• Caretos
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
 
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.
 
 
26-06-2025 | 16h00 | NOVA FCSH, Av. de Berna, Lisboa | Torre B - Sala B211 & Online
 
 
Acesso livre, presencial e online:
 
Sala Zoom
ID da reunião: 919 0407 0974
Senha: 793161
 
 
Do Arquivo à Cena: Uma etnografia contemporânea da música antiga em Portugal
 
Altea Guevara | Universitat Politècnica de València 
 
 

Neste seminário, propõe-se uma reflexão sobre o estado de desenvolvimento do setor da interpretação musical historicamente informada em Portugal e as realidades socioprofissionais de quem o constitui, com especial atenção às práticas contemporâneas relacionadas com as músicas medieval, renascentista e barroca. Ao articular a memória artística com práticas emergentes, apresenta-se um olhar crítico sobre as formas atuais de preservar, transformar e projetar este campo para o futuro. Durante a apresentação, serão partilhados resultados parciais relacionados com contextos europeus, o que permitirá enquadrar o caso português num panorama comparativo mais amplo e evidenciar tendências comuns face aos desafios profissionais, institucionais e culturais do setor. A investigação procura compreender como músicos e agentes culturais se posicionam e enfrentam questões centrais como a sustentabilidade dos seus projetos e trajetórias profissionais, a inserção no mercado de trabalho, a transmissão patrimonial e a relação com as instituições, num contexto em constante transformação. Para tal, está a ser desenvolvido trabalho de campo baseado na observação de projetos artísticos em atividade e na realização de entrevistas a pessoas relevantes do panorama da música antiga em Portugal. Pretende-se também documentar a rede profissional que atualmente opera no país, identificando sinergias, fragilidades estruturais e oportunidades de desenvolvimento. Tudo isso faz parte da tese de doutoramento atualmente em curso pela oradora, que nesta apresentação irá expor o estado atual do trabalho, assim como o planeamento de ações futuras alinhadas com os objetivos de inovação e cooperação no campo do património musical e da sua projeção contemporânea sustentável.

 

 

 
Altea Guevara Alonso | Investigadora na Universitat Politècnica de València (Espanha), onde realiza um doutoramento em Indústrias da Comunicação e da Cultura. Artista interdisciplinar com formação principal em design e artes visuais, gestão cultural e canto especializado em repertório barroco e renascentista, atualmente explora também o universo da vihuela e das percussões folclóricas ibéricas. Possui experiência profissional em comunicação cultural e produção de eventos musicais. Na UPV colabora como docente em áreas de comunicação cultural, idealização de projetos criativos e disciplinas focadas em criação, sustentabilidade e interdisciplinaridade, no Departamento de História da Arte, Documentação e Comunicação Audiovisual. É cantora do ensemble de polifonia renascentista Victoria Musicae e colabora com diversos projetos musicais em Espanha. A sua investigação académica centra-se no estudo do setor da interpretação musical historicamente informada, abordado a partir da perspetiva das indústrias culturais e criativas, com um enfoque que combina etnomusicologia e gestão cultural