• Caretos
Menu

Filiação Institucional

Universidade de Aveiro

Categoria / Actividade

Doutorando / Investigador

Formação Académica

Ano, Grau Académico, Instituição:

2005, Licenciatura em Ensino de Música – Vertente de Composição, Universidade de Aveiro.
2006-, Frequência do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro, na especialidade de Etnomusicologia (vertente Popular Music).

Actividade Académica e Profissional Anterior à Situação Actual:

Ver Actividade Docente
A partir de 2000, actividade como músico em vários projectos, designadamente:
Compositor, cantor, pianista e co-arranjador do concerto "CANTOcontraCANTO" (2014), assinado em parceria com o cantautor brasileiro Alex Duarte e constituido por canções da autoria de ambos. Apresentação: Oliveira do Bairro (Círculo de Cultura Musical da Bairrada);
Arranjador e músico convidado no álbum "Paluí" de Helena Caspurro (2013), para o qual fez o arranjo da canção "Menino com Bicho", em que figurou como teclista. Participação como músico convidado nos concertos de apresentação do álbum em Aveiro (concerto de lançamento no Teatro Aveirense) e Porto (Casa da Música);
Pianista, cantor e co-arranjador do "Bim Bom Duo" (2007-2010), dedicado à música de João Gilberto, em parceria com o guitarrista Fernando Pires de Lima (website: www.myspace.com/bimbomduo). Apresentações: Porto (Clube Literário do Porto, Escola Jazz ao Norte), Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro) e Coimbra (Oficina Municipal do Teatro);
Pianista, compositor e co-arranjador do concerto a dois pianos "Nós Dois, o Jazz e Tudo o Resto" (2004-2006), assinado em parceria com Luís Figueiredo e composto maioritariamente por música original de ambos. Apresentações: Festival Internacional de Música do Séc. XX e XXI do Alentejo (Évora, Arraiolos), Festival Internacional de Música do Alto Minho (Vila Praia de Âncora), Festival Internacional de Música do Ribatejo (Santarém, Coruche, Tomar, Golegã), Estaleiro Teatral (Aveiro), Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Braga), entre outros;
Pianista, compositor e co-arranjador no concerto multimédia "Bach2Cage" (2000-2005), com direcção artística de Paulo Maria Rodrigues e produção do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Apresentações diversas em Aveiro, Santa Maria da Feira, Lisboa, Coimbra, Ovar, Oliveira de Azeméis, Matosinhos, entre outros locais.
Investigação

Domínio de Especialização

Etnomusicologia – Popular Music

Áreas de Interesse

Composição, Performance, Música Popular Brasileira, Popular Music, Jazz

Grupo de Investigação no INET

Etnomusicologia / Estudos em Música Popular (Universidade de Aveiro)

Projectos em que participou no INET:

2009-: Elemento da equipa de implementação e investigador no projecto Os Mensageiros do Jazz: a importância dos divulgadores no percurso do Jazz em Portugal no século XX. O projecto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é realizado no âmbito do INET-md e do Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro.
Projectos em que participou noutras instituições:

2004-2005: investigador no projecto "Velhas Palavras, Novas Leituras", uma iniciativa da Associação de Municípios de Entre Douro e Vouga, cujo objectivo foi a realização da pesquisa etnomusicológica de cinco concelhos – Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Arouca, Vale de Cambra e Santa Maria da Feira – culminando com a produção de cinco CDs e cinco DVDs, com edição da TRADISOM. Este projecto foi coordenado pela Professora Doutora Susana Sardo e pelo Professor Jorge Castro Ribeiro e realizado na Universidade de Aveiro.
Actividade Docente

Ano Lectivo, Título da(s) Disciplina(s), Grau ou Programa, Instituição:

2013/2014 e 2014/2015, "Análise e Técnicas de Composição", "História da Cultura e das Artes", Curso Complementar da Escola de Artes da Bairrada;
2011/2012 e 2012/2013, "Análise e Técnicas de Composição", "História da Música", Curso Complementar da Escola de Artes da Bairrada;
Julho de 2010, "A Improvisação como base para actividades composicionais" – Formação em Contexto de Trabalho, Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Teclas, Conservatório de Música da Jobra;
2008/2009, "Tecnologia Educativa em Música" (módulo de Sibelius), Programa de Profissionalização em Serviço, Universidade de Aveiro;
2007/2008, "Análise Teoria e Criação Musical A", "Análise, Teoria e Criação Musical B", "Formação Auditiva A", "Formação Auditiva B", Licenciatura em Música, Universidade de Aveiro;
2006/2007, "Tecnologia Educativa em Música" (módulo de Sibelius), Programa de Profissionalização em Serviço, Universidade de Aveiro;
2005/2006 e 2006/2007, "Análise e Técnicas de Composição", Curso Complementar da Academia de Música de Espinho;
2005/2006 e 2006/2007, "Análise e Técnicas de Composição", Curso Complementar do Fórum Cultural de Gulpilhares;
2004/2005, "Análise e Técnicas de Composição", "Classe de Conjunto – Improvisação e Criação Musical", Curso Básico e Complementar do Conservatório de Música de Coimbra (Estágio Curricular)

Publicações

"Menino Com Bicho" in CASPURRO, Helena (2013), Paluí. (Participação enquanto arranjador e teclista na canção referida). Senhora da Hora: Mulher Avestruz, Produções e Eventos, Lda;
SARDO, Susana; GODINHO, Sérgio; ALMEIDA, Pedro Faria de (2012), "Portugal e Brasil: partilha e despatrialização da música", in Camões – Revista de Letras e Culturas Lusófonas (nº 21);
BASTOS, Olinda (2007), Cantai as Maravilhas do Senhor: Música Litúrgica para Coro Misto e Órgão. Edição de autor. (Participação enquanto arranjador de obras editadas no livro);
SARDO, Susana; RIBEIRO, Jorge Castro; LOUROSA, Helena; e ALMEIDA, Pedro (2006), Vol. Oliveira de Azeméis, in SARDO, Susana; RIBEIRO, Jorge Castro (coord.), Velhas Palavras, Novas Leituras – Poesia Popular e Melodias da Região do Entre Douro e Vouga, Tradisom;
ALMEIDA, Pedro (2006), In Rota, in Electronic Music, vol. III: Música Viva Competition Prize Winners – 2004, 2005, 2006, MisoRecords.

Comunicações

ALMEIDA, Pedro, Influências da Música Popular Brasileira na Produção Musical Portuguesa, X Congresso da SIBE, Salamanca, Março de 2008 (poster).
ALMEIDA, Pedro, À Solta, num Bilhete de Ida e Volta – A Música Popular Brasileira na Obra de Músicos Portugueses: O Caso de Sérgio Godinho, Performa'09, Universidade de Aveiro, Maio de 2009.
ALMEIDA, Pedro, "Se Você Insiste em Classificar" – o Problema de (In)definição da "Música Popular Brasileira", Post-ip – Post in Progress, 1.º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança, Universidade de Aveiro, Dezembro de 2009.
ALMEIDA, Pedro, Do Canto da Bossa ao Canto da Boca – a Contribuição Bossanovística na Performance Vocal de Sérgio Godinho, Performa'11, Universidade de Aveiro, Maio de 2011.
ALMEIDA, Pedro, Politics, Resistance and Post-Colonialism in the Construction of the Musical Universe of Portuguese Cantautores, ICTM World Conference 2011, Memorial University, St. John's, Newfoundland, Canadá, Julho de 2011.
ALMEIDA, Pedro e FIGUEIREDO, Luís, "Manuel Jorge Veloso" (no âmbito do painel Mensageiros do Jazz – o Papel dos Divulgadores do Jazz em Portugal no Século XX), Dia Internacional do Jazz, Centro de Estudos de Jazz (Universidade de Aveiro), Abril de 2012.
ALMEIDA, Pedro, Politics, Resistance and Post-Colonialism in the Construction of the Musical Universe of Portuguese Cantautores, Research Day, Universidade de Aveiro, Junho de 2012 (poster).
ALMEIDA, Pedro e FIGUEIREDO, Luís, Manuel Jorge Veloso: between 'Making' and 'Saying', Jazz Talks – 1st University of Aveiro Jazz Conference, Novembro de 2013.

Outros

Bolsa de Doutoramento, atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2006;
Prémio Universidade de Aveiro (melhor aluno do 1º ano), respeitante ao ano lectivo de 2000/2001;