• Bombos
Doutor Integrado | Técnico Superior
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Maria João Durães Albuquerque doutora europeia pela Universidade Complutense de Madrid, em Ciências da Informação, com uma tese sobre a edição musical em Portugal entre 1834 e 1900. Participou no projeto de pesquisa "Estudos de Música instrumental, 1755-1840" (UnIMeM - UE) e é colaboradora no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) Universidade Nova de Lisboa, Portugal. De entre as suas publicações mais recentes assinalam-se: „Sobre a Edição e a Disseminação de Música em Portugal (1755-1840)". In Sá, Vanda de; Fernandes, Cristina (coord.) - Música Instrumental no Final do Antigo Regime: Contextos, Circulação e Repertórios. Lisboa : Colibri, 2014, p. 37-73 e A Edição Musical em Portugal (1750-1834). Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian ; INCM, 2006 (Estudos Musicológicos, 29). Recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Raul Proença 2004, atribuído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e documentalistas (BAD) com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB). Presentemente é bibliotecária na Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.