáticas: (i) Música Vocal da Idade Média e do Renascimento; (ii) Música Folclórica/Canção Popular e (iii) Música de Câmara Moderna.
Cada concerto iniciava com uma palestra introdutória que visava contextualizar e facilitar a audição das obras escolhidas para cada programa. Múltiplas figuras da vida intelectual e cultural portuguesa da época participaram como palestrantes convidados. Autores e jornalistas tais como António Sérgio, Bento de Jesus Caraça, Luís da Câmara Reis, Aquilino Ribeiro ou José Maria Ferreira de Castro, assim como os compositores Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça, são um pequeno exemplo da diversidade de conferencistas. Com a participação de amadores de música e instrumentistas profissionais, a “Divulgação Musical” começou os seus trabalhos no salão musical privado de Ema Santos Fonseca, chegando ainda a espaços como o Salão Nobre do Conservatório Nacional, a Academia de Amadores de Música, a Liga Naval Portuguesa ou a Universidade Popular Portuguesa. Entre 1923 e 1940, e no contexto do ciclo de audições da “Divulgação Musical”, organizaram-se um total de 142 concertos-conferências.
Inspirando-nos na obra de Ema Santos Fonseca, pretendemos reproduzir neste concerto o programa da audição número 37 da "Divulgação Musical". Ouvir-se-á um programa exclusivamente dedicado à música vocal a cappella do Renascimento, em particular aos "Cantos do Carnaval Florentino do tempo de Lourenço 'O Magnífico'".
Em homenagem ao carácter divulgativo, e logo a seguir à interpretação musical, propomos a realização de uma tertúlia entre os músicos, o público e uma convidada musicóloga, especializada nesta área temática.
Em homenagem ao carácter divulgativo, e logo a seguir à interpretação musical, propomos a realização de uma tertúlia entre os músicos, o público e uma convidada musicóloga, especializada nesta área temática.
Programa:
- Canto di poveri che accattano per carità
- Canto delle rivenditore
- Canto de' diavoli
- Canto della orte
- Canto del popolo
- Trionfo delle tre Parche
- Canto della pace
- Trionfo della Dea Minerva
- Trionfo de' diavoli
- Canto di lanzi cozzoni
Cantores:
Margarida Simões, Soprano
Madalena Barão, Contralto
João Pedro Afonso, Tenor
João Costa, Baixo
Palestrante:
Cláudia Sousa | Doutoranda em Ciência Musicais pela NOVA-FCSH e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Ministério da Educação e Ciência de Portugal (2023-), colaborando na Linha Temática de Iconografia Musical/Grupo de Música no Período Moderno do Centro de Cláudia Sousa (1993) é doutoranda em Ciência Musicais pela NOVA-FCSH e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Ministério da Educação e Ciência de Portugal (2023-), colaborando na Linha Temática de Iconografia Musical/ Grupo de Música no Período Moderno do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical CESEM/NOVA-FCSH (2019-). Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso - AMVP (1997-2011). Licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2014), participou no programa Erasmus na Università degli Studi di Parma (2013-14). Frequentou a pós-graduação em Estudos Artísticos em Coimbra, na variante de Musicologia Histórica. Conclui, em 2019, o Mestrado em Ensino de Música, na variante de História da Música com o projeto "Uma audição por dia não sabe o bem que lhe fazia: projeto educativo transdisciplinar em História e Cultura das Artes". Participou na Nova FCSH Summer School no curso de "Museologia e Música (2ª edição) - Património Artístico Musical dos Museus Portugueses" (2019) e, desde então, tem-se dedicado à investigação nas áreas da Iconografia Musical e Organologia com especial incidência em Música na tapeçaria portuguesa e em Portugal. Foi docente de História da Cultura e das Artes - Música no Ensino Artístico Especializado (2018-2023).