Eventos
Eventos | Recital-conferência sobre vida e obra de José Duarte Costa
O Post-ip, grupo composto Estudantes de pós-graduação em Música do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) , recebe Aires Pinheiro para um recital-conferência dedicado à vida e obra de José Duarte Costa (1921-2004). Figura central no desenvolvimento da prática da guitarra em Portugal, Costa deixou um legado que será revisitado através da interpretação musical e da análise do seu percurso artístico. O evento terá lugar nos dia 2 de abril, por volta das 16h, no Auditório do CCCI (DeCA.UA). A entrada é livre e aberta à comunidade.

A guitarra clássica ganhou um novo estatuto na música erudita portuguesa graças ao trabalho de José Duarte Costa (1921-2004). Intérprete, compositor, pedagogo e empreendedor, deixou um legado vasto, que Aires Pinheiro revisita num recital-conferência dedicado à sua obra. O evento propõe uma viagem pelo repertório do guitarrista, explorando as diferentes abordagens técnicas que marcaram a sua trajetória.
Sobre Aires Pinheiro
Natural de Vila do Conde, Aires Pinheiro iniciou o seu contacto com a música na Escola de Música Vasco da Gama de Fornelo, tendo terminado o Curso Complementar de Guitarra, com vinte valores, na Academia de Música de S. Pio X, atual Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde, onde atualmente leciona e exerce o cargo de Diretor Pedagógico.
É Licenciado em guitarra pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Mestre em Ensino de Música, pela Universidade de Aveiro.
No âmbito da sua investigação de Doutoramento em Música, tem desenvolvido uma intensa carreira artística, com enfoque na divulgação da obra para guitarra do guitarrista e compositor português – José Duarte Costa.