• Caretos
Menu

1. Dados pessoais

Nome completo

Ana Paula de Paiva Barata de Almeida Batalha

 

2. Formação académica

Ano: 1998

Grau: AGREGAÇÃO
Classificação: Unanimidade
Instituição que conferiu o grau: Universidade Técnica de Lisboa Faculdade: Faculdade de Motricidade Humana
Título da tese: Aula - Sistemática da Dança
Orientador:
Co-orientador:

Domínio científico: Estudos Artísticos - Dança Designação do curso:

Ano: 1986
Grau: DOUTORAMENTO
Classificação: Louvor- Unanimidade
Instituição que conferiu o grau: Universidade Técnica de Lisboa Faculdade: Faculdade de Motricidade Humana
Título da tese: Análise da Capacidade Rítmica Motora Geral Orientador: Prof. Mello Barreiros
Co-orientador:
Domínio científico: Análise do Movimento
Designação do curso: Motricidade Humana- Dança

 

3. Actividades anteriores e situação actual

Período

01-1-2011 a 31-12-2013

01-9-1999 a 01-8-2010

01-9-1975 a 01-8-1999

Cargo, categoria ou actividade

Instituição

Professora Catedrática

Professora Catedrática

Assistente, Professora Auxiliar e Professora Associada

Universidade Lusíada de Lisboa

UTL-Faculdade de Motricidade Humana - Departamento de Dança, Departamento de Educação e Humanidades

UTL-Faculdade de Motricidade Humana - Departamento de Dança

 

4. Área de actividade científica

ATIVIDADE LABORATORIAL

Objetivo:
-Definir estratégias e organizar o modelo de investigação, metodologias e técnicas específicas proativas e integradoras no âmbito da análise do movimento.

-Promover atividades sistemáticas, estreitamente ligadas à produção, difusão, promoção, formação e aplicação de novos conhecimentos científicos, artísticos e técnicos em todos os domínios da Dança.

-Desenvolver as linhas de investigação de candidatos de graduação e pós-graduação, na formação de quadros e no apoio à qualidade e inovação pedagógica.

-Favorecer a interligação de várias Ciências com as Artes e as áreas Tecnológicas. LINHAS DE INVESTIGAÇÃO:

• 1-Ensino da Motricidade Expressiva - Análise, Metodologias de Intervenção e Avaliação.
• 2-Estudo do Comportamento Expressivo -Análise e Sistematização da Performance Artística e do Espetáculo Coreográfico.
• 3-Pesquisa Etnocoreográfica – Captura, Sistematização e Registo das Danças Tradicionais Portuguesas.
• 4- Atividade Artístico-Motora, Saúde e Lazer

1-PROJECTOS: Comportamento Expressivo - Análise e Sistematização da Performance: Avaliação e Sistematização em Dança.
Análise da Capacidade Rítmica Motora Geral.
Análise do Bailarino / Coreógrafo / Público / Coreografias.

Coordenadora do projeto no âmbito da SISTEMATIZAÇÃO DA DANÇA: O Público de Dança em Portugal.
O público tem sido pouco estudado em Portugal e deste modo pretendemos realizar a pesquisa sobre as audiências portuguesas, com o objetivo de identificar e caracterizar como a obra de arte em Dança é observada pelo espectador.
Assim ao longo dos anos e com o apoio das Profs. Ana Macara e Kátia Mortari e de estudantes da Licenciatura em Dança da FMH-UL, aplicamos e recolhemos inúmeros questionários que nos possibilitaram ter uma visão generalizada sobre as audiências em Portugal dos últimos 10 anos.
Pretendemos finalizar o trabalho depois da análise das interpretações e das motivações das audiências, relativamente a espetáculos performativos. A metodologia baseou-se na aplicação de questionários dirigidos a um público diversificado possuidor de várias idades, profissões e géneros, o qual foi confrontado com várias formas coreográficas e com diversos contextos performativos.
Recolhemos até agora 1.500 questionários aplicados em vários locais de espetáculos, dirigidos a diferentes populações e em diversas regiões em Portugal.
Do resultado dos questionários vamos poder comparar os gostos, as críticas e o conhecimento performativo do público em Portugal e fundamentalmente das audiências de Dança.

2-PROJECTOS: Ensino da Dança- Metodologias de Intervenção: Situação atual do Ensino da Dança.
Formas e Programas de Intervenção.
Conteúdos e Metodologias.

Coordenadora do projeto no âmbito do ENSINO DA DANÇA: Elaboração de um Manual de Dança para as Escolas.

Pretendemos elaborar um documento de apoio a professores e estudantes de Dança - Manual – vocacionado para as idades baixas, nomeadamente para o ensino Básico. Em colaboração com a Prof. Ana Macara estamos a escrever um manual para aplicação nas Escolas, sobre as Atividades Expressivas - Dança.
Os contatos com Universidades estrangeiras no âmbito do levantamento dos planos de estudo das Escolas de Ensino Básico já foram efetuados e a aplicação de formas lúdicas e expressivas foram já experimentadas e

Ensino Básico já foram efetuados e a aplicação de formas lúdicas e expressivas foram já experimentadas e testadas durante estágios profissionalizantes de Dança em Escolas oficiais. A bibliografia de suporte já foi revista com uma preocupação de atualização e adaptação ao meio escolar e o suporte teórico está a ser trabalhado e organizado de acordo com um modelo mais apelativo e contemporâneo e igualmente vai ao encontro das Metas definidas pelo Governo para este escalão etário.
Presentemente o livro já tem todos os capítulos estruturados e praticamente redigidos. No entanto falta coordenar com a parte aplicativa e corrigir todo o conteúdo com uma lógica concetual atualizada e de acordo com a realidade da Dança em Portugal.

3-PROJECTOS: Pesquisa Etnocoreográfica: Carta Coreográfica de Portugal

Coordenadora do projeto no âmbito da PESQUISA ETNOCOREOGRÁFICA: Elaboração de um Site que exemplifique o modo de Captura, Sistematização e Registo das Danças, Musicas e Trajes Tradicionais Portuguesas.

Temos como objetivos apresentar um espaço: de encontro com os nossos pares e público em geral, de informação, formação e pesquisa, de inspiração e desenvolvimento, de experimentação, produção e divulgação de eventos, de debate multi-cultural, de lazer e divulgação.
Com a elaboração deste site, desejamos documentar e realizar investigação em torno da dança tradicional, e propor, a partir destes documentos, novos pontos de vista.
A elaboração do blogue com o apoio da Professora Kátia Mortari e do doutorando Fábio Ericsson, pretende mostrar a riqueza das danças, músicas e trajes portugueses, coreografias e aplicações das danças tradicionais ao ensino. Este site de Danças Tradicionais que entendemos como um dos muitos Patrimónios artístico-nacional, faz parte do conhecimento adquirido ao longo dos anos na FMH-UTL e com ele pretende-se promover a sua valorização de uma forma ativa e de preferência interventiva.
Este site é um desafio e um projeto de recuperação e reabilitação do material tradicional de modo a possibilitar o apoio a uma juventude mais informada, mais criativa e mais empreendedora com capacidade para absorver e transformar as tendências tradicionais em conceitos mais produtivos. Este é um espaço de cultura e criatividade, pois pode ser um espaço de experimentação dos valores fundamentais do povo português para os tornar mais apelativos, visíveis e socializantes. Será uma referência e uma chama viva da diversidade cultural e da singularidade criativa. Pretende-se que este site seja um polo aglutinador de estudiosos e profissionais da cultura tradicional portuguesa com um forte interesse histórico. Finalmente, este projeto pretende também ser um espaço de lazer ao permitir cruzar as Tradições com a Contemporaneidade, num conceito alargado de espaço criativo e inovador e que por si só constitui uma proposta de usufruto cultural e de experiências originais a partir do material tradicional português.

4-PROJECTO: Atividade Artístico-Motora Saúde e Lazer

Coordenadora do projeto no âmbito das Artes, da Atividade Física da Saúde e do Lazer de modo a promover estilos de vida saudáveis, o bem estar e a qualidade de vida

Análise da necessidade da atividade física regular na prevenção e no tratamento de algumas doenças, além de enfatizar os benefícios específicos de várias atividades saudáveis, integradoras e proativas, sendo estes inerentes a diferentes faixas etárias e referentes a ambos os sexos.O estudo incide no âmbito da intervenção com pessoas com necessidades específicas relacionadas com a idade, condição frágil, ou com pessoas de elevado risco cuja intervenção é realizada em contexto especial e de preferência com supervisão médica.

As competências que se pretendem promover, são dirigidas para a otimização da saúde, prevenção ou tratamento de doenças e incapacidades em diversos grupos etários, em instituições ou programas de saúde ou sob vigilância médica, assim como para a atuação na área da saúde pública.
A proposta de estudo, de acordo com um modelo Artístico e Somático, de realização de exercícios de baixa intensidade e de forma regular, condiz com a população sedentária que prefere a atividade física de baixa intensidade e altamente motivante para a obtenção de benefícios relacionados com a saúde, visando a uma redução das doenças cardiovasculares e metabólicas.
A saúde, segundo vários autores, é definida como um estado de completo bem- estar
físico, mental, social e espiritual, e não somente como ausência de doenças. A redução dos riscos de doença coronariana,diabetes, DPOC, decorrente da prática de atividades artísticas altamente motivadoras e de baixa intensidade, ou com a incidência em técnicas somáticas só vem beneficiar a qualidade de vida da população em geral.

Edição de um livro no âmbito das Técnicas Somáticas: Contextualização de diferentes técnicas
Conteúdos
Métodos e Metodologias várias

A montagem do livro está a desenvolver-se e já temos em carteira diversos textos de autores credenciados.

 

5. Domínio de especialização

Domínio de especialização

-Estudo do Comportamento Expressivo-Análise e Sistematização da Performance. -Análise do Ensino da Dança-Metodologias de Intervenção.
-Pesquisa Etnocoreográfica.
-Atividade Artístico-Motora, Saúde e Lazer

Actuais interesses de investigação

Sistemática da Dança:
- Projeto Taxonómico.
- Estudo e análise das diferentes técnicas, expressões e estilos de Dança. - Identificação de vários contextos e estruturas potenciais de aplicação. Metodologias de intervenção destinadas à população em geral:
- Ensino.
- Produção Artística.
- Dinamização Sócio-cultural.
- Arte, Saúde e Bem Estar.

Outras competências/actividades

- Interligação das várias Ciências, com as Artes e as Atividades Tecnológicas.
- Aprofundamento do conhecimento no âmbito do apetrechamento técnico, científico e artístico.

 

6. Experiência na orientação

ORIENTAÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: MESTRADO:

Margarida Moura Fernandes – A Estrutura Rítmica na Dança Popular Portuguesa-Ensaio de Descrição Hierarquização segundo Critérios de Acentuação e Duração. MCE. (Defesa na FMH em 4 de Dezembro de 1991).

Fernanda Aurélio Magno Prim - As Actividades Lúdicas de Expressão Musical, Motora e Verbal - Análise do Repertório Infantil dos Sete Aos Dez Anos no Concelho De Campo Maior . MLCP. (Provas realizadas na Universidade Nova de Lisboa a 11 de Fevereiro 1993-aprovada).

Isabel Varregoso Rebetim Pereira - Ensino da Dança na Escola: Reconstrução e Aplicação do Reportório Expressivo Infantil. MCE. (Defesa na FMH a 25 de Julho 1994-aprovada).

Jocelyne Delimbeuf - A Dimensão Educativa da Dança no Período de 1940 a 1990 -Caracterização da Situação na área Metropolotana de Lisboa. MC Educação (defesa em 11 de Fevereiro 1997-aprovada).

Ana Sofia Carvalheiro - Observação em Dança - Validação de um sistema de observação do comportamento motor. MPA-Dança (defesa na FMH em 19 de Novembro de 1999-aprovada).

Helena Nora - O Fandango e o Ribatejo – Estudo das evoluções ao nível semântico e técnico do Fandango dançado no Ribatejo. MPA-Dança (defesa na FMH em 29 de Novembro 1999-aprovada).

Valeria Moreyra - Dança e Ludicidade- A influência de diferentes estilos de Dança nos comportamentos expressivo e lúdico das criancas Universidade Moacyr Bastos. M.Desenvolvimento da Criança - (defesa em 14 de Novembro de 2002 no Brasil-aprovada).

Abílio Silva – Observação e Análise da Performance rítmica: comparação das competências do ritmo motor entre jovens com experiência e sem experiência em Dança, na perspectiva de definir objectivos de performance. MPA- Dança (defesa em 27 de Março de 2003-aprovado).

Franscisco Machado - Detecção dos Talentos em Dança Clássica ( em curso)

DOUTORAMENTO:

Ana Macara de Oliveira - Estudo da Vivência do Bailarino em Cena
(1o Doutoramento Europeu realizado na FMH a 20 de Julho 1994- aprovada)

Elisabete Monteiro - As Qualidades Expressivo-Formais na Técnica de Dança – Construção, Validação e Aplicação de um Instrumento de Avaliação. (defesa na FMH em 29 de Maio de 1995-aprovada).

Daniel Tércio - História da Dança em Portugal - Dos Pátios das Comédias à Fundação do Teatro de S. Carlos (defesa na FMH em a 14 de Fevereiro de 1997-aprovado).

Luisa Roubaud – Corpo e Imaginário- Representações do Corpo na Dança Independente em Portugal (defesa na FMH em 22 de Fevereiro de 2000 - aprovada).

Margarida Moura Fernandes – Sistematização da Dança Tradicional Portuguesa – classificação das variáveis coreográficas, espaco, ritmo e gestos tecnicos (defesa na FMH em 18 de Abril de 2000 - aprovada).

Luis Xarez – Morfologia do movimento dançado - géneros coreográficos e comportamento motor na Dança Teatral Ocidental (defesa na FMH em 23 de Maio de 2000 - aprovado).

Mara Rubia Antunes – Influências das Danças Tradicionais Açorianas no significado da cultura expressiva da sociedade brasileira (Rio Grande do Sul e Santa Catarina (defesa na FMH em 11 de Setembro de 2002 - aprovada).

Maria do Carmo Kunz - Género e Estética na Educação-Contributos para a Inclusão da Dança nos currículos (defesa na FMH em 17 de Novembro de 2003 - aprovada).

Maria Isabel Varregoso – As Danças Tradicionais Portuguesas e a promoção do bem estar e qualidade de vida de adultos idosos – Construção, aplicação e eficácia de um programa de ocupação de tempos livres. (defesa na FMH em 16 de Março de 2004 - aprovada ).

Rosa Silva – Imagem do Corpo em Estudantes de Dança (defesa na FMH em 16 de Março de 2004 -aprovada ).

Maria Manuela Barros – Corpo e Sentido: Uma Proposta sobre a Materialidade da Dança (defesa na FMH em 14 de Setembro de 2004 - aprovada).

Luisa Alegre - As Percepções dos Professores de EF relativamente à Dança. Projeto de tese aprovado pela FCT e pelo CC da FMH em 2009 e em elaboração. Orientadora até 2010

Kátia Mortari - A Compreensão do Corpo na Dança: Uma Perspectiva Contemporânea. Projeto aprovado pelo CC da FMH em 2007 e pela FCT em 2009 e em elaboração. Defesa na FMH em 14 de Janeiro de 2013 - aprovada)

 

7. Participação em projectos

Participação em projectos de investigação (coordenador/membro de equipas)

- Enquanto Coordenadora da equipa do Laboratório Coreográfico da UTL /FMH Depart. Dança:

Definirmos estratégias e organizamos o modelo de investigação e valências, criamos conhecimento e desenvolvemos actividades, de acordo com as linhas de investigação dos Docentes, no âmbito das provas académicas, na formação de quadros e no apoio à qualidade e inovação pedagógicas. Alguns aspectos contextuais inviabilizam um Laboratório de especialidade muito dominante e assim caminhamos de forma cautelosa, dando essencialmente resposta à formação de docentes e colaboradores para permitir prosseguir com a investigação fundamental. Tentamos sobretudo fazer Escola e formar equipa. Presentemente, consideramos o trabalho experimental um elemento integrador, que procura responder às necessidades dos investigadores da Universidade e do país. Hoje com a existência de vários doutores em Dança, a preocupação deve ser a de desenvolver uma massa crítica de debate interno, possibilitando posteriormente prolongar o debate para um Forum exterior, transformando a fragilidade de um grupo ainda pequeno, numa grandeza de pensamento e conhecimento.

- Colaboração como investigadora no INET - MD , Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro financiado pela FCT. Coordenadora Prof. Salwa Castelo Branco:

O INET-MD tem por objectivo principal o desenvolvimento da investigação, da criação musical e coreográfica, da formação e da extensão à comunidade nos domínios da música e dança. Para tanto, o INET-MD prossegue os seguintes objectivos específicos:

- Realizar investigação de terreno bem como em arquivos sobre música e dança, focando e problematizando processos e domínios de estudo tais como música e dança tradicionais, populares, eruditas, contemporâneas, jazz, música e dança de comunidades migrantes, indústrias culturais, tecnologias e media:

- Estimular a criação musical e coreográfica como resultado da investigação prosseguida;
- Promover e desenvolver pesquisa em áreas emergentes associadas às perspectivas do seu âmbito e objecto;

- Contribuir para a formação de doutorados e jovens investigadores nas áreas de especialização do Instituto, integrando-os em projectos de investigação;

- Apoiar a participação dos seus membros em eventos científicos e artísticos nacionais e internacionais e na publicação dos resultados das suas pesquisas;

- Proporcionar formação e experiência na investigação nas áreas de especialização do Instituto, em particular em domínios emergentes;

- Promover o intercâmbio de ideias e resultados de investigação entre investigadores portugueses e estrangeiros, através da organização de congressos e seminários internacionais e de fóruns de discussão on line;

- Colaborar com investigadores e instituições nacionais e internacionais;

- Contribuir para o desenvolvimento de sociedades científicas, redes e projectos de investigação, assim como para programas de pós-graduação;

- Promover e estimular a mobilidade de docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação entre as instituições universitárias nacionais e internacionais interlocutoras do Instituto;

- Publicar os resultados do trabalho criativo e de investigação levados a cabo no âmbito da unidade, nacional e internacionalmente, dando prioridade aos periódicos "peer reviewed", às séries monográficas e às colecções audiovisuais;

- Produzir e disseminar conhecimento sobre todos os domínios da música e da dança, disponibilizando online um banco de dados multimédia em torno da cultura expressiva em Portugal e na esfera da lusofonia;

- Desenvolver um arquivo audiovisual, utilizando os processos e técnicas mais recentes de digitalização, arquivo e indexação;

- Realizar actividades destinadas ao público em geral, em colaboração com outras instituições (Escolas, Museus, Fundações);

- Proporcionar formação destinada ao público não académico nas áreas de especialidade do Instituto através da organização de workshops, exposições temáticas, conferências, cursos livres, etc.

- Envolver músicos, bailarinos e outros artistas no trabalho do Instituto, documentando os seus percursos biográficos, produção artística e dando a conhecer o seu trabalho junto do público.

- Colaboração com o NEDAT, ESE de Leiria. Coordenadora Prof. Isabel Varregoso:
O NEDAT tem como objectivo principal:
-Desenvolver a investigação na área da dança tradicional e popular;
-Contribuir para um conhecimento mais profundo e rigoroso da dança tradicional e popular estremenha.

-Procurar dar uma perspectiva científica sobre o processo de elaboração de um mapa tradicional português, tendo por base os ranchos folclóricos que têm espólio e que, deste modo, podem mostrar o modo de vida rural e algumas das actividades artesanais associadas, realçando a importância da preservação e da manutenção da identidade cultural e social.

Este núcleo, tem enriquecido o património das danças tradicionais ao organizar recolhas e capturas sistematizadas dos bailados estremenhos e posteriormente tem analisado e sistematizado os dados corrspondentes às invaráveis coreográficas e musicais. Um glossário tem sido elaborado a partir dos dados recolhidos com os elementos constitutivos das danças.

O NEDAT tem assim organizado as principais características da dança tradicional e popular da região.

Este núcleo tem produzido trabalhos que se destinam, não só para os interessados em aprofundar a investigação nesta área, mas, sobretudo, para os membros e dirigentes dos Ranchos Folclóricos que pretendam desenvolver um trabalho de maior rigor e maior qualidade ao nível da recriação etnográfica.

Por outro lado o NEDAT, procura dar uma perspectiva sobre o processo de elaboração de um mapa tradicional português, tendo por base os ranchos folclóricos que têm espólio e que, deste modo, podem mostrar o modo de vida rural e algumas das actividades artesanais associadas, realçando a importância da preservação e da manutenção da identidade cultural e social.

- Colaboração como consultora no Projecto PIRATA da Universidade dos Açores:

- Colaboração como consultora no Projecto PIRATA da Universidade dos Açores:

Projecto de Recolha e Análise das Tradições Açoreanas: a Cultura do Brincar financiado pela FCT. Coordenadora Prof. Isabel Condessa:

Este projecto tem como objectivo conhecer e desenvolver "A Cultura do Brincar" na Região Autónoma dos Açores, partindo da dupla suposição de que;

-nestas brincadeiras encontramos a raiz social das actividades que possibilitam a construção de uma "Cultura Popular", que mais tarde dá origem às Danças e aos Jogos Populares;

-através da atividade lúdica, expressiva e comunicativa, adaptada ao seu desenvolvimento, a criança contacta com a primeira forma de literacia, a qual promove conhecimentos, capacidades e atitudes fundamentais às aprendizagens basilares.

- Colaboração como investigadora do Projeto MUTE - REDE INTERNACIONAL - Cordenador Prof. Sebastian Sebas da Universidad San António de Múrcia

Com o Grupo de Estudos en Artes Escenicas de Múrcia e investigadores do CEAP da FMH o objectivo é a análise e o desenvolvimento da Danza Contemporanea
O projecto "Mute", é apoiado pelo Centro Cultural Párraga de Múrcia – Ministério da Cultura de Espanha

 

8. Prémios e Distinções

Ano Prémio ou distinção Entidade promotora

1998 Medalha de Mérito Municipal - Grau
de Ouro Câmara Municipal de Oeiras

2000 Emblema de Prata da Universidade Técnica de Lisboa por exercer

funções na UTL há mais de 25 anos Universidade Técnica de Lisboa

 

9. Publications

Teses
Batalha, AP. (1986) - Análise da Capacidade Rítmica - Construção e Validação de uma Bateria de Testes de Ritmo Aplicada aos Factores Transcrição, Sincronização e Reprodução. Tese de Doutoramento. Lisboa. FMH Livros (autor)
ENCICLOPÉDIAS - Entradas

Batalha, A.P.; Prim F. e outros (1998) . Portugal - Traditional Dance. International Encyclopedia of Dance. A project of Dance Perspectives Foundation, Inc. Oxford University Press, Volume 5, (pp. 227-230), New York,1998, Oxford

Batalha, AP e outros (2010). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX . 4 volumes editados pelo Círculo Leitores, Temas e Debates e Autores. Direcção de Salwa Castelo-Branco. INET-MD. ISBN 978-972-42- 4598-0

LIVROS

Batalha, A.P.; Xarez, L. Eds.(1999) - Cursos e Discursos. Actas da Conferência Internacional Dança. Lisboa. FMH Edições.

Macara, A. & Batalha, A. P., Eds. (2003). Pulses and impulses for dance in the community. Proceedings of International Conference. Lisboa: FMH Edições.Catalogado em http://www.cid- unesco.org/html/virtual_library.html http://www.cm-coimbra.pt/bmc/plinkres.asp? Base=ISBD&Form=COMP&StartRec=0&RecPag=5&NewSearch=1&SearchTxt="AU Macara, Ana, ed. Lit.

Batalha, A.P. (2004) - Metodologia do Ensino da Dança. Universidade Técnica de Lisboa FMH Edições.

Macara, A. Batalha, A. P. e Mortari, K (2012). Actas da Conferência Internacional "Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea". Lisboa: Edições FMH.

Macara, A., Batalha, AP, Assumpção, V. e Mortari, K. Ed. (no prelo). Dança na maturidade/ Dancing through Maturity. Textos seleccionados do Seminário Internacional Dança na Maturidade. FMH.
Livros (editor)
LIVROS / REVISTAS - EDIÇÕES

Batalha, A.P.; Xarez, L. Eds.(1999) - Cursos e Discursos. Actas da Conferência Internacional Dança. Lisboa. FMH Edições.

Batalha,A.P. Ed. (2002) - Revista Estudos de Dança (5/6). Lisboa FMH Edições.

Macara, A; Batalha, A.P. (2003) - Eds. Actas da Conferência Internacional: Pulses and Impulses for Dance in Community. Lisboa. FMH Edições
http://www.cid-unesco.org/html/virtual_library.html
http://www.cmcoimbra.pt/bmc/plinkres.asp? Base=ISBD&Form=COMP&StartRec=0&RecPag=5&NewSearch=1&SearchTxt="AU Macara, Ana, ed. Lit.

Batalha,A.P. (2004) - Ed. Revista Estudos de Dança (8/9) - Metodologias de Investigação. Lisboa. FMH Edições

Macara, A.; Batalha, A.P. (2006) – Eds. Actas,Textos e Resumos do Seminário Internacional Dança e Movimento Expressivo. Lisboa. FMH. Edições
www.cmcoimbra.pt/bmc/plinkres.asp? Base=ISBD&Form=COMP&StartRec=0&RecPag=5&NewSearch=1&SearchTxt="AU Macara, Ana, ed. lit."

Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Katia SM (Editores). (2012). Atas da Conferência Internacional 2012 Corpos (In) Perfeitos na performance contemporânea. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana Edições. ISBN 978-972-735-185-5. (CD Room). Disponível em: http://ceapfmh.files.wordpress.com/2012/12/corpos-imperfeitos-livro-de-atas.pdf

Capítulos de livros CAPÍTULO DE LIVRO.

Batalha, A.P; Lozano, S. (2007). Performance Ritmica. Análisis y Cuantificación de la Capacidad Rítmica. Cultura, Ciência Y Deporte (CCD). Ciencias de la Actividad Física y Del Deporte de Murcia (pp.125-130). Múrcia. Publicaciones de la Universidad Católica San António de Murcia

Batalha, AP. (2009). As Rodas e Jogos Cantados como Inovação na Formação in (Re) Aprender a Brincar – da Especificidade à Diversidade (p.129-140). Org. I. Condessa. Ed U. Açores. Ponta Delgada. ISBN: 978.972.8612.55.9

Batalha. A.P., Macara, A. e Mortari, K. (2010). Dança e Controlo da Obesidade: Via de acesso à vida saudável. In B. O. Pereira, A. Silva e G. Carvalho, (Ed.), Atividade Física, Saúde e Lazer: O valor formativo do jogo e da brincadeira (p. 279-286). Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho (ISBN: 978-972- 8952-20-4)Batalha,AP. (2011). Paradigmas de la Danza otras Formas de Expression. Paradigmas de la Danza. Danza Contemporanea Universitaria. Múrcia. Publicación UCAM, Universidad San António de Murcia. Espanha. ISBN 978-84-15429-34-4.

Batalha,AP. (2011). Paradigmas de la Danza otras Formas de Expression. Paradigmas de la Danza. Danza Contemporanea Universitaria. Múrcia. Publicación UCAM, Universidad San António de Murcia. Espanha. ISBN 978-84-15429-34-4.

Batalha, AP; Macara, A. (2012) Contributos da literacia expressiva nos currículos escolares: em busca de alternativas. In: Condessa, Isabel C.; Pereira, Beatriz O. & Carvalho, Graça S. (Coord.). Atividade Física, Saúde e lazer: Educar e Formar. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Estudos da Criança - CIEC. pp. 169- 176. ISBN: 978-972-8952-22-8

Mortari, KSM; Batalha, AP (2012) Alguns olhares para o Corpo na Dança no processo de formação profissional. In: Condessa, Isabel C.; Pereira, Beatriz O. & Carvalho, Graça S. (Coord.). Atividade Física, Saúde e lazer: Educar e Formar. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Estudos da Criança - CIEC. pp. 201-211. ISBN: 978-972-8952-22-8

Batalha, AP; Macara, A; Mortari, KSM. (2012) Dança e Controlo da Obesidade: via de acesso a vida saudável. In Pereira, Beatriz O.; Silva, Alberto N. & Carvalho, Graça S. (Coord.). Atividade Física, Saúde e lazer: O valor formativo do jogo e da brincadeira. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Estudos da Criança - CIEC. pp. 279-286. ISBN: 978-972-8952-20-4

Mortari, KSM; Batalha, AP. (2012) O percurso do Corpo na Etnocoreologia. In Fernandez, Susana M; Roxo, Pedro; Iglesias, Iván (editors) Música e Saberes em Trânsito – Lisboa: Edições Colibri – Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Musica e Dança – SIBE. p. 1-14. ISBN: 978-989-689-242-5 (CD Room)

Mortari,K.; AP Batalha (2012). Dança e Educação: constante processo de formação, informação e renovação Atividade Física, Saúde e Lazer. Educar e Formar. Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho. coordenação: Condessa, I. C., Pereira, B. O. & Carvalho, G. S. pp. ISBN: 978-972-8952-22-8

Batalha, Ana Paula & Borges, F. (2012). Paradigmas de la danza y de otras formas de expresión. en* *De la Danza Académica a la Expresión Corporal.página de 83-92. Editorial Diego Marín Murcia. ISBN: 9788415429364 http://www.diegomarin.com/imgpub.php/1225917.jpg https://mail.google.com/mail/? ui=2&ik=d7d5e8bf53&view=att&th=13c974446494c151&attid=0.1&disp=safe&zw

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P.; Macara, A. (2014) *Corpo, Técnica e Movimento: possibilidades para sentir , expressar e estar bem*. In Pereira, B.O.: Silva, A.N.; Cunha, A. C.; Nascimento, J.V. (Org.). (2014)* Atividade Física e Saúde: olhar e pensar o corpo*. 1.ed. Florianópolis: Tribo da Ilha pp 124 - 137.

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica ARTIGOS

Batalha, A.P. (2004). Quantificação da Capacidade Rítmica. Estudos de Dança no 7/8 Jan/Dez (pp. 19-30). FMH Lisboa

Batalha, A.P. (2007). Aprendizagem ao Longo da Vida. Dança em Contextos Educativos (pp.13-22). FMH Edições Um Corpo de Conhecimentos. Lisboa. FMH-UTL

Batalha, A.P. (2007). Estratégia para o Desenvolvimento Artístico: A Colaboração entre a Universidade Técnica de Lisboa e a Quinzena de Almada. AlmaDa Dança Dilemas de Criação e Produção. (pp. 50-55). Almada. Edição Companhia de Dança de Almada.

Batalha, A.P. (2007). Aprendizagem ao Longo da Vida e o Desenvolvimento de Competências nas Artes do Movimento. Educare Educere - Aprendizagem ao Longo da Vida. Ano XIII - no 20-Junho.(pp.167-172). Castelo Branco. IPCB-ESE Edições.

Batalha, A. P. & Macara, A. (2007, Set/Out.). Impacto das Actividades Expressivas na obesidade infantil: Encruzilhada das actividades físicas/artísticas. Endocrinologia, Diabetes e Obesidade, revista da SPEO, 1, (5), 51.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2008).Ouvir as Vozes do Corpo como Paradigma de Mudança na Educação. Textos Pretextos - Coreo-grafias. Literatura e Dança. No11. (pp.82-86). Lisboa. C.Estudos Comparatistas - Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa.

Batalha, AP. (2009). As Rodas e Jogos Cantados como Inovação na Formação. (RE) Aprender a Brincar da especificidade à diversidade. (pp.129-140). Universidade dos Açores, org.Isabel Condessa. Ponta Delgada. Açores

MANUAIS
Marques E.& Macara A. & Batalha, AP: (2011). Metas de Aprendizagem para as Expressões Artísticas-Dança. Site do Ministério da Educação

Marques E.& Macara A. & Batalha, AP: (2011). Competências Específicas para o Ensino das Expressões Artísticas-Dança. Site do Ministério da Educação

Publicações em actas de encontros científicos
PUBLICAÇÕES / COMUNICAÇÕES EM ACTAS DE ENCONTROS CIENTÍFICOS

Batalha, A.P. (2003). Cognitive Strategies in Dance Studies. Proceedings (CD-Rom) in Hawaii International Conference on Arts and Humanities. January, Hawaii, USA

Macara, A. ; Batalha, A.P. (2003). The Dance I See: Study about audience's relation with different types of Dance. Proceedings (CD-Rom) in Hawaii International Conference on Arts and Humanities. January, Hawaii, USA

Macara, A.; Batalha,A. (2003). Estudio sobre a Relación del Público con Diferentes Géneros de Danza. Actas del I Congreso Internacional de Expresión Corporal y Educación (pp. 639-645). Universidad de Salamanca. Julho, Zamora

http://www.expresiva.org/Zamora/91Actas.html

Batalha, A.P. (2003). A Dança na Universidade Técnica de Lisboa. Actas del Simposio Hispano-Luso Titulaciones Superiores de Danza (CD-Rom). Universidad de Extremadura,Caceres. Facultad de Ciência del Deporte

Batalha, A.P.; Varregoso, I. (2003). Actividades Expressivas en Poblaciones Especiales. Actas del I Congreso Europeu de Educación Física. FIEP 2003 - La Educación Física en Europa y la Calidad Didáctica en las Actividades (pp. 568-574). Setembro, Cáceres

Varregoso, I.; Batalha, A.P. (2003). Dance in the Community-Experiences with the third Age. Proceedings in the International Conference Pulses and Impulses for Dance in the Community.(pp-67-70) October, Almada.FMH Edições

Batalha, A.P.; Moura, M. (2003). Uma Companhia de Dança Universitária e a Comunidade. Proceedings in the International Conference Pulses and Impulses for Dance in the Community. (pp.27-31) October, Almada

Silva, R.; Vanfraechem-Raway, R.; Batalha, A.P. (2004). O Corpo e a Imagem em Adolescentes. Actas do 5o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde-A Psicologia da Saúde em Mudança (pp.103-109). F.C.Gulbenkian, SPPS, Junho. Lisboa

Batalha, A.P. (2005). Análise da Capacidade Rítmica. www.hichumanities.org/AH

Batalha, A.P. (2005). Rhythm Evaluation for Dance Education. NDEO Proceedings (CD-Rom). The 7th Annual National Dance Education Organization Conference. Buffalo.USA. The Spirit of Creativity : its Essence in Dance Education.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2005). Dança: Contextos para o Desenvolvimento da
Motricidade Expressiva. Libro de Actas do IV Congresso Internacional de Motricidade Humana. Motricidad e Desarrollo Humano (pp.179-183). Julho, Corunha - Espanha. Porto Son htpp://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=7751

Batalha, A.P. (2005). Dance in the Community – Dance for Everybody. Proceedings (CD-Rom) World Congress AIESEP- Active Lifestyle The impact of Education and Sport . Lisboa. FMH

Varregoso,I.; Batalha, A.P. (2005). Contributo das Danças Tradicionais no Bem-estar das Pessoas Idosas. Actas do Seminário A Qualidade de Vida no Idoso: o papel da Educação Física (pp187-191). Ed.Mota & Cavalho. Universidade do Porto, FCDEF

Batalha, A.P.; Fernando C. (2006). A Pedagogia do "Happening" – Poster apresentado no 4o Simpósio A Pedagogia na Universidade - 70 anos da UTL

Macara, A.M.; Batalha, A.P. (2006). Ouvir as vozes do Corpo como Paradigma de Mudança na Educação. Actas (CD-Rom) das I Jornadas Internacionais do Centro de Estudos em Educação & Inovação - Paradigmas Educacionais em Mudança.

Batalha, A.P. (2006). Contributo das Expressões Artísticas Cultivadas na Cidadania
Construtiva. Livro de Textos e Resumos do Seminário Iternacional Dança e Movimento Expressivo (pp.28-34). Abril, Lisboa, FMH Edições

Batalha, A.P. (2006). Paradigmas da Dança e de Outras Formas de Expressão. II Jornadas Universitárias Internacionales de Danza Contemporânea y Outras Tendencias. Actas (CD-Rom) Unidanza 2006. Mayo. Múrcia. Espanha. UCAM-Universidad San António Múrcia.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Dance Performance and Self-Percepction of the Body. Actas (CD-Rom)do 1st European Dance Research Congress-Cappadocia. Maio.Turkey

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Proposta Metodológica Para o Ensino da Dança. Actas (CD-Rom) 3o Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho. Braga

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Dança uma Proposta de Lazer e Utopia. Actas (CD-Rom) 3o Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Instituto de Estudos da Criança- Universidade do Minho. Braga

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Estudo das Audiências em Portugal - A Dança que Nós Vimos. Actas (CD- Rom) Performa'07 Encontros de Investigação em Performance Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte. Aveiro

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Interpretação Rítmica nas Artes Performativas. Actas (CD-Rom) Performa'07 Encontros de Investigação em Performance. Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte. Aveiro

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Dança como forma de Literacia Artístico-Expressiva. Conferência Nacional Educação Artística (poster). Casa da Música. Porto htpp://www.educacao-artistica.gov.pt/interven%C3%A7%C3%B5es/ Ana%20Paula%20Batalha%20eAna%20Macara.pdf

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). O Ensino da Dança na Escola: Alguns Porquês sobre a sua Necessidade. Casa da Música .Porto. Conferência Nacional Educação Artística. htpp://www.educacao-artistica.gov.pt/interven%C3%A7%C3% B5es/O%20 Ensino%20Da%20DAN%C3%87a- Ana%20Macara%20eAna%20Batalha.pdf.

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). Youth and Dance: Relation of Youngsters with Different Types of Dance. Porto. Casa da Música. Proceedings of the International Symposium on Performance Science (pp. 391-396). ISPS – 2007 - theories, methods and applications in music.
htpp://www.performancescience.org/?pg=4009 htpp://www.rcm.ac.uk/IPSS/IPSS2007/Proceedings/ByAuthor

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). Rhythm Capacity: Comparison between Professional Dancers and Dance Students. Porto. Casa da Música. Proceedings of the International Symposium on Performance Science. (pp. 29-34). ISPS – 2007 - theories, methods and applications in music. htpp://www.performancescience.org/?pg=4009 htpp://www.rcm.ac.uk/IPSS/IPSS2007/Proceedings/ByAuthor

Batalha, A.P.; Macara, A. (2008). O Contributo da Dança – Actividade Artística – na Obesidade Infantil. (CD- Rom) das Actas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais

Batalha, A.P. ; Macara, A. (2008). Business Body, Artistic Body, Festivity Body, and the Search for Transcendence. Proceedings Business Bodies 2008 International Conference - Universities of Finland (pp167-

174). Theatre Academy. IADE.Helsinki

Macara, A.; Batalha,A.P. (2008). Self-Perception of the Body of Dancers in Performance. Proceedings Business Bodies 2008 International Conference - Universities of Finland. (pp.175-181). Theatre Academy. IADE.Helsinki

Batalha, A.P.; Macara,A (2009). Contributos da Literacia Expressiva no Curriculo Escolar: Em Busca de Alternativas. (CD-Rom) das actas do V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. Maio, Açores Portugal

Batalha, A.P.(2009). As Rodas e os Jogos Cantados como Inovação na Formação. Seminário (Re)Aprender a Brincar:da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar. Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). Alguns Olhares para o Corpo na Dança no Processo de Formação Profissional. (CD-Rom) das actas do V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). A Dança como Conteúdo na Formação do Licenciado em Educação Física: a Construção de uma Proposta. (CD-Rom) das actas do V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. Maio, Açores Portugal.

Macara,A.;Batalha,A.P.(2009). Fandango em Portugal. Comunicação oral no 23oCongresso Mundial de Investigação de Dança. Málaga. Espanha.

Batalha, A.P. (2009). From Systematic Analysis To Global Understanding. Paper in Colloquium on Artistic Research in Performing Arts. Theatre Academy, Helsinki.

Batalha, A.P.; Macara, A.;Mortari,K (2009). Dança e Obesidade. 13o Congresso Português de Obesidade 2009. Proposta de Simpósio

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2009). A Dança compreendida na perspectiva do pensamento complexo. 1o Fórum Internacional de Pós-Graduação em Música e Dança - Post-in-progress, INET-MD e Universidade de Aveiro.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2009). A Perspectiva do pensamento sistémico como suporte para a investigação em Dança. 1o Seminário de investigação inter-disciplinar: métodos e instrumentos de investigação em artes performativas. INET-MD e Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O Corpo da Ética e a Ética do Corpo: o exercício da ética no contexto da Motricidade Humana. Actas do XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF subordinado ao tema: Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). Corpo Presente Sujeito Ausente: a difícil ruptura com o paradigma tradicional e a necessidade de adopção de um paradigma emergente. 2o Seminário de investigação inter- disciplinar: o corpo em processo/processos de trabalho. INET-MD, Faculdade de Motricidade Humana e Universidade Católica do Porto.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O percurso do Corpo na Etnocoreologia. Congresso Internacional SIBE+ músicas e saberes em trânsito. Reitoria da UNL Lisboa, Portugal

Batalha, AP.; Macara, A. (2010). Expressive Games: dance as literacy. 25th ICCP World Play Conference Children's Play: New Goals For The Future. FMH. Lisboa. Portugal
Macara, A.; Batalha, AP. (2010). Playing with dance in education. 25th ICCP World Play Conference Children's Play: New Goals For The Future. FMH.UTL. Lisboa. Portugal

Alegre, L.; Batalha, A. P.; Macara, A. (2010). A Cultura da Dança: Percepções dos Professores das actividades Rítmicas Expressivas na Região de Lisboa . Actas Congreso Iberoamericano de Educación. Metas 2021. Septiembre 2010, Buenos Aires, República Argentina

Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K. (2011) . Expressão Artística, Saúde e Controle da Obesidade. Actas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer (CD-Romm pp 576 – 581) ISBN: 978-989-8537-00- 3/ 978-989-8537-01-0

Mortari, K; Batalha, AP.(2011). Dança e Educação: constante processo de formação, informação e renovação. Actas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer (CD-Romm pp 593 - 603) ISBN: 978- 989-8537-00-3/ 978-989-8537-01-0

Macara, A; Batalha, AP. (2011). Bodies in dance performance and education. Actas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer (CD-Romm pp 570 – 575) ISBN: 978-989-8537-00-3/ 978- 989-8537-01-0

Batalha, AP; Macara (2011). Literacia Expressiva e Educação Global. Congresso Educação e Sociedade realizado pelo ISCSP e Instituto Superior de Ciências Educativas.( CD-Romm).

Mortari, K; Batalha, AP. (2011). Dança: campo do imaginário, espaço da criatividade e fomento da expressão. Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1o encontro daCi Portugal. Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.

Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K. (2011). A Emergência de um Projecto Comunitário de Combate á Obesidade Infantil. Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1o encontro daCi Portugal . Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.

Mortari, K; Pereira, AP; Batalha, AP.(2011). A Dança no contexto da Motricidade Humana: presença, projecto e processo. Trabalho submetido para ser apresentado no Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1o encontro daCi Portugal. Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.

Mortari, K; Batalha, AP; Macara, A. (2011). Dança e Musica: cantar a acção, emergir a emoção. ENIM 2011- I Encontro Nacional de Investigação em Música promovido pela APCM - Associação Portuguesa de Ciências Musicais. Casa da Música.

Batalha, AP; Macara,a. (2011). Literacia Expressiva e Educação Global. Congresso Educação e Sociedade realizado pelo ISCSP e Instituto Superior de Ciências Educativas. ISCSP. Lisboa. ( CD-Romm).

Batalha, A. P., Macara, A. e Mortari, K. (2011). Expressão Artística, Saúde e Controle da Obesidade. Livro do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer p. 28 ISBN 978-989-8537-01-0.

Macara, A., Batalha, A. P. (2011). Bodies In Dance Performance And Education Livro do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer p. 97 ISBN 978-989-8537-01-0.

Mortari, KSM; Batalha, AP (2012) Quando a diversidade dos corpos possibilita o saber da Dança. In
Macara, A; Batalha, AP; Mortari, KSM Livro de Atas da Conferência Internacional 2012 Corpos (In) Perfeitos na performance contemporânea. pp 161 – 169. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana Edições. ISBN 978-972-735-185-5.

Mortari, K.S.M; Batalha, A.P.; Macara, A. (2012) Dança: Campo do imaginário, espaço da criatividade e fomento da expressão. Livro de Actas do SIDD 2011 Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança. pp 370- 383. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana. ISBN 978-972-735-181-7

Mortari, K.S.M; Batalha, A.P.; Macara, A. (2012) Dança: Campo do imaginário, espaço da criatividade e fomento da expressão. Livro de Actas do SIDD 2011 Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança. pp 370- 383. Faculdade de Motricidade Humana / DACI Portugal. ISBN 978-972-735-181-7

Batalha, A. P., Macara A., Mortari, K.(2012). A emergência de um projecto comunitário de combate à obesidade infantil. Livro de Atas do SIDD 2011 Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança. p 157-173. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana / DACI Portugal. ISBN 978-972-735- 181-7

Batalha, Ana Paula; Mortari, Katia; Macara, Ana. (2013) . Proposta Ecológica de Saúde e Bem Estar. In Pereira, Beatriz O.; Cunha, Camilo; Anastácio, Zélia; Carvalho, Graça S. Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (2o Volume) pp. 160-177. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho. ISBN: 978-972-8952-28-0. URL: www.ciec- um.org

Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Katia. (2013). Técnicas Somáticas- alternativas de saúde e bem- estar. In Pereira, Beatriz O.; Cunha, Camilo; Anastácio, Zélia; Carvalho, Graça S. Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (2o Volume) pp. 178-188. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto deEducação, Universidade do Minho. ISBN*: 978-972-8952- -0. URL: www.ciec-um.org

Mortari, Katia; Batalha, Ana Paula; Macara, Ana. (2013). Corpo, Técnica e Movimento: Possibilidade para Sentir, Expressar e Estar Bem In Pereira, Beatriz O.; Cunha, Camilo; Anastácio, Zélia; Carvalho, Graça S. Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (2o Volume) pp. 232-245. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho. *ISBN*: 978-972- 8952-28-0. URL: www.ciec-um.org

Outras publicações
RESUMOS EM ACTAS DE ENCONTROS CIENTÍFICOS

Batalha, A.P. (2004). Methodology for Teaching Dance in the 21st century. A Moving Landscape: Dance Pedagogy for the 21st Century. Abstracts January, Dallas. Texas. USA.

Batalha, A.P. ; Macara, A. (2004). Dance Students Peers and Dance References. A Moving Landscape: Dance Pedagogy for the 21st Century. Abstracts January, Dallas. Texas. USA www.aahperd.org/nda/pdf_files/ShortConfOverview-r.pdf http://www.aahperd.org/nda/pdf_files/ShortConfOverview-r.pdf.

Batalha, A.P. (2004). Research on Rhythm and Dance. Making a Difference in Dance – Ethics and Politics Embodied in Dance. Theatre Academy. Abstracts December. Helsinki.

Batalha, A. P. (2004). Analysis of Rhythmical Ability.
Site: http://www. hichumanities.org/AH proceedings/Ana%20Paula%20Batalha,pdf.

Silva, R.; Vanfraechem-Raway, R.; Batalha, A.P. (2004). O Corpo e a Imagem em Adolescentes. Resumos 5o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde-A Psicologia da Saúde em Mudança (pp.144-145). F.C.Gulbenkian, SPPS, Junho. Lisboa.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2005). Dance is a piece of my soul... Representations of Dance Among Youngsters of Different Cultural Background. Cord Annual Conference-Dance and the Community. Abstracts March. Flórida.

Batalha, A.P. (2005). Rhythm Evaluation for Dance in the Community. Cord Annual Conference-Dance and the Community. Abstracts March. Flórida.

Macara, A. ; Batalha, A.P. (2005). The Appreciation of Dance Performance; Study About the Audiences. Abstracts Performing the World 3. October. Tarrytown, NY.

Batalha,A.P. (2005). Dance Performance and Rhythm Evaluation. Abstracts Performing the World 3. October. Tarrytown, NY.

Macara,A & Batalha,A.P. (2005). Dança; Contextos para o Desenvolvimento da Motricidade Expressiva. Motricidad e Desarrollo Humano. IV Congresso Internacional de Motricidad Humana. Abstracts. Porto de Son.

Batalha, A.P. (2005). Dance in the Community – Dance for Everybody. Abstracts Congresso AIESEP – Active Lifestyle. Novembro. Lisboa.

Macara, A. & Batalha, A.P. (2007). O ensino da dança na escola: Alguns porquês sobre a sua necessidade. Programa e resumos da Conferência Nacional de Educação Artística. Ministério da Educação / Ministério da Cultura.

Batalha, A. P. & Macara, A. (2007). Fandango in Portugal. Program and abstracts, XXIII European Seminar in ethnomusicology. (p. 19). Lisboa: Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos de Música e Dança, Universidade Nova de Lisboa.

Macara, A. & Batalha, A. P. (2007). Estudo das audências em Portugal: Dança que nós vimos. In H. Marinho, J. S. Correia & S. Sardo, Eds., Livro de resumos da Performa '07: Encontros de Investigação em performance. (p. 15). Aveiro: UA, Departamento de Comunicação e Arte.

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Interpretação Rítmica nas Artes Performativas. Performa'07 Encontros de Investigação em Performance. Universidade de Aveiro. Livro de Resumos (pp.16) - Departamento de Comunicação e Arte. Aveiro.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Proposta Metodológica Para o Ensino da Dança. 3o Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho Livro de Resumos (pp. 70). Braga.

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Dança uma Proposta de Lazer e Utopia. Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Instituto de Estudos da Criança- Universidade do Minho Livro de Resumos (pp.71). Braga.

Batalha, A.P. (2007). The Point Shoes @ Contemporanity - Motion Capture System - Archives of Body

Movements. Tedance. Lisboa Culturgest.

Batalha, A.P.; Macara, A (2007). Culture and Tradition in Portuguese Fandango Folk Dance. XIII Conference- European Seminar in Ethnomusicology. Abstracts (pp.19). Universidade Nova de Lisboa. Lisboa.

Batalha, A.P.; Macara, A. (2008). O Contributo da Dança – Actividade Artística – na Obesidade Infantil. Livro de Resumos do I Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais (pp.439).

Batalha,A.P.;Soares,D.(2008). A Dança como Estratégia de Prevenção e Intervenção Eficaz no âmbito da Violência na Escola. 4th World Conference Violence in School and Public Policies (pp.57). FCG.Lisbon

Batalha,A.P. ; Macara, A. (2008). Business Body, Artistic Body, Festivity Body, and the Search for Transcendence. Abstracts Business Bodies 2008 International Conference - Universities of Finland (pp.174). Theatre Academy. IADE.Helsinki .

Macara, A.; Batalha,A.P. (2008). Self-Perception of the Body of Dancers in Performance. Abstreacts Business Bodies 2008 International Conference - Universities of Finland. (pp.175). Theatre Academy. IADE.Helsinki.br>Batalha, A.P.; Macara,A (2009). Contributos da Literacia Expressiva no Curriculo Escolar: Em Busca de Alternativas. Resumos V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. (pp.66 ) Maio, Açores Portugal.

Batalha, A.P.(2009). As Rodas e Jogos Cantados como Inovação na Formação. Resumo Seminário (Re)Aprender a Brincar:da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar. (pp.27-28 ) Maio, Açores Portugal.

Batalha, A.P.(2009).O Ritmo nas Rodas e Jogos Cantados. Vamos Dançar, Resumos Seminário (Re)Aprender a Brincar:da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar. (pp.28). Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). Alguns Olhares para o Corpo na Dança no Processo de Formação Profissional. Resumos V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. (pp.86-87) Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). A Dança como Conteúdo na Formação do Licenciado em EF: a Construção de uma proposta. Resumos V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. (pp.66-67 ) Maio, Açores Portugal.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O Corpo da Ética e a Ética do Corpo: o exercício da ética no contexto da Motricidade Humana. Resumo publicado no Livro do XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF subordinado ao tema: Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade. Universidade de Lisboa. (p.123)

Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K. (2011) . Expressão Artística, Saúde e Controle da Obesidade. Livro de Resumos VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer pag. 28. ISBN: 978-989-8537-01-0 ) Fevereiro, Lisboa Portugal

Mortari, K; Batalha, AP.(2011). Dança e Educação: constante processo de formação, informação e renovação. Livro de Resumos VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer . pag.100 . ISBN: 978-989- 8537-00-3/ 978-989-8537-01-0

Mortari, KSM; Batalha, AP. (2011) Corpo Presente Sujeito Ausente - Caderno de Resumos do 2o Seminário de Investigação Interdisciplinar sobre o tema: O corpo em Processo – Processos de Trabalho. Porto: Universidade Católica Portuguesa

Macara, A; Batalha, AP. (2011). Bodies in dance performance and education. Livro de Resumos VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer pag. 27. ISBN: 978-989-8537-01-0

Mortari, KSM; Batalha, AP (2012) Quando a diversidade dos corpos possibilita o saber da Dança. In Macara, A; Batalha, AP; Mortari, KSM Livro de Resumos da Conferência Internacional 2012 Corpos (In) Perfeitos na performance contemporânea. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana Edições.

Batalha, Ana Paula; Mortari, Katia; Macara, Ana. (2013) Dança e Educação proposta ecológica de saúde e bem estar. In Cunha, António Camilo. Livro de Resumos do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – Sieflas 2013. p. 57. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho. ISBN: 978-978-989-98514-1-2. URL: www.ciec-um.org/SIEFLAS2013

Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Katia. (2013) Técnicas Somáticas - alternativas de saúde e bem- estar. In Cunha, António Camilo.Livro de Resumos do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – Sieflas 2013. p. 57. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho. ISBN:978-978-989-98514-1-2. URL: www.ciec-um.org/SIEFLAS2013

Mortari, Katia; Batalha, Ana Paula; Macara, Ana. (2013) Um corpo que se submete a técnicas do movimento para sentir e expressar o estar bem*. In Cunha, António Ca milo. *Livro de Resumos do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – Sieflas 2013*. p. 61. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho. *ISBN*: 978-978-989-98514-1-2. URL: www.ciec-um.org/SIEFLAS2013

 

10. Comunicações

Comunicações orais por convite
Batalha, A.P. (2003). Cognitive Strategies in Dance Studies. in Hawaii International Conference on Arts and Humanities. January, Hawaii, USA.

Macara, A. ; Batalha, A.P. (2003). The Dance I See: Study about audience's relation with different types of Dance. in Hawaii International Conference on Arts and Humanities. January, Hawaii, USA.

Macara, A.; Batalha,A. (2003). Estudio sobre a Relación del Público con Diferentes Géneros de Danza. Congreso Internacional de Expresión Corporal y Educación Universidad de Salamanca. Julho, Zamora, Espanha.

Batalha, A.P. (2003). A Dança na Universidade Técnica de Lisboa. Simposio Hispano-Luso Titulaciones Superiores de Danza. Universidad de Extremadura,Caceres. Facultad de Ciência del Deporte.

Batalha, A.; Varregoso,I. (2003). Actividades Expressivas en Poblaciones Especiales. Congreso Europeu de Educación Física. FIEP 2003 - La Educación Física en Europa y la Calidad Didáctica en las Actividades. Setembro, Cáceres.

Varregoso, I.; Batalha, A.P. (2003). Dance in the Community-Experiences with the third Age. Proceedings in the International Conference Pulses and Impulses for Dance in the Community. October, Almada.

Batalha, A.P.; Moura, M. (2003). Uma Companhia de Dança Universitária e a Comunidade. International Conference Pulses and Impulses for Dance in the Community.October, Almada.

Silva, R.; Vanfraechem-Raway, R.; Batalha, A.P. (2004). O Corpo e a Imagem em Adolescentes. 5o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde-A Psicologia da Saúde em Mudança F.C.Gulbenkian, SPPS, Junho. Lisboa.

Batalha, A.P. (2005). Rhythm Evaluation for Dance Education. NDEO. The 7th Annual National Dance Education Organization Conference. Buffalo.USA. The Spirit of Creativity : its Essence in Dance Education.

Macara,A.; Batalha, A.P. (2005). Dança: Contextos para o Desenvolvimento da
Motricidade Expressiva. IV Congresso Internacional de Motricidade Humana.
Motricidad e Desarrollo Humano . Julho. Porto Son. Espanha: Diputación Provincial de A Coruna.

Batalha, A.P. (2005). Dance in the Community – Dance for Everybody. World Congress AIESEP- Active Lifestyle The impact of Education and Sport . Lisboa. FMH .

Varregoso,I.; Batalha, A.P. (2005). Contributo das Danças Tradicionais no Bem-estar das Pessoas Idosas. Seminário A Qualidade de Vida no Idoso: o papel da Educação Física. Ed.Mota & Cavalho. Universidade do Porto, FCDEF.

Macara,A.M.; Batalha, A.P. (2006). Ouvir as vozes do Corpo como Paradigma de Mudança na Educação. I Jornadas Internacionais do Centro de Estudos em Educação & Inovação - Paradigmas Educacionais em Mudança .

Batalha, A.P. (2006). Contributo das Expressões Artísticas Cultivadas na Cidadania Construtiva. Seminário Iternacional Dança e Movimento Expressivo Abril, Lisboa, FMH.

Batalha, A.P. (2006). Paradigmas da Dança e de Outras Formas de Expressão. II Jornadas Universitárias Internacionales de Danza Contemporânea y Outras Tendencias. Unidanza 2006. Mayo. Múrcia. Espanha. UCAM-Universidad San António Múrcia.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Dance Performance and Self-Percepction of the Body. 1st European Dance Research Congress-Cappadocia. Maio.Turkey.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Proposta Metodológica Para o Ensino da Dança. 3o Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho. Braga.

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Dança uma Proposta de Lazer e Utopia. 3o Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Instituto de Estudos da Criança- Universidade do Minho. Braga.

Batalha, A.P. (2007). Intervenção Artística no Compromisso Social. 1o Encuentro Internacional en Extremadura - Mujer Creadora. Los Santos de Maimona. Espanha.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Estudo das Audiências em Portugal - A Dança que Nós Vimos. Performa'07 Encontros de Investigação em Performance Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte. Aveiro.

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Interpretação Rítmica nas Artes Performativas. Performa'07 Encontros de Investigação em Performance. Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte. Aveiro.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). O Ensino da Dança na Escola: Alguns Porquês sobre a sua Necessidade. Casa da Música .Porto. Conferência Nacional Educação Artística.

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). Youth and Dance: Relation of Youngsters with Different Types of Dance. Porto. Casa da Música. International Symposium on Performance Science. ISPS – 2007 - theories, methods and applications in music.

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). Rhythm Capacity: Comparison between Professional Dancers and Dance Students. Porto. Casa da Música.International Symposium on Performance Science.ISPS – 2007 - theories, methods and applications in music.

Batalha, A.P. (2007). The Point Shoes @ Contemporanity - Motion Capture System - Archives of Body Movements. Tedance. Lisboa Culturgest.

Batalha, A.P.; Macara, A. (2008). O Contributo da Dança – Actividade Artística – na Obesidade Infantil. I Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais.

Batalha,A.P.;Soares,D.(2008). A Dança como Estratégia de Prevenção e Intervenção Eficaz no âmbito da Violência na Escola. 4th World Conference Violence in School and Public Policies. FCG.Lisbon

Batalha,A.P. ; Macara, A. (2008). Business Body, Artistic Body, Festivity Body, and the Search for Transcendence. Business Bodies 2008 International Conference - Universities of Finland. Theatre Academy. IADE.Helsinki .

Macara, A.; Batalha,A.P. (2008). Self-Perception of the Body of Dancers in Performance. Business Bodies 2008 International Conference - Universities of Finland. Theatre Academy. IADE.Helsinki.

Batalha, A.P.; Macara,A (2009). Contributos da Literacia Expressiva no Curriculo Escolar: Em Busca de Alternativas. V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. Maio, Açores Portugal.

Batalha, A.P.(2009). As Rodas e Jogos Cantados como Inovação na Formação. Seminário (Re)Aprender a Brincar:da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar. Maio, Açores Portugal.

Batalha, A.P.(2009). O Ritmo nas Rodas e Jogos Cantados. Vamos Dançar. Seminário (Re)Aprender a Brincar:da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar. Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). Alguns Olhares para o Corpo na Dança no Processo de Formação Profissional.

V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). A Dança como Conteúdo na Formação do Licenciado em EF: a Construção de uma proposta. V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. Maio, Açores Portugal.

Macara,A.;Batalha,A.P.(2009). Fandango em Portugal. 23oCongresso Mundial de Investigação de Dança. Málaga. Espanha.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2009). A Perspectiva do pensamento sistémico como suporte para a investigação em Dança. Comunicação Oral apresentada no 1o Seminário de investigação inter-disciplinar sobre o tema: métodos e instrumentos de investigação em artes performativas, promovido pelo INET-MD e Universidade Técnica de Lisboa / FMH. Cruz Quebrada

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2009). A Dança compreendida na perspectiva do pensamento complexo. Comunicação Oral apresentada no 1o Fórum Internacional de Pós-Graduação em Música e Dança - Post-in- progress, promovido pelo INET-MD e Universidade de Aveiro.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O Corpo da Ética e a Ética do Corpo: o exercício da ética no contexto da Motricidade Humana. Comunicação Oral apresentada no XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF subordinado ao tema: Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). Corpo Presente Sujeito Ausente: a difícil ruptura com o paradigma tradicional e a necessidade de adopção de um paradigma emergente. Comunicação Oral apresentada no 2o Seminário de investigação inter-disciplinar sobre o tema: o corpo em processo/processos de trabalho, promovido pelo INET-MD, FMH e Universidade Católica do Porto.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O percurso do Corpo na Etnocoreologia. Comunicação oral no Congresso Internacional SIBE+ músicas e saberes em trânsito. Reitoria da UNL Lisboa, Portugal

Batalha, AP.; Macara, A. (2010). Expressive Games: dance as literacy. 25th ICCP World Play Conference Children's Play: New Goals For The Future. Lisboa. Portugal

Macara, A.; Batalha, AP. (2010). Playing with dance in education. 25th ICCP World Play Conference Children's Play: New Goals For The Future. Lisboa. Portugal

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O Corpo da Ética e a Ética do Corpo: o exercício da ética no contexto da Motricidade Humana. XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF subordinado ao tema: Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade. Universidade de Lisboa.

Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K. (2011) . Expressão Artística, Saúde e Controle da Obesidade. VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer.

Mortari, K; Batalha, AP.(2011). Dança e Educação: constante processo de formação, informação e renovação. VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer .

Macara, A; Batalha, AP. (2011). Bodies in dance performance and education. VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer

Batalha, AP; Macara (2011). Literacia Expressiva e Educação Global. Congresso Educação e Sociedade realizado pelo ISCSP e Instituto Superior de Ciências Educativas.( CD-Romm).

Mortari, K; Batalha, AP. (2011). Dança: campo do imaginário, espaço da criatividade e fomento da expressão. Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1o encontro daCi Portugal. Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.

Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K. (2011). A Emergência de um Projecto Comunitário de Combate á Obesidade Infantil. Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1o encontro daCi Portugal . Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.

Mortari, K; Pereira, AP; Batalha, AP.(2011). A Dança no contexto da Motricidade Humana: presença, projecto e processo. Trabalho submetido para ser apresentado no Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1o encontro daCi Portugal. Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.

Mortari, K; Batalha, AP; Macara, A. (2011). Dança e Musica: cantar a acção, emergir a emoção. ENIM 2011- I Encontro Nacional de Investigação em Música promovido pela APCM - Associação Portuguesa de Ciências Musicais. Casa da Música.

Batalha, AP; Macara,a. (2011). Literacia Expressiva e Educação Global. Congresso Educação e Sociedade realizado pelo ISCSP e Instituto Superior de Ciências Educativas. ISCSP. Lisboa. ( CD-Romm).

Batalha, A. P., Macara, A. e Mortari, K. (2011). Expressão Artística, Saúde e Controle da Obesidade. Livro do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer p. 28 ISBN 978-989-8537-01-0.

Macara, A., Batalha, A. P. (2011). Bodies In Dance Performance And Education. Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer

Mortari, KSM; Batalha, AP (2012) Quando a diversidade dos corpos possibilita o saber da Dança. Conferência Internacional 2012 Corpos (In) Perfeitos na performance contemporânea.

Mortari, K.S.M; Batalha, A.P.; Macara, A. (2012) Dança: Campo do imaginário, espaço da criatividade e fomento da expressão. Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança

Batalha, A. P., Macara A., Mortari, K.(2012). A emergência de um projeto comunitário de combate à obesidade infantil. Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança.

Batalha, Ana Paula; Mortari, Katia; Macara, Ana. (2013) . Proposta Ecológica de Saúde e Bem Estar. Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Katia. (2013). Técnicas Somáticas- alternativas de saúde e bem- estar. Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Mortari, Katia; Batalha, Ana Paula; Macara, Ana. (2013). Corpo, Técnica e Movimento: Possibilidade para Sentir, Expressar e Estar Bem. Instituto de Educação, Universidade do Minho.