• Bombos2
Aula Aberta

Compreender a experiência do concerto: Implicações para a investigação e a prática artística

Professor John Sloboda

17 de Maio de 2018 | 18H - 20H | Auditório | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Resumo

Uma questão importante da investigação sobre públicos de música erudita é a do declínio que se vem observando na frequência do público dos concertos. Dado que os concertos ao vivo estão no centro da performance, do treino e da prática musical, este declínio representa desafios para a profissão. O que procuram os públicos na experiência dos concertos ao vivo, e porque é que muitos concertos de música erudita falham em proporcionar o que as pessoas procuram? Esta comunicação propõe que as intervenções positivas permitem um envolvimento mais profundo e ativo com o conteúdo e o processo musicais e um contacto humano entre os membros do público e os músicos. Propõe também um quadro conceptual flexível para compreender estes efeitos e para orientar a inovação e a investigação futura.

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e CIPEM/ INET-md

Biografia

Professor John Sloboda, Guildhall School of Music & Drama, Londres Professor de Investigação na Guildhall School, onde dirige o projeto de investigação ‘Compreender os Públicos’. Professor Emérito na Universidade de Keele, foi docente no Departamento de Psicologia desta universidade, de 1974 a 2008, e diretor da Unidade de Desenvolvimento e Competência Musical. John Sloboda é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na área da Psicologia da Música. É membro da British Psychological Society, foi presidente da European Society for the Cognitive Sciences of Music (ESCOM) e membro do Conselho Editorial da revista Musicae Scientiae. É membro da Society for Education and Music Psychology Research (SEMPRE) e foi editor da revista Psychology of Music. Entre as suas inúmeras publicações, destacam-se os livros The Musical Mind. The Cognitive Psychology of Music, Exploring the Musical Mind, e Handbook of Music and Emotion (co-editado com Patrik Juslin).