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Resumo
Após 20 anos do programa municipal “Porto de Crianças” (1995/2015), entendemos ser oportuno dedicarmo-nos ao estudo deste programa que abrangeu e abrange diferentes gerações de crianças, provenientes de contextos sociais e culturais muito diversificados, nomeadamente no que respeita às suas experiências, vivências e atividades musicais. O programa inclui a oferta de atividades de Música às crianças que frequentam o 1.º ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância e, independentemente dos diversos executivos municipais, tem demonstrado mérito suficiente para captar o apoio da tutela, parecendo manter-se ativo e fiel aos seus princípios pedagógicos, no modelo escolhido de coadjuvação curricular.
Com esta investigação pretendemos compreender o modo como o programa se foi desenvolvendo, as representações e mais-valias quer para as crianças quer para os educadores (pais/encarregados de educação e professores) quer para comunidade educativa em geral.
Objetivos do projeto:
Interpretar os modelos de intervenção musical ao longo das diversas edições do Porto de Crianças (Viver uma Escola Diferente);
Compreender a relação (coerências ou incoerências) entre os objetivos delineados pela Divisão Municipal de Educação e as respostas dos parceiros educativos (entidades contratadas);
Refletir sobre os momentos de concretização, reiterados por produtos e atividades de divulgação;
“Avaliar” a concretização do desenvolvimento das competências musicais previstas, face à demonstração da satisfação dos intervenientes.
 
Coordenação
 
Equipa
Maria José Araújo; Inês Pinto
 
Instituição Participante
Câmara Municipal do Porto
 
Período
Desde 2016