• Dança 2
Menu



Coordenação

Susana Sardo

 

No âmbito da dinamização social, económica e cultural da cidade de Ílhavo, a Câmara Municipal de Ílhavo iniciou uma parceria com a Universidade de Aveiro (INET-MD) com o objectivo de:

- Contribuir para a preservação e valorização da memória e da identidade local, particularmente as especificidades e singularidades do Município de Ílhavo. 
- Incrementar o conhecimento sobre as manifestações culturais do Município de Ílhavo, no âmbito da cultura expressiva e da cultura dita e escrita.

O projecto envolve investigação em torno da Cultura Expressiva - com particular enfoque sobre o estudo da música e da paisagem sonora da cidade, sobretudo no que se refere ao património histórico que é hoje possível recuperar e ao modo como ele interage com o imaginário da cidade através de testemunhos intergeracionais.

Este projecto procura desenvolver um conjunto de acções de pesquisa, marcadas por perspectivas teóricas da etnomusicologia, da antropologia e dos estudos culturais, cujo resultado final se expresse por:

1. Organização de uma base de dados com informações de carácter bibliográfico e etnográfico, associadas à cultura expressiva ilhavense numa perspectiva histórica e sistemática;

2. Disponibilização de todo o material recolhido num sítio web que possa ser utilizado para: recolher, arquivar, correlacionar, comentar, promover e preservar o Património Expressivo do concelho de Ílhavo e a Memória Colectiva existente em torno do mesmo;

3. Publicação de um livro com CD sobre o património expressivo de Ílhavo com especial enfoque para a sua relação com o mar;

4. Organização de uma exposição multimédia –com expressão na web– sobre música e culturas do mar;

5. Apresentação dos resultados do projecto na Conferência Mundial do ICTM (International Council for Traditional Music) que se realizará em Newfoundland, Canadá, em Julho de 2011.