Doutor Integrado | Técnico Superior
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Maria João Durães Albuquerque é Doutora Europeia (PhD) em Ciências da Informação, pela Universidade Complutense de Madrid, sob a orientação científica de Rui Vieira Nery, com tese sobre a edição musical em Portugal entre 1834 e 1900, a qual foi distinguida, em 2015, com o "Prémio Extraordinário de Doctorado" desta Universidade.

Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Completou o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música de Lisboa e diplomou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Constança Capdeville e Christopher Bochmann. Especializou-se depois na área da biblioteconomia, obtendo uma pós-graduação em Ciências Documentais na Faculdade de Letras de Lisboa e um mestrado na mesma área, na Universidade de Évora.

Foi professora em vários conservatórios e escolas de música da área de Lisboa, entre 1984 e 1994, passando, depois dessa data, a exercer a actividade de bibliotecária, tendo trabalhado na Biblioteca Nacional de Portugal, Biblioteca da Ajuda, Biblioteca da Faculdade de Ciências de Lisboa, Bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares e, mais recentemente, em Bibliotecas da área da Segurança e Defesa.

É investigadora Integrada do INET-md (FCSH-UNL), onde tem desenvolvido estudos no campo da curadoria da informação, e na área da documentação musical, nomeadamente sobre a edição musical.

Participou no projeto de pesquisa "Estudos de Música instrumental, 1755-1840" (UnIMeM - UE), FCT: PTDC/EAT-MMU/104206/2008.

Recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Raul Proença 2004, atribuído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e documentalistas (BAD) com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB).

Tem participado como palestrante e formadora em Congressos, Colóquios, Seminários e Cursos, nacionais e internacionais, e tem livros, capítulos de livros e diversos artigos e comunicações publicados.

Ciência Vitae  |  ORCID  |  CV