15.03.2024 | 9:30 | Auditório José Grácio | Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro

Realizam-se, no Auditório José Grácio - Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, a 15 de março de 2024, pelas 9h30, as provas do Programa Doutoral em Música de Francisco José Gil Ortiz, com o tema "A requinta solista na música espanhola: Recolha, análise musical e proposta técnico-interpretativa".

Júri da tese de Doutoramento de Francisco José Gil Ortiz
  • Prof. Doutora Luís Filipe Leal de Carvalho, Professor auxiliar da Universidade de Aveiro e investigador do INET-md (orientador)
  • Prof. Doutor António Labrincha Baptista, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro
  • Prof. Nuno Fernandes Pinto, Professor Coordenador do Instituto Politécnico do Porto
  • Prof. Doutor Bruno César Pinto Madureira, Sargento Músico do Instituto Universitário Militar
  • Prof.  Doutora Sara Carvalho Aires Pereira, Professora Associada da Universidade de Aveiro e investigadora do INET-md
  • Prof. Doutora Monika Duarte Streitová, Professora Auxiliar da Universidade de Évora

A requinta solista na música espanhola: recolha, análise musical e proposta técnico-interpretativa

Este trabalho estuda o repertório espanhol para requinta, instrumento da família do clarinete, na sua faceta de solista. O objetivo é contribuir para o conhecimento e divulgação desse repertório, uma vez que esta vertente solística da requinta não está tão desenvolvida como a do clarinete soprano.Para tal, em primeiro lugar foi elaborado um catálogo exaustivo onde se identificam e caracterizam todas as obras encontradas. Posteriormente, analisou-se um corpus representativo de obras de autores espanhóis, para estabelecer as suas características musicais. Por fim, tendo em conta que a requinta é maioritariamente tocada como instrumento secundário pelos clarinetistas, e ambos, requinta e clarinete, são morfológica e acusticamente diferentes, propõem-se soluções técnicas para dificuldades que surgem nas peças analisadas. Estas propostas técnicas são exemplificadas com áudios ilustrativos.A pesquisa identificou um grande corpus musical, mais extenso do que o antecipado, com um número superior a 480 obras globalmente, das quais quase cinquenta são de origem espanhola. Estas são de diferentes estilos e, na sua maioria, recentes cronologicamente, apesar de não se caracterizarem por linguagens demasiado vanguardistas. As inúmeras alternativas sugeridas à técnica na requinta (que se distingue da habitual no clarinete), evidenciam as diferenças entre os dois instrumentos, justificando uma abordagem própria e particular à técnica do instrumento alvo desta investigação. Pretende-se, assim, contribuir para uma solidificação dessa técnica específica da requinta, que, outrossim, permitirá (espera-se) uma otimização da performance do repertório exclusivo que possui.