Eventos
Eventos | Projeto Despojos alerta para a urgência da sustentabilidade através da criação sonora
Despojos é o nome de um projeto artístico que questiona, através da criação e performance musical, a ameaça que o desperdício e o consumo exacerbados constituem para a sustentabilidade das pessoas e do planeta. Este projeto dá origem a uma série de seis concertos apresentados pelo Borealis Ensemble, e conta com a participação de membros do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), docentes da Universidade de Aveiro (UA) e artistas colaboradores. As apresentações decorrem entre maio e junho de 2025, entre Portugal e Espanha.
O projeto artístico “Despojos” questiona, através da criação e performance musical, a ameaça que o desperdício e o consumo exacerbados constituem para a sustentabilidade das pessoas e do planeta, explorando como poderíamos, através da arte, criar uma mensagem que alertasse para esta situação e se constituísse como metáfora e estratégia de abordagem ao problema. Conteúdos musicais inacabados ou reutilizados, e objectos descartados ou reciclados, são algumas das estratégias desenvolvidas pela equipa do projeto. O projeto foi distinguido para financiamento no Programa de Apoio a Criação da Direção-Geral das Artes, e conta com o apoio da UA e do INET-md.
Para este projeto, o Borealis Ensemble é constituído por António Carrilho (flautas de bisel), Catherine Strynckx (violoncelo) e Helena Marinho, investigadora do INET-md e docente no DeCA (piano), que convidou os compositores Ângela da Ponte, Francisco Ribeiro (mestrando do DeCA), Jaime Reis, Jônatas Manzolli, Olívia Silva e Sara Carvalho (docente do DeCA e investigadora do INET-md).
Os concertos iniciam a meio de maio e passam por várias cidades do país e de Espanha. Do roteiro faz parte a Universidade de Aveiro, que recebe um dos concertos no dia 5 de junho, pelas 18h00, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA).
Concertos
-
15 de maio, 18h00, Lisboa Incomum
-
17 de maio 17h00, Convento dos Remédios, Évora
-
18 de maio, 16h00, Auditório do Conservatório de Música de Seia
-
5 de junho, 18h00, Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
-
6 de junho, 10h30, Teatro Narciso Ferreira, Riba d’Ave
-
8 de junho, 17h00, Casa de Mateus, Vila Real
-
13 de junho, 19h00, Auditório do Conservatorio Profesional de Música de Salamanca