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Linha Temática Património(s), Arquivos e Museus
 
A Linha Temática Património(s), Arquivos e Museus integra o projecto estratégico do INET-md, reflectindo o trabalho contínuo de curadoria, análise e restauro de arquivos e instrumentos musicais, desenvolvido desde 1995 por diferentes grupos de investigação. Este trabalho tem impulsionado processos de patrimonialização em Portugal e na UNESCO, bem como parcerias colaborativas com museus, fundações e outras entidades.
 
 
 05, 19, 26 de maio, 02 de junho | 14h-18h | Centro de Estudos de Jazz | Universidade de Aveiro
 
 
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Módulo de especialização / Fonografia do Quotidiano: Práticas de uma nova cultura sonora no início do século XX
 
José Geraldo Vinci de Moraes (USP e colaborador do INET-md)
 
O módulo de especialização "Fonografia do Quotidiano: Práticas de uma nova cultura sonora no início do século XX" tem como objectivo geral discutir os dilemas de um novo território historiográfico que se interessa pelos sons, pelas sonoridades e pelas formas de escuta. Assim, procura compreender os lugares ocupados pelos sons nas experiências históricas e as suas variações ao longo do tempo. Neste horizonte, o conceito de Culturas Sonoras surge como eixo central, tanto para a reflexão teórica como para a prática investigativa de carácter historiográfico.
O foco específico das discussões será identificar e compreender de que forma, nos primórdios da fonografia, no início do século XX, houve uma busca por múltiplos caminhos e experiências antes de a música e a canção se afirmarem como elementos culturais e mercadorias centrais da indústria fonográfica. Tudo indica que, nessa fase, emergiu, conforme se pretende conceptualizar, uma espécie de Fonografia do Quotidiano, que apresentava, discutia e questionava aspectos da vida em profunda transformação naquele período.
Regra geral, esta fonografia dirigia-se a tensionar a vida moderna, em contraste com a dinâmica mais compassada de um quotidiano arcaico em processo de desestruturação. Ao captar essas mudanças, os fonogramas registaram, nos primórdios do século XX, alterações nas sensibilidades de forma geral, e nas paisagens sonoras de modo particular. Além disso, esta fonografia desempenhou um papel pedagógico relevante na formação de novas formas de escuta, mediadas pelas máquinas.
Desta forma, a fonografia do quotidiano encontrava-se intimamente ligada à construção de uma nova cultura sonora.
 
 
Cronograma do módulo
 
Sessão 1 | 05 de maio
Apresentação do enquadramento teórico e organizacional do módulo de especialização.
 
Sessão 2 | 19 de maio
Introdução à ideia de Fonografia do Quotidiano, a partir sobretudo dos estudos da História da Sensibilidade, do Cotidiano e dos Estudos do Som.
 
Sessão 3 | 26 de maio
Análise dos cafés como espaços de sociabilidade e lazer no início do século XX, com enfoque no papel da fonografia e das práticas sonoras na modernização cultural.
 
Sessão 4 | 02 de junho
Apresentação e debater particularidades de uma investigação em curso sobre a Fonografia do Cotidiano no Acervo José Moças. 
 
 
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José Geraldo Vinci de Moraes Professor Associado MS-3 de Teoria e Metodologia da História do departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH-USP e foi professor credenciado do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Música da ECA -USP. É Livre-Docente e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado na Université Paris-Ouest Nanterre. Pesquisador PQ-1 do CNPq, área CA-AC, Música. Editor da Revista de História (2013-2017) e membro do Conselho Editorial (2009-2023). Coordenador do Laboratório de História e Cultura Sonora (LHCS-USP), do Grupo de Pesquisa CNPq Entre a Memória e a História da Música, e membro titular do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens-USP) e do Laboratório de Estudos do Som e da Música (LMS-Unicamp).É autor de inúmeros artigos e vários livros, com destaque para Sonoridades paulistanas (prêmio Silvio Romero MinC-Funarte. Ed. Funarte, 1997), Metrópole em sinfonia (Estação Liberdade, 2000), Conversas com historiadores brasileiros (Ed. 34, 2002), Arranjos e timbres da música em São Paulo (Ed. Paz e Terra, 2004), História e música no Brasil, (Ed. Alameda, 2010), Michel de Certeau: pensador das diferenças. (Ed. Vozes, 2011), Criar o mundo do nada. A invenção de uma historiografia da música popular no Brasil (Ed. Intermeios, 2019) e Cidade (dis)Sonante. Novas práticas e culturas sonoras em São Paulo no início do século XX (Ed. Intermeios, 2023).