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Filiação institucional

Universidade Nova de Lisboa/ FCSH

Categoria ou actividade/ Rank or Activity

Investigador

Formação Académica/ Education

2012-2014 Programa de Pós Doutoramento no departamento de Música da Universidade da Califórnia, Berkeley, sob a orientação de Jocelyne Guilbault.

2011 Doutoramento em Antropologia das Migrações, Etnicidade e Transnacionalismo, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação Música, Poder e Diáspora. Uma Etnografia e História entre Santiago, Cabo Verde, e Portugal, com a orientação de Salwa El-Shawan Castelo-Branco.

1999 Licenciatura em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, concluída com a realização da tese Representar o hip-hop: o papel do rap na formação de identidades e novas práticas culturais na Área Metropolitana de Lisboa, com orientação de Filomena Silvano, e defesa de Susana Trovão.

CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER

CARREIRA DOCENTE/TEACHING CAREER

Docente no Mestrado e Pós-Graduação Migrações, Interetnicidades e Transnacionalismo, FCSH-UNL, 2004-2011, e no Mestrado de Ciências Musicais, Área de Especialização em Etnomusicologia, FCSH-UNL, 2011-2012.

INVESTIGAÇÃO/RESEARCH

Domínio de especialização/Research domains

Música e Poder na África Lusófona e na Europa; Cabo Verde; Crioulidade; Diáspora e Transnacionalismo; Raça, Género e Nação.

Projectos que orientou ou em que participou no INET/ Project Management and Participation

Trabalho de co-edição da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, 1999-2009.

Colaboração no projecto de investigação "Música nas Comunidades Migrantes" do Instituto de Etnomusicologia (Praxis XXI), através da realização de bases de dados de bibliografia, discografia, músicos e agrupamentos musicais, bem como realização de entrevistas - 1996-1999.

PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS

Artigos em revistas, livros e enciclopédias de carácter científico/Articles in Journals, Encyclopedias, and Books

(2002) "'Ser real': o rap na construção de identidades na Área Metropolitana de Lisboa", Ethnologia 12-14: 189-222

(2008) "Cape Verdean Migration, Music Recording and Performance", in Batalha, Luís e Jorgen Carling (orgs.) Transnational Archipelago. Perspectives on Cape Verdean Migration and Diaspora. Amesterdão: University of Amsterdam Press.

(2008) "Produzindo a música de Cabo Verde na diáspora: redes transnacionais, world music e múltiplas formações crioulas", in Góis, Pedro (ed.) Comunidades Cabo-Verdianas. As Múltiplas Faces da Imigração Cabo-Verdiana. Lisboa: ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural), Colecção Comunidades.

(2010) Sessenta textos para a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX,com coordenação de Salwa Castelo-Branco (Lisboa: Círculo de Leitores, Temas e Debates), incluindo os verbetes individuais "B.Leza" (pp. 93-94), "Francisco Xavier da Cruz" (pp. 94-95), "Bana" (pp. 103-104), "Waldemar Bastos" (132-133), "Black Company" (p. 143), "Bonga" (pp. 149-151), "Boss AC" (pp. 154-155), "Berta Cardoso" (pp. 241-242), "Duo Ouro Negro" (pp. 387-390), "Da Weasel" (pp. 357-358), "Ana Firmino" (p. 506), "General D" (pp. 563-564), "GNR (Grupo Novo Rock)" (pp. 568-570), "Jovens do Hunghu", "Kussondulola" (pp. 676-677), "Fernando Maurício", "Netos do N'Gumbé", "António Costa Neto", "Jorge Palma", "Tito Paris", "Celina Pereira", "Petrus Castrus", "Guto Pires", "Fernando Quejas", "Rádio Macau", "Humberto Ramos", "Rebita", "José Redinha", "Luís Rendall", "Sétima Legião", "Dany Silva", "Marino Silva", "Titina", "Armando Tito", "Vaiss", "António Variações", "Paulino Vieira", "Toy Vieira", "Voz de Cabo Verde"; "Ekos" (p. 396-397), "Mário Guia" (p. 589), "Objectivo" e "Rock Rendez-Vous" (com Pedro Félix); "Festival da Canção" (com António João César e António Tilly); e os artigos de géneros e domínios musicais "Música do Brasil em Portugal" (secções I, pp. 173-174 e IV, pp. 177-181), "Música de Cabo Verde em Portugal" (pp. 193-198); "Coladeira" (pp. 308-309) e "Morna" (com Jorge Castro Ribeiro); "Funaná" (p. 532-534), "Hip-hop" (pp. 618-623), "Kizomba" (p. 674), "Música de Dança" (com Ana Filipa Carvalho), "Música Ligeira" (com Salwa Castelo-Branco e Pedro Moreira); "Música Popular" e "World Music" (com Salwa Castelo-Branco); "Música e Migração", "Pop-Rock" (secções I-IV), "Rap", "Semba", e "Zouk".

(2015) "Kizomba", "Rebita", "Semba", in Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World.Ed. David Horn e John Shepperd. Volume XI. Genres: Africa (Subsahara). Ed. Heidi Feldman. Londres e Nova Iorque: Bloomsbury.

(2015) "Coladera", "Funaná", "Hip-hop, Portugal", "Morna"; "Rock, Portugal"; "Música Ligeira" (com Salwa Castelo-Branco e Pedro Moreira) e "Música Popular" (com Salwa Castelo-Branco), in Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World. Ed. David Horn e John Shepperd. Volume XII. Genres: Europe. Ed. Paolo Prato e David Horn. Londres e Nova Iorque: Bloomsbury.

(Artigo submetido a revista científica) "Amílcar Cabral's Political Thought, Popular Music and the Production of Cape Verdean Creoleness".

(Artigo submetido a revista científica) "Politics of Memory, Ethics of survival: the Songs and Narratives of the Cape Verdean Diaspora in São Tomé".

CONFERÊNCIAS POR CONVITE/INVITED TALKS

"Amílcar Cabral, 'o retorno às fontes' e o debate da crioulidade cabo-verdiana: uma nação imaginada através da música", Colóquio Musica em Contexto, FCSH-UNL, 17 de Janeiro de 2013.

"Amílcar Cabral's political thought, popular music and the debate of Cape Verdean creoleness", Music Colloquium Series, Departmento de música da Universidade da Califórnia, Berkeley, 25 de Outubro de 2013.

"Resilience and the Politics of memory: the songs and narratives of Cape Verdean indentured workers in São Tomé", Valente Lectures, Departmento de música da Universidade da Califórnia, Davis, 7 de Fevereiro de 2014.

COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS

"Rap na Área Metropolitana de Lisboa: a construção de identidades em contexto urbano", painel Culturas Urbanas, coordenado por Filomena Silvano. Fórum de Ciências Sociais e Políticas do ISCSP. Lisboa, Abril 1997.

"Hip-hop, culturas urbanas e identidades", com Teresa Fradique. Encontros da APA (Associação Portuguesa de Antropologia), painel Antropologia da Arte, coordenado por Filomena Silvano e José António Fernandes Dias. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Novembro de 1999.

"'Representar o hip-hop': a formação de um universo de novas práticas culturais na Área Metropolitana de Lisboa." X Encontros de Musicologia da APCM (Associação Portuguesa de Ciências Musicais. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

Três Comunicações apresentadas no XI Congresso da SIBE - Sociedade Ibérica de Etnomusicologia: "O rap como performance cultural reflexiva"; "Música nas Comunidades Migrantes"; "Um filme enquanto terreno partilhado: os olhares do antropólogo e do cineasta". Faro, Junho de 2000.

Participação no colóquio "Práticas Musicais em Portugal no Século XX". Mesa Redonda de História da Música e Etnomusicologia. Seia, Collegium Musicum, Setembro de 2001.

"Música nas Comunidades Migrantes", painel A Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, com organização de Salwa Castelo-Branco. XI Encontros de Musicologia, da APCM. Lisboa, Conservatório Nacional, 18 de Maio de 2002.

"Localização, migração e viagem: cultura expressiva da Ilha de Santiago, Cabo Verde" apresentada nos Encontros de Etnomusicologia. INET, FCSH - UNL, Maio 2004.

"Migração, performance e produção de fonogramas: músicos em viagem entre Cabo Verde e Portugal", International Conference on Cape Verdean Migration and Diaspora. CEAS, Lisboa, Abril de 2005.

"'Di Mana é di Mundo': tocador e antropólogo em viagem", Ciclo Relatos na Primeira Pessoa. Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa, FCSH-UNL, Dezembro de 2005.

"Hip-hop, zouk e as 'músicas da terra': culturas expressivas e identidades entre os descendentes da migração africana em Portugal", Migrantes Subsarianos na Europa, II Encontro Internacional, SociNova Migrações, FCSH-UNL. Odivelas, 25-26 de Maio 2007.

"Funaná, transnationalism and the places of experience", XXIII Conference of the European Seminar in Ethnomusicology. Lisboa, 11-13 Outubro 2007.

"Etnografia e performance da gaita e do fero. Tocadores e antropólogo desenhando uma pesquisa multilocal entre a Ilha de Santiago, Cabo Verde, e Portugal", apresentação com performance musical com António Moreno (Dju) e Hermano Moreno. Pós-graduação em Estudos de Música Popular, FCSH-UNL, Janeiro de 2008.

"Produzindo a Música de Cabo Verde na Diáspora: eixos organizadores, propostas de leitura", Conferência Internacional As Múltiplas Faces da Migração Cabo-Verdiana. Praia, Cabo Verde, 10 de Março 2009.

"Produzindo a Música de Cabo Verde na Diáspora: eixos organizadores, propostas de leitura", II Jornadas do Observatório da Imigração, ACIDI, Fundação Calouste Gulbenkian, 6 de Abril 2009, Lisboa.

"Os múltiplos cosmopolitismos da música de Cabo Verde: raça e diáspora no Atlântico Crioulo", Expressões Musicais de Aquém e Além-mar, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 11 de Novembro de 2009.

"The Multiple Cosmopolitanisms of Cape Verde's expressive practices: race and Diaspora in the Lusophone and Creole Atlantic", Society for Ethnomusicology 54th Annual Conference, Borderless Ethnomusicologies, Cidade do México, 22 de Novembro de 2009.

"'Bandidos' e 'malcriados': funaná, diáspora e a construção da masculinidade santiaguense", XI Congresso da SIBE, Sociedad de Etnomusicologia, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Outubro de 2010.

"Building a diasporic tradition: race, gender and the Atlantic routes of the Cape Verdean music from the Santiago Island", 41ª conferência do ICTM, St. John's, Newfoundland e Labrador, Canadá, 13 de Julho de 2011.

"Music, diaspora, and the politics of memory: interpreting the songs and narratives of Cape-Verdean indentured workers and musicians in São Tomé and Príncipe", Society for Ethnomusicology 58th Annual Meeting, Indianapolis, Indiana, 16 de Novembro de 2013.

Orientação de Teses de Mestrado e Doutoramento/Advisor of M.A. and Ph.D. Theses

Mariana Abrunheiro, "Os Descobrimentos da Lusofonia: o Contributo da Música Popular Urbana na (Re)Invenção de Portugal"

ENSINO

Licenciatura

Cadeira de Antropologia da Dança, curso de licenciatura em Dança, Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, primeiro semestre do ano lectivo 2004-2005.

Mestrado e Doutoramento

Cadeira de Identidade e Culturas Expressivas, Mestrado e Pós-Graduação Migrações, Interetnicidades e Transnacionalismo, FCSH-UNL, 2004-2011.

Sessões Hip-hop: Identidades e Culturas Expressivas Emergentes, Pós-Graduação Culturas e Discursos Emergentes: da Crítica às Manifestações Artísticas, Fundação Calouste Gulbenkian/ FCSH-UNL, 2006-2007, 2007.

Cadeira Introdução aos Estudos de Música Popular, Pós-Graduação Estudos de Música Popular, FCSH-UNL, 2006-2007.

Cadeira Música em Contextos Urbanos, Pós Graduação Estudos de Música Popular, FCSH-UNL, 2007-2008.

Cadeira Temas da Investigação em Etnomusicologia, Mestrado Ciências Musicais, Área de Especialização em Etnomusicologia, FCSH-UNL, 2011-2012.

Cadeira Tendências Recentes em Etnomusicologia, Mestrado Ciências Musicais, Área de Especialização em Etnomusicologia, FCSH-UNL, 2011-2012.

Apresentação de investigação em cadeiras de licenciatura e mestrado na Faculdade de Letras, Universidade Autónoma de Lisboa e FCSH-UNL, 1999-2006.

INVESTIGAÇÃO DE CAMPO/FIELD RESEARCH

Trabalho de terreno realizado nos domínios da Festa e Parentesco, respectivamente em Deilão, Trás-os-Montes (1993-94), e Mértola, Baixo Alentejo (1994).

Trabalho de terreno na Área Metropolitana de Lisboa no âmbito do universo social do hip-hop (1996-1999).

Trabalho de terreno nas Ilhas de Santiago e São Vicente, Cabo Verde (2003), na Área Metropolitana de Lisboa (2002, 2004-2005) e em Paris, desenvolvido no âmbito de pesquisa de doutoramento sobre a música e cultura expressiva de Cabo Verde.

PRÉMIOS E OUTRAS DISTINÇÕES/PRIZES AND OTHER DISTINCTIONS

Bolsa em Antropologia do Espaço, Projecto Erasmus, Universidade Paris X, Nanterre. Orientação de Rabia Bekkar. Licenciatura, segundo semestre de 1995.

Bolsa de Doutoramento, atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH / BD / 5090 / 2001)

Bolsa de Pós Doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: "Música de Cabo Verde, Nação e World Music: poética e estéticas pós-coloniais" (SFRH/BPD/81475/2011). Bolsa Mista, para a Universidade da Califórnia, Berkeley, e Instituto de Etnomusicologia, FCSH-UNL.