• Disco
Menu
Lançamento de CD | "Músicos Ocultos": ao Quinteto Nacional de Sopro
 
 
5 de Outubro de 2022 | 17:30 | Museu do Papel Terras de Santa Maria
 

O Quinteto de Sopros do Vale tem vindo a divulgar um conjunto de repertório de compositores portugueses ligados ao Quinteto Nacional de Sopro, grupo da Emissora Nacional, que desenvolveu a sua atividade entre 1950 e 1986.

 

Esta divulgação tem acontecido no âmbito de um parceria entre o grupo e a investigação desenvolvida pela doutoranda Ana Margarida Cardoso, cuja tese de doutoramento tem como tema o estatuto social e profissional dos músicos durante o Estado Novo.

 

Após realizados vários concertos, o Quinteto de Sopros do Vale decidiu gravar um CD, inteiramente constituído por algumas obras inéditas escritas para quinteto de sopro, por compositores portugueses. Algumas delas são da autoria de membros do Quinteto Nacional de Sopro como Ângelo Pestana, Adácio Pestana ou José dos Santos Pinto, e outras são da autoria de Marcos Romão ou Filipe de Sousa, que não faziam parte do grupo mas dedicaram-lhe as suas obras.

 

O CD recebeu o titulo “Músicos Ocultos: Ao Quinteto Nacional de Sopro”, foi produzido pela Editora Grafonola e surgiu no seguimento da gravação de obras de “Músicos Ocultos”, que o projeto “A Nossa Música, o nosso mundo: bandas filarmónicas, associações musicais e comunidades locais” levou a cabo.

 

O lançamento deste CD terá lugar no dia 5 de outubro, pelas 17h30, no Museu do Papel em Paços de Brandão e está inserido no Festival Internacional de Música desta localidade (FIMUV). Este evento consistirá numa tertúlia-concerto, onde ouviremos excertos das obras gravadas pelo Quinteto de Sopros do Vale, mas também debateremos o tema do ser músico no século XX, com a colaboração dos convidados António Vitorino de Almeida (pianista, maestro e compositor, António Costa (trompista profissional), Francisco Luís Vieira (oboísta profissional) e ainda da família dos compositores e restantes presentes.