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Categoria ou actividade/ Rank or Activity

Doutorada em Ciências Musicais, Etnomusicologia- Universidade Nova de Lisboa



Formação Académica/ Education
1982, Curso Superior em Flauta Transversal, Conservatório de Bolonha
1985, Licenciatura em Música, Universidade de Bolonha
2000, Curso de Doutoramento em Ciências Sociais

2014, Doutoramento em Ciências Musicais- Ramo etnomusicologia



CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER

2002/2014, Professora de Música, Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa


INVESTIGAÇÃO/RESEARCH

Domínio de especialização/ Research Domains
Etnomusicologia




Projectos que orientou ou em que participou no INET/ Project Management and Participation

1998- 1999, Projeto sobre ranchos e grupos folclóricos portugueses, catalogação e digitalização de material.

2008-2014, Investigação sobre festa e música em mudança: a festa da Pocariça (Portugal).

 

ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/

ACTIVITIES CARRIED OUT WITHIN THE FRAMEWORK OF PROFESSIONAL AND ACADEMIC ORGANIZATIONS                                                          

1987-1996, Civiltá indigene delle Americhe/Universitá di Bologna- Progetto Tropica: pesquisas de campo entre vários grupos indígenas do Brasil (Xavantes, Yanomami, Kanamarí, Tikuna, Makuxí) Venezuela (Yanomami), Guyana (Makuxí), Equador (Waorani) .Pesquisas no âmbito da etnomusicologia histórica latinoamericana.

1995, NIMEC/Universidade de Campinas- Colaboração com o Nucleo Interdisciplinar para a Melhoria do Ensino de Ciências, em escolas das favelas de Campinas, com o contributo das etnociências.

1995, Os índios e a música, seminário (Universidade de Campinas, Instituto de Artes).
1996, Musica e simbologia di gruppi indigeni dell’ Amazzonia, seminário (Roma,Universitá la Sapienza, Facoltá di Lettere e Filosofia, Etnomusicologia).

 

PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS

Livros/Books
1994, com Alberto Minelli, Là dove gli alberi sostengono il cielo, Bologna: Grafis.



Edição Discografica
1992, Musiche dell’ America Indigena, Milano: Ludisound.

1992, com Stefano Zuffi, Toques. Rielaborazioni di materiali sonori latino-americani dedicati a esposizioni in occasione del V Centenario della Scoperta dell’ America, Bologna: Studio Allimite.

Artigos em revistas, livros e enciclopédias de carácter científico/Articles in Journals, Encyclopedias, and Books

1988, “Formule nelle antifone di I modo di Hatker”, Studi Gregoriani, 4: 73-106.

1988, “Musica e ritualità presso gli indios Xavantes di Sangradouro (Mato Grosso): rito di iniziazione maschile al Wayá”, Archeologia Scienza e Società nell’ America Precolombiana, atti del Convegno Internazionale, Brescia: Ed. CISRAP, pp 83-87.

1992, “La musica degli Yanomami attraverso un rito sciamanico” in Aurelio Rigoli (ed.) Due Mondi a Confronto, Genova, Comitato Nazionale per le Celebrazioni del V Centenario della Scoperta dell’ America, Venezia: Edizioni Colombo, pp 189-92.
1993, “La musica dell’ America andina attraverso i cronisti” in Giuseppe Bellini (ed.) Temi Colombiani, Consiglio Nazionale delle Ricerche, Roma: Bulzoni, 4: 75-93.

1993, “Strumenti Precolombiani dell’ Ecuador” in Laura Laurencich (ed.) Tesori delle Ande, La Spezia: Centro Europeo Mostre, pp 47-49.

1994, com Laura Laurencich, “L’ etnología oggi: un esempio di approccio etnográfico sul campo” in Maria Bernabó Brea e Angela Mutti (ed.) “...le terremare si scavano per concimare i prati...”La nasita dell’ archeologia preistorica a Parma nella seconda metá dell’ Ottocento, Parma: Silva Editore.

1996, “Simbologia e significati nella música indígena: rituali Kanamarí,Yanomamy e Kavante” em Latinoamerica. Analisi testi dibatiti, 17 (62): 105-13.

1996, “Note sulla simbologia e i significati della musica indigena dell’ America-Latina attraverso alcuni rituali degli indios Kanamarí, Yanomami, Xavantes e Tikuna”,  Latinoamerica,  62: 105-113.

2008, "A música na festa da Pocariça", em Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Susana Moreno Fernández (ed.) Etno-Folk. Revista Galega de Etnomusicoloxia, 4 (1/12): 107-116.
2012, “Media, tecnologias e a reconfiguração da música na festa da Pocariça (Leiria-Portugal)” in  Susana Moreno, Pedro Roxo, Iván Iglesias, actas do congresso SIBE 2010, Lisboa: Ed. Colibrí, INET-MD, SIBE.


COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS

“Inca Music as described by the Jesuit Blas Valera (1545-1619). The Role of Music in Cross-Cultural Process” (Poster) 23º Conference European Seminar in Ethnomusicology. Lisbon, 11-13 de Outubro 2007.                                                                                     

 “A Música na Festa. O Caso de Pocariça” (Poster) 10º Congreso de la SIBE-Sociedad de Etnomusicologia, Salamanca 6-9 de Março 2008.

“Espaços e tempo, educação, media e novas tecnologias e a reconfiguração da música na festa da Pocariça” (Leiria- Portugal), Post in Progress, 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança, Aveiro 4-5 Dezembro 2009.                                                                                            

“Media e novas tecnologias: um contributo na reconfiguração da festa da Pocariça (Leiria-Portugal) ” 11º Congreso de la SIBE-Sociedad de Etnomusicologia, Lisboa, 28-31 de Outubro de 2010.

“Festa e música religiosa em mudança. O caso da Pocariça (Leiria- Portugal)”, 1º Encontro Nacional de Investigação em Música, Porto, 25-27 de Novembro de 2011.

“Spartiti di vita. Testimonianze documentali sulla vita e l’opera di Pedro António Avondano (1714-1782) nell’archivio della Chiesa di Loreto a Lisbona”,  Niccolò Jommelli, Christoph Willibald Gluck and Pedro António Avondano, in the occasion of their 300th anniversary: The circulation of Musical repertoires in 18th century Europe, Palácio Nacional de Queluz, 20-22 de Junho de 2014.

“Música e grupos musicais na Festa da Pocariça (Leiria, Portugal). Percursos educativos no período democrático”, ENIM 2014-Encontro Nacional de Investigação em Música, Lisboa, Biblioteca Nacional, 21-22 de novembro de 2014.

 

Teses Defendidas/Defended Theses

1985, Formule delle Antifone di 1º Modo nel Manoscritto di Hartker. Tesi di laurea in Musicologia, Facoltá di Lettere e Filosofia, Universitá di Bologna.

2014, Sem música não há Festa! Apresentação e participação cívica entre compromissos e brio na Pocariça, Tese de doutoramento em Ciências Musicais/ramo etnomusicologia. Universidade Nova de Lisboa.




INVESTIGAÇÃO DE CAMPO/FIELD RESEARCH

1987-1996, Progetto Tropica (Universitá di Bologna, Civiltá indigene delle Americhe), investigação de campo entre grupos indígenas do Brasil (Xavantes, Yanomami, Kanamarí, Tikuna, Makuxí) Venezuela (Yanomami), Guyana (Makuxí), Equador (Waorani).

1987-1996, Pesquisas no âmbito da etnomusicologia histórica latino-americana (Universitá di Bologna, Civiltá indigene delle Americhe).

1995, NIMEC/Universidade de Campinas- Colaboração com o Nucleo Interdisciplinar para a Melhoria do Ensino de Ciências, em escolas das favelas de Campinas, com o contributo das etnociências.



2008-2014, Investigação sobre a festa da Pocariça (Universidade Nova de Lisboa, FCSH, Departamento de Ciências Musicais).

2014- atualidade, Investigação sobre a música no arquivo da Igreja de Nossa Senhora de Loreto (Igreja dos Italianos) em Lisboa.


PRÉMIOS E OUTRAS DISTINÇÕES/PRIZES AND OTHER DISTINCTIONS

(1994) Roma (Itália)- Sons da Floresta: os Índios e a Música (artigo).Prémio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.