Eventos
Apresentação de livro | Una historia cultural del grito
No dia 25 de novembro, e aproveitando a passagem de Ana Lidia Domínguez Ruiz por Lisboa, o INET-md e a Livraria Tigre de Papel organizam uma sessão de apresentação do seu livro Una Historia Cultural del Grito. A sessão conta com comentários dos investigadores do INET-md, Alix Didier Sarrouy e Filippo Bonini Baraldi. Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
25-11-2024 | 18h00-19h45 | Livraria Tigre de Papel, Rua de Arroios nº25, 1150-053 Lisboa | Entrada livre, sujeita a lotação do espaço
Una historia cultural del grito (Taurus, 2022) é um conjunto de ensaios sobre as ideias e as práticas do grito no mundo humano. A partir de uma minuciosa investigação documental, cujas fontes provêm de diversos contextos históricos e tradições culturais, pretendeu-se dar conta das múltiplas maneiras em que as culturas administraram — dirigiram, utilizaram, reprimiram, controlaram — a energia da voz gritada. Para contar esta história foi necessário brigar por muitas outras: a da música, da linguagem, da pedagogia, do direito, da medicina, das emoções, das religiões, da arquitetura, do urbanismo, da metrologia, da tecnologia, da guerra e dos sistemas políticos, entre tantas mais, reunindo e recompondo os seus saberes sobre o grito.
Participantes:
Ana Lidia Domínguez Ruiz | Doutorada em Ciências Antropológicas pela Universidade Autónoma Metropolitana-Iztapalpa (México), diretora de promoção e difusão do som na Fonoteca Nacional do México e coordenadora do curso "De lo audible a lo aural: el giro sonoro en las ciencias sociales". Publicou e deu conferências nacionais e internacionais sobre antropologia do som, ruído e cultura urbana, violência acústica e socioantropologia dos sentidos. É autora do livro La sonoridad de la cultura. Cholula: una experiencia sonora de la ciudad (Miguel Ángel Porrúa/UDLAP, 2007), que é um dos trabalhos pioneiros sobre estudos sonoros na América Latina. O seu último livro, Una historia cultural del grito, foi publicado pela editora Taurus da Penguin Random House em novembro de 2022.
Alix Didier Sarrouy | Músico e sociólogo das artes. Investigador integrado no Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança (polo NOVA FCSH). Coordenador da linha temática Poder, Política e Ativismo. Investigador principal do projeto “YouSound – Educação musical como ferramenta de inclusão de refugiados menores de idade na Europa”, financiado pela FCT. Coeditor de A arte de construir cidadania: juventude, práticas criativas e ativismo (Tinta da China), e autor de Atores da educação musical: etnografia nos programas socioculturais El Sistema, Neojiba, Orquestra Geração (Húmus-CICS.NOVA).
Filippo Bonini Baraldi | É investigador senior do Instituto de Etnomusicologia (INET-md) na NOVA FCSH, onde coordena o grupo de investigação "Etnomusicologia e Estudos em Música Popular", e também é membro associado do Centre de Recherche en Ethnomusicologie (Crem-LESC) da Université Paris Nanterre, em França. A sua investigação em música, emoção e saúde, baseada em trabalho de campo de longa duração na Roménia, em Itália e no Brasil, é fortemente interdisciplinar e combina métodos da etnomusicologia, da computação musical e das ciências cognitivas. O livro Roma Music and Emotion (Oxford UP, 2021) recebeu o prémio do livro ICTM (menção honrosa) e o Prémio William A. Douglas em Antropologia Europeanista (Society for the Anthropology of Europe, uma secção da Associação de Antropologia Americana).