Eventos
Talk-ip | Calling the Orisha: Sound, Affect, and Trance
Talk-ip
O Talk-ip consiste num formato de conferencias ou recitais-conferência onde os estudantes de pós-graduaçãoa presentam e discutem o seu trabalho. Através desta discussão podem ouvir ideias, pontos de vista e contributos dos seus pares, para os trabalhos que irão defender no futuro.A rubrica faz parte do Grupo Post-ip, composto por estudantes de doutoramento do INET-md.
1.07.2025 | 15h | Auditório do CCCI | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Entrada livre e presencial.
Calling the Orisha: Sound, Affect, and Trance
Ahkeel Mestayer | Universidade de Berkeley
Embora grande parte da bibliografia sobre a música batá cubana se concentre na análise musical ou nos/as intérpretes/praticantes, tem-se prestado pouca atenção à relação entre as modalidades sonoras e o transe na performance ritual. Com base em dez anos de trabalho de campo e prática incorporada em comunidades religiosas da Santería no estado da Califórnia e em Matanzas, Cuba, este artigo investiga as formas como os músicos rituais do batá, omó alañá, se envolvem em processos musicais que denomino de sintonizações afetivas, como meio de indução ao transe. Através da análise detalhada das suas técnicas de performance, da escolha das canções e da intencionalidade dirigida tanto à pessoa que irá entrar em transe como às presenças espirituais convocadas para o ritual, argumento que estes processos funcionam como catalisadores para que os/as percussionistas rituais de añá induzam o transe ritual ao provocar respostas afetivas tanto no/a praticante como nas presenças espirituais conhecidas como orisha. Ao integrar estas análises nas filosofias de prática que informam a ética e a poética da performance dos/as intérpretes rituais, demonstro como as suas modalidades de sintonização afetiva nos obrigam a repensar questões de agência, intencionalidade e inter-relações não só entre os/as músicos/as e participantes, mas também entre as presenças espirituais, o som, os objetos e o ambiente. Assim, esta investigação pretende contribuir para os diálogos em curso nos estudos pós-humanistas e para a forma como as práticas musicais sonoras nos podem oferecer novas perspetivas sobre o afeto e o não-humano.
O seminário decorrerá em inglês.
Ahkeel Mestayer | Músico profissional e etnomusicólogo natural de São Francisco. Os seus interesses de investigação e de performance centram-se nas músicas afro-cubana e afro-brasileira. Ahkeel já percorreu a Europa e a América Latina a apresentar-se em concertos, sendo também membro votante da Academia dos Grammy. O seu projeto de investigação atual consiste numa comparação dos processos de transculturação musical em Matanzas, Cuba, e Salvador, Brasil. Em particular, interessa-se por explorar o conceito de Cosmopolitismo Negro entre os grupos étnicos africanos presentes em Cuba e no Brasil, bem como a sua relação com a música.