• Bombos2
Menu
8.ª Conferência de Lisboa: Música e Instrumentos Musicais Chineses
中国民乐与乐器: 里斯本第八届研讨会
Expandindo Horizontes: um Olhar sobre a Diversidade na Música e Dança Asiáticas
 
7-10 de maio 2025

 

A oitava edição da Conferência de Lisboa: Música e Instrumentos Musicais Chineses, decorrerá entre 7 e 10 de maio de 2025 e será organizada pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md) da Universidade NOVA de Lisboa, pela European Foundation for Chinese Music Research (CHIME), pela Câmara Municipal de Mafra, e pelos Institutos Confúcio das universidades de Aveiro e do Minho.
 
 
Lançada em 2016, a Conferência de Lisboa, tem tido como principais objetivos sensibilizar e incentivar o meio académico sobre a importância do estudo sistémico da música na China e, bem assim, oferecer ao público generalizado a possibilidade de interagir com a música chinesa e seu instrumental.
 
Uma das inovações dessa oitava edição centra-se na abertura da música, da dança e da performance decorrente em outros países asiáticos possibilitando, assim, aos investigadores que se têm dedicado ao estudo dessas práticas em diversos países asiáticos, a partilha de conhecimentos, expandindo horizontes para novas possibilidades e inovação no âmbito da investigação.
 
A conferência contará com a participação de renomados etnomusicólogos, musicólogos, músicos e outros académicos, provenientes de vários países, tendo como investigadores convidados os Professores Xiao Mei, do Conservatório de Shanghai, China; Jonathan Stock da University College Cork, na Irlanda; Nicolas Prévôt da Université Paris Nanterre, França, e Frank Kouwenhoven, da European Foundation for Chinese Music Research (CHIME), com sede em Leiden, Países Baixos.
 
A par das comunicações de âmbito científico, haverá, também, uma série de concertos e recitais que decorrerão nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e no Palácio Nacional de Mafra.
 
Esta iniciativa tem como patrocinador principal a Fundação Jorge Álvares que, desde a sua primeira edição, decorrida em 2016, reconheceu a importância na divulgação da arte sonora na China junto de académicos e investigadores, em Portugal. O apoio científico tem sido garantido pela CHIME - European Foundation for Chinese Music Research, com sede em Leiden, Países Baixos, desde a sua primeira edição.
 
 
A Comissão do Programa,
 
Enio de Souza (Chair)
Pedro Roxo
Teresa Lacerda
Nathália Andrião