• Disco
10.11.2021 | 16:30 | Auditório da Reitoria da NOVA FCSH

No dia 10 de Novembro terá lugar a Cerimónia de Investidura do Reitor, Prof. João Sàágua, e Tomada de Posse da Equipa Reitoral. Pela mesma ocasião terá lugar a Comemoração do Dia da NOVA que este ano será dedicado ao Ensino, que incluirá atribuíção do título de Professora Emérita à Profª Salwa El-Shawan Castelo-Branco. Este título «é atribuído, de modo excecional, a professores catedráticos, aposentados, reformados ou jubilados cuja contribuição para a atividade da sua unidade orgânica seja reconhecida de mérito especialmente relevante». A distinção especial, que revela a relevância que lhe é reconhecida pela sua dedicação à Universidade e pela sua importância académica e científica, deixa orgulhoso o INET-md. À Prof. Salwa manifestamos o nosso regozijo e deixamos as maiores felicitações.

Salwa El-Shawan Castelo-Branco «foi promotora daquilo a que veio a tornar-se na moderna Etnomusicologia em Portugal. Desenvolveu um modelo científico de Etnomusicologia que foi inovador a todos os títulos e que deu origem a uma verdadeira escola que se foi constituindo através da investigação, da criação do Instituto de Etnomusicologia, um centro de investigação de excelência». O Professor João Sàágua acrescenta que «a intervenção da Professora Salwa El-Shawan Castelo-Branco é marcante no seio de várias instituições, sendo de destacar a Society for Ethnomusicology e sobretudo o International Council for Traditional Music, instituição de caráter mundial com relações consultivas com a UNESCO, na qual desenvolve o seu mandato enquanto Presidente. A relação com a NOVA sempre foi de enorme dedicação desde a coordenação do Departamento de Ciências Musicais passando pela participação no Conselho Científico e no Conselho de Faculdade da NOVA FCSH e finalmente como Vice-Reitora».

A Cerimónia é de entrada livre, mediante inscrição e limitada à lotação do auditório.