• Disco2
Menu
No âmbito do Seminário Permanente do Grupo de Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md, o compositor canadiano Barry Truax, referência internacional em música electroacústica e “soundscape composition”., irá liderar o workshop "Soundscape Composition as Context-Based Creation". Realizado entre 8 de janeiro e 2 de abril de 2025, o evento será dirigido remotamente por Truax, enquanto os participantes estarão reunidos presencialmente na sala CIME (Centro de Investigação em Música Electroacústica), no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA. UA). 

 

janeiro - abril'25 | 18h30 - 21h | Sala CIME | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro 

 
DATAS
 
janeiro: 8, 15, 22, 29
fevereiro: 5, 26
março: 5, 12, 19, 26
abril: 2
 
 
Com sessões semanais às quartas-feiras, das 18h30 às 21h, o workshop abordará exemplos históricos e contemporâneos desta abordagem, incentivando uma reflexão aprofundada sobre a sua definição, implicações, potencialidades e práticas emergentes mais inovadoras. Embora Barry Truax esteja a lecionar o workshop remotamente,  os participantes irão reunir-se presencialmente no CIME, onde terão a oportunidade de trabalhar com o sistema octofónico. 
 
Com uma duração total de três meses, o workshop promete proporcionar uma experiência única para músicos, compositores e investigadores.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do formulário online. A participação está limitada à capacidade da sala CIME, sendo os candidatos selecionados notificados por email.
 
 
Sem_Titulo-1_1.png
 
 
Barry Truax | Compositor canadiano especializado em implementações em tempo real de síntese granular, frequentemente utilizando sons sampleados, e em paisagens sonoras. É amplamente reconhecido por ter desenvolvido a primeira implementação de síntese granular em tempo real em 1986, por ser o primeiro compositor a explorar a faixa entre a síntese granular síncrona e assíncrona na obra Riverrun (1986), e por ter sido pioneiro na utilização de samples como fonte para uma composição granular, como em Wings of Nike (1987). Truax é Professor Emérito da Simon Fraser University, onde lecionou música eletroacústica e comunicação acústica. Foi também um dos membros fundadores do World Soundscape Project.