Transformação Digital nos Conservatórios e Academias de Música em Portugal: Perspetivas Institucionais
Coordenação
Equipa
Prazo de Execução
01/04/2024 a 31/12/2024
Resumo
A Transformação Digital nos Conservatórios e Academias de Música em Portugal: Perspetivas Institucionais (TD_Mus) é uma resposta a uma lacuna identificada no ensino artístico especializado da música em Portugal: a falta de informação sobre as práticas adotadas, por parte dos conservatórios e academias (CA), para conduzir o processo de transformação digital (TD). O objetivo final deste projeto é o desenvolvimento de um atlas do processo de TD, tendo como referência a perspetiva das próprias instituições. A concretização deste objetivo passa por uma estratégia multifásica que envolve a realização de uma revisão de escopo, um inquérito nacional aos CA, e um encontro debriefing com representantes das instituições participantes. Este projeto identificará não apenas os desafios, as necessidades de cada instituição e as estratégias utilizadas, como permitirá compreender as razões que limitam o apoio por parte das mesmas aos professores. A TD está a mudar a forma como os estudantes aprendem e praticam música e por conseguinte, a forma como os professores ensinam música. Este processo tem permitido um maior acesso a recursos digitais e a personalização do ensino e aprendizagem. No entanto, o uso destes recursos é apenas uma etapa dentro de um grande processo, em que passamos da mera digitalização dos conteúdos (transição digital) para uma transformação das práticas pedagógicas. Ao contextualizar a transição digital no âmbito do ensino especializado da música e da perspetiva das instituições, pretende-se apontar evidências para a necessidade de apoiar as academias e os conservatórios na TD.
Palavras-chave
Ensino Artístico Especializado da música; Transformação digital; Práticas pedagógicas; Recursos digitais; Instituições.