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Equipa
Natalina Cristóvão
 
Período
2022-2025
 
Financiamento
Governo Regional da Madeira
 
O projeto que se apresenta consiste em analisar e sistematizar o modelo de acompanhamento e supervisão pedagógicos na área das expressões artísticas performativas em desenvolvimento nos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira, no 1.º CEB.  Considerando a longevidade daquele modelo (42 anos), registamos avanços e recuos, e também adaptações, envolvendo várias centenas de docentes que no decorrer do tempo deram os seus contributos. Assim, identificou-se um modelo com 7 dimensões, constituindo o alicerce da nossa ação. Neste sentido, é nosso principal objetivo definir o modelo atual e descrever os mecanismos inerentes às suas várias dimensões, servindo de orientação para eventual replicação em contextos similares.
O projeto no qual se baseia o estudo nasceu em 1980, em duas escolas piloto da Região Autónoma da Madeira e que viu o seu enquadramento legal em 1986, com a Lei de Bases do Sistema Educativo, ao referir a possibilidade de coadjuvação no 1.º CEB, nas áreas a artísticas, por um professor especialista. O projeto inicial foi ganhando consistência, tanto na democratização daquela área na educação, quanto na sua dimensão em termos de práticas e envolvência artística.
Para o efeito, recorremos à entrevista semiestruturada aplicada aos principais responsáveis e coordenadores que estiveram ligados ao projeto desde o início até à atualidade. Fez-se ainda a recolha exaustiva e a análise documental que suportam as dinâmicas inerentes.   
Os principais resultados apontam para um modelo com 7 eixos que cruzam várias dimensões que se articulam e complementam – colocação de docentes especialistas; criação de conteúdos; inovação e formação contínua; reunião e preparação conjunta; observação das aulas/atividades; avaliação; produção de eventos – e, que constituem os pilares do sucesso das práticas artísticas educativas na RAM.
Espera-se que os resultados do presente estudo disponibilize ferramentas para que noutras zonas do país ou do mundo, o modelo de acompanhamento na educação artística da RAM possa ser replicado, com os devidos a reajustes aos contextos.