• Dança 5
Menu
Equipa
Helena Marinho (INET-md, coordenação artística)
Ana Luísa Veloso (INET-md, membro da equipa)
Hélder Caixinha (DIGIMEDIA, membro da equipa)
Henrique Portovedo (INET-md, membro da equipa)
Paulo Maria Rodrigues (INET-md, membro da equipa)
Andreia Parente (INET-md, membro da equipa, responsável pela comunicação)
 
Instituições envolvidas (em colaboração ou parceria)
Universidade de Aveiro
INET-md
DIGIMEDIA
Norwegian University of Science and Technology
VU Amsterdam
 
Prazo de execução
11/2024 a 10/2026
 
Financiamento
Comissão Europeia - Europa Criativa
 
Resumo
O projeto SHORES, financiado pela Europa Criativa, tem como objetivo sensibilizar as comunidades, através da criação musical, para o impacto negativo que a utilização excessiva e a contaminação têm sobre os lagos, rios e oceanos, na sua área de interação com a terra e os seres humanos. O projeto pretende, através da prática e da criação musicais, chamar a atenção para questões fraturantes e promover modos de vida sustentáveis. Assim, SHORES explorará artefactos, sons e músicas associados aos espaços entre a água e a terra, para abordar objectivos de sustentabilidade e de circulação transnacional, com base nas perspetivas de compositores / artistas sonoros e das comunidades locais.
SHORES envolve um consórcio de 4 instituições, liderado pela Universidade de Aveiro (Portugal), e incluindo a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Noruega), a Vrije Universiteit Amsterdam (Holanda), e a Navalha Associação Cultural (Portugal, parceiro associado). Estes parceiros combinarão a sua experiência em investigação artística e redes europeias, formando uma plataforma de criação e colaboração centrada no ambiente.
SHORES promoverá os seus objetivos através da realização de workshops e residências artísticas
que envolverão tanto comunidades como artistas, gerando resultados artísticos, eventos, e recursos online, que irão disseminar a contribuição do projeto a nível europeu, aumentando a consciência dos problemas que afetam as nossas costas.
 
Palavras-chave
Música; Consciência ambiental; Colaboração artística na Europa; Performance contemporânea; Residências artísticas