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Filiação Institucional/ Institutional Affiliation
Universidad Complutense de Madrid, Departamento de Musicología
INET-MD Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança

Formação académica / Education
2007. Doutoramento em Música e Musicologia. Universidade de Évora.
1996. Mestrado em Ciências Musicais (Musicologia Histórica). Universidade Nova de Lisboa.
1993. Licenciatura em Ciências Musicais. Universidade Nova de Lisboa.

Investigação / Research

Domínio de Especialização / Research Domain
Musicologia histórica

Áreas de interesse / Interest areas
Escolas polifónicas da Península Ibérica; Vilancico dos séculos XVI a XVIII.

Grupo de Investigação no INET-MD/ INET-MD Research Groups
Música erudita ocidental na perspectiva dos estudos culturais

Actividade docente e profissional / Academic Positions and Professional Activities
2011 — «História da Música Ocidental I e II», Universidade Lusíada de Lisboa, Licenciatura em Jazz e música moderna.
2010 — «História da Música», Licenciatura em Educação Musical, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Pólo Universitário de Almada.
2010 — «Repertório Barroco — Estilo e Forma», Licenciatura em Música, Instituto Jean Piaget, Instituto Superior de Estudos Interdisciplinares e Transculturais, Pólo Universitário de Almada.
2010 — Membro do Conselho Científico, Academia Nacional Superior de Orquestra.
2009 — «Metodologias e Técnicas de Investigação e Ciências Musicais», Mestrado em Música, Instituto Jean Piaget, Pólo Universitário de Almada.
2008 — Membro integrado do projecto intitulado Catálogo descriptivo de pliegos de villancicos — Fase 4, sediado na Universidad Complutense de Madrid (Faculdad de Geografía e Historia, Departamento de Musicologia) e financiado pelo Ministerio de Ciencia y Tecnología de España, desde Fevereiro de 2008.
2005 — «História da Música», «História e Sociologia da Música», História da Música e da Orquestra», «Arte e Cultura», Licenciatura em Direcção de Orquestra, Licenciatura em Instrumentista de Orquestra, Licenciatura em Piano para Música de Câmara e Acompanhamento e Licenciatura em Canto, Academia Nacional Superior de Orquestra.
2005 — «História da Interpretação e dos Estilos Musicais», Licenciatura em Música, Instituto Jean Piaget, Pólo Universitário de Almada.
2004-2007. Investigador do Centro de História da Arte da Universidade de Évora.
1998-2000. Director-adjunto e editor da Revista Portuguesa de Musicologia, publicada pela Associação Portuguesa de Ciências Musicais.
1997-2000. Membro da equipe portuguesa de investigação responsável pelo projecto intitulado «A Sé de Braga: Arte, Liturgia e Música, da Idade Média à Época dos Descobrimentos», integrado no programa Musique et Rituels dans les Cathédrales Européennes (IXe-XVIIe siècles): Politique et Esthétique, coordenado pelo Centre Européen pour la Recherche et L'Interprétation des Musiques Médièvales.
1997-1999. Investigador do Centro de Estudos Musicológicos (Biblioteca Nacional de Lisboa).

Publicações / Publications

Dissertações / Theses
Lopes, Rui Miguel Cabral (2006), O vilancico na Capela Real portuguesa (1640-1716): o testemunho das fontes textuais, 2 vols., dissertação de doutoramento em Música e Musicologia, Évora, Universidade de Évora.
Lopes, Rui Miguel Cabral (1996), A Missa pro defunctis na Escola de Manuel Mendes: ensaio de análise comparada, 3 vols., dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa.

Artigos e partes de obras colectivas / Articles in books
Lopes, Rui Cabral. (no prelo). «O repertório de vilancicos da Capela Real portuguesa (1640-1716): vetores sociolinguísticos, implicações musicais e representação simbólica do poder régio» in Maria Alice Volpe, ed., Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lopes, Rui Cabral (2010), «Arquivos e Acervos - Música Erudita Profana», «Carneiro, Cláudio (Pinto de Queiroz Teixeira)», «Duarte, Filipe», «Grupo de Música Contemporânea de Lisboa» (co-autoria com Catarina Latino) e «Lambert, Lucien» in Salwa Castelo-Branco, dir., Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, Lisboa, Círculo de Leitores;
Lopes, Rui Cabral (2009), «A polifonia na liturgia bracarense (primeira metade do século XVI)», co-autoria com João Pedro d' Alvarenga, in Manuel Pedro Ferreira, coord., A Catedral de Braga, Lisboa, Arte das Musas/CESEM;
Lopes, Rui Cabral (2007), «Religiosity, power and aspects of social representation in the villancicos of the Portuguese Royal Chapel» in Tess Knighton e Álvaro Torrente, eds., Devotional Music in the Iberian World, 1450-1800 - The villancico and related genres, Aldershot, Ashgate, 2007 (Prémio Stevenson da American Musicological Society, 2008);
Lopes, Rui Cabral (1997), «Estêvão de Brito» e «Pedro de Araújo» in Ludwig Finscher, ed., Musik in Geschichte und Gegenwart, Kassel, Bärenreiter-Verlag.
Lopes, Rui Cabral (1997), «Duarte Lobo» e «Musicologia» in Leonel de Oliveira, ed., Nova Enciclopédia Larousse, Lisboa, Círculo de Leitores.
Lopes, Rui Cabral (1996), «Os cantus firmi das Missas de Requiem da Escola de Manuel Mendes: aspectos de estrutura musical e de filiação nas fontes portuguesas de música litúrgica» Revista Portuguesa de Musicologia, n.o 6, Lisboa.

Comunicações / Papers in conferences
Lopes, Rui Cabral, «O vilancico no reinado de D. João V: entre a persistência do costume e a mudança de paradigmas litúrgico-musicais», comunicação apresentada nas Jornadas Música e Estado I, Música, cultura de corte e poder político em Portugal na época moderna, organizadas pelo grupo de investigação «Música Erudita na Perspetiva dos Estudos Culturais» do Instituto de Etnomusicologia — Centro de Estudos em Música e Dança (Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 12 de outubro de 2012).
Lopes, Rui Cabral, «Getting to grips with the Portuguese Baroque villancico: the on-going project of Catálogo Descriptivo de Pliegos de Villancicos — Fase 5», comunicação apresentada na «Fifteenth Biennial International Conference on Baroque Music» (University of Southampton, 11 a 15 de julho de 2012).
Lopes, Rui Cabral, «O repertório de vilancicos da Capela Real portuguesa (1640-1716): vetores sociolinguísticos, musicais e de representação do poder régio», comunicação apresentada no I Encontro Nacional de Investigação em Música (Porto, Casa da Música, 25 a 27 de novembro de 2011).
Lopes, Rui Cabral, «Hidden composers in the villancico sources of the Portuguese royal chapel (1640-1716)», comunicação apresentada na «Thirteenth Biennial International Conference on Baroque Music» (University of Leeds, 2 a 6 de Julho de 2008).
Lopes, Rui Cabral, «El villancico religioso en la Capilla Real portuguesa (1640-1716): fuentes textuales y aspectos caracterizadores del repertorio», comunicação apresentada no Congresso Internacional «Música y Músicos en Instituciones Eclesiásticas — Andalucía en la Edad Moderna» (Universidade Internacional de Andaluzia, Baeza, 7 a 9 de Dezembro de 2006).
Lopes Rui Cabral, «A tradição ibérica do Requiem polifónico e a Escola de Évora (séculos XVI-XVII)», conferência proferida a convite da comissão do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Évora (Évora, 25 de Março de 1998).
Lopes, Rui Cabral, «Aspectos de interacção entre o cantochão e a polifonia nos Requiem polifónicos da Escola de Manuel Mendes», comunicação apresentada nos VIII Encontros Nacionais de Musicologia (Fundação Calouste Gulbenkian, 7 a 9 de Abril de 1997).

Outros elementos que considere importantes / Other activities
2001-2005. Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do POCTI - Medida 1.1.
1995-1996. Bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, no âmbito do Projecto PRAXIS XXI.