• Dança 4
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE EM CRIAÇÃO, PERFORMANCE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA 
 
O Seminário Permanente do grupo de investigação Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md é um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho mais atual e investigações em curso.
 
 
13.05.2025 | 11h45 | Auditório do CCCI | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
 
 
Entrada livre e presencial.
 
 
 
Música para percussão de Louis Franz Aguirre. Uma mistura catártica e singular de sabedoria, misticismo e excesso
 
Joan Soriano MoralesPercussionista e professor no Conservatório Profissional de Carcaixent
 
Após mais de uma década de colaboração com o compositor cubano radicado na Dinamarca, Louis Franz Aguirre, o percussionista espanhol Joan Soriano propõe uma viagem panorâmica pelo vasto catálogo do autor, composto por cerca de 80 obras ao longo dos últimos 25 anos. Trata-se de um repertório centrado na percussão — quer como instrumento solista, quer em diálogo com outras formações — explorado sob múltiplas perspetivas: desde a génese e inspiração das peças até à sua estética, interpretação e organologia. Nesta retrospetiva singular, Soriano detém-se de forma especial no corpus integral de sextetos para percussão, nas obras mais recentes que integram diferentes registos discográficos e nas criações em curso, desenvolvidas em estreita colaboração com o próprio compositor, com o ensemble Projecte SoXXI e com a apresentação de Toque a Elegguá y Oshún.
 
2025-21.04-cpia-joan
 

 Sobre Joan Soriano Morales

Percussionista e artista interdisciplinar, desenvolve um percurso plural que cruza interpretação, pedagogia e criação contemporânea. Formado entre Madrid, Barcelona e Valência, destacou-se como intérprete, investigador e docente, com uma sólida formação académica que inclui doutoramento em Produção Artística pela Universidade Politécnica de Valência. Colaborou com diversas orquestras e ensembles espanhóis, como a RTVE, a Nacional de Espanha ou a Neopercusión, e integra o Ap-Art Duet, com o clarinetista Gabriel Calabuig, com quem tem promovido novo repertório em festivais nacionais e internacionais. É diretor artístico do Festival SoXXI e membro do ensemble residente, com o qual lançou “Egungún”, disco dedicado à obra de Louis Franz Aguirre, pela editora Ekkozone. Tem realizado monografias dedicadas a compositores como Xenakis, Cage ou Reich, e trabalhado com nomes como Jean Geoffroy e Pedro Carneiro.  Com uma forte vocação educativa, lecionou em vários conservatórios e cofundou a Valencia Percussion Academy. Atualmente, é professor no Conservatório de Carcaixent e codirige vários festivais e encontros dedicados à percussão contemporânea.