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Talk-ip | No rasto de uma pista para Portugal: Ideologia e estilo musical em 'La Anunciación', de Joaquín Turina
Talk-ip
O Talk-ip consiste num formato de conferencias ou recitais-conferência onde os estudantes de pós-graduaçãoa presentam e discutem o seu trabalho. Através desta discussão podem ouvir ideias, pontos de vista e contributos dos seus pares, para os trabalhos que irão defender no futuro. A rubrica faz parte do Grupo Post-ip, composto por estudantes de doutoramento do INET-md.
30.05.2025 | 16h30 | Anfiteatro João Branco | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Entrada livre e presencial.
No rasto de uma pista para Portugal: Ideologia e estilo musical em 'La Anunciación', de Joaquín Turina
Camilo Vaughan | Investigador em doutoramento em história da arte e musicologia
A conformação de La Anunciación (1923), um melodrama com libreto de Tomás Borrás (1891-1976) e música de Joaquín Turina (1882-1949), apresenta na sua primeira edição impressa uma dedicatória “à actriz portuguesa Amélia Rey Colaço, em homenagem à sua arte e a Portugal”. Esta dedicatória surge como uma evidência que revela uma série de afinidades políticas com o cenário político português, o qual Borrás contemplava como um modelo a seguir para resolver o conturbado panorama político da Espanha da época. O modelo de governo autoritário que se procurou instaurar antes da Primeira República Portuguesa tornou-se um referente para os defensores de uma solução autoritária face aos conflitos internos em Espanha. La Anunciación, tal como muitas outras publicações de Borrás, oculta por detrás de uma trama religiosa um conteúdo moral, político e ideológico que comunga com a recente ascensão ao poder de Miguel Primo de Rivera, através do golpe de Estado de setembro de 1923. A musicalização que Joaquín Turina realizou especificamente para esta obra revela uma série de decisões composicionais que se afastam do estilo habitual da sua música dramática e cénica da época. Neste sentido, o conteúdo dos seus pentagramas configura-se como um enunciado musical que acompanha e impulsiona o conteúdo dramático e político de um libreto carregado de ideologia.
O seminário decorrerá em espanhol.
Camilo Vaughan | Camilo Vaughan é licenciado em composição musical e mestre em musicologia pela Universidade Nacional da Colômbia. Tem um mestrado em música hispânica pela Universidade de Salamanca, onde está atualmente a fazer um doutoramento em história da arte e musicologia. Atualmente, é membro do Conselho Académico do Patronato Colombiano de Artes y Ciencias. A sua investigação tem-se centrado nas funções e processos de formação do estilo da música académica nos projectos nacionalistas da periferia ocidental no início do século XX. O seu projeto de tese estuda a produção musical de Joaquín Turina e os mecanismos através dos quais a sua música se articula com conteúdos verbais e visuais no âmbito de um projeto de nacionalismo musical que colaborou simultaneamente com duas ideologias opostas na política espanhola da época.