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Resumo
Este projeto pretende investigar a prática da educação musical nas escolas do Ensino Básico e compreender até que ponto o modelo inovador de formação de professores de música implementado nas Escolas Superiores de Educação (ESE) em 1986 tem contribuído para desenvolver os professores e transformar a educação musical nas escolas. Trinta anos após este marco na formação de professores, este estudo é pertinente considerando os novos desafios da educação musical nas sociedades contemporâneas, o valor da música na vida humana, os benefícios da aprendizagem musical no desenvolvimento de competências cognitivas e sociais e o papel central da educação musical nas escolas e comunidades. As metodologias de investigação de análise documental, questionário, entrevista e observação permitirão analisar os cursos e os licenciados de duas ESE de diferentes regiões, Porto e Setúbal, e as suas práticas. Os resultados contribuirão para ajustar a formação inicial e contínua às necessidades atuais e aumentar a qualidade dos professores e da educação musical, o que trará benefícios para as escolas e a sociedade.
 
Coordenação
 
Equipa
 
Instituições Participantes
Instituto Politécnico de Setúbal; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
 
Período
2017-2020
 
Palavras-chave
Educação musical; Formação de Professores; Pedagogia Musical; Práticas musicais