Eventos
Provas de Doutoramento | Maria del Carmen Fuentes Gimeno
31.10.2024 | 10h | Sala do Senado, Reitoria da Universidade de Aveiro
A 31 de outubro de 2024, pelas 10h, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Aveiro, decorrem as provas do Prova Doutoral em Música da Mestre Maria del Carmen Fuentes Gimeno, que defenderá a sua dissertação com o título "Não Somente Böhm: Flautas Alternativas ao Sistema Böhm na Alemanha na Segunda Metade do Século XIX na Primeira Metade do Século XX".
Júri das provas de doutoramento:
- Prof. Doutor Jorge Domingues Silvestre, Presidente do Júri (CICECO, Universidade de Aveiro)
- Prof.ª Doutora Gabrielle Kaufmann (Universidad Autónoma de Barcelona)
- Prof.ª Doutora Áurea Domínguez Moreno (Hochschule für Musik Basel)
- Prof. Doutor Manuel Morales Fernández (Conservatório Superior de Música de Vigo)
- Prof. Doutor Luca Chiantore (INET-md, Universidade de Aveiro)
- Prof. Doutor Gilvano Dalagna (INET-md, Universidade de Aveiro)
Não Somente Böhm: Flautas Alternativas ao Sistema Böhm na Alemanha na Segunda Metade do Século XIX na Primeira Metade do Século XX
Apesar do avanço da flauta cilíndrica e metálica do "sistema Böhm" na Europa, as flautas cónicas e de madeira do "sistema antigo" sobreviveram na Alemanha até as primeiras décadas do século XX. Grande defensor destas flautas, o influente flautista Maximilian Schwedler desenvolveu e promoveu a divulgação de vários modelos sucessivos com o objetivo de competir com a flauta de Böhm em termos de volume sonoro e facilidade técnica, sem perder o som caraterístico das flautas antigas. As flautas Schwedler tiveram um grande impacto na vida musical alemã da época e representam o último bastião das flautas do sistema antigo. Embora esquecidas hoje em dia, estas flautas representam um marco em termos das suas características morfológicas e sonoras, que resultam numa rica gama de subtilezas tímbricas, valorizadas por flautistas, maestros e compositores da época.
Esta tese organiza-se em torno da procura de uma sonoridade pessoal ao tocar com as flautas de sistema antigo que surgem como alternativa ao sistema Böhm na Alemanha e, em particular, com as flautas de Maximilian Schwedler. O projeto de pesquisa toma estes instrumentos como ponto de partida e, através da exploração das suas especificidades organológicas e tímbricas (com as correspondentes adaptações corporais e cognitivas), busca repensar, numa perspetiva contemporânea, a estética sonora perseguida pelos seus inventores e almejada pelos flautistas da época. A proposta artística que é o resultado sonoro desta investigação surge assim de um constante feedback entre os estímulos das fontes históricas e os múltiplos desafios físicos que estas flautas apresentam.
Esta tese organiza-se em torno da procura de uma sonoridade pessoal ao tocar com as flautas de sistema antigo que surgem como alternativa ao sistema Böhm na Alemanha e, em particular, com as flautas de Maximilian Schwedler. O projeto de pesquisa toma estes instrumentos como ponto de partida e, através da exploração das suas especificidades organológicas e tímbricas (com as correspondentes adaptações corporais e cognitivas), busca repensar, numa perspetiva contemporânea, a estética sonora perseguida pelos seus inventores e almejada pelos flautistas da época. A proposta artística que é o resultado sonoro desta investigação surge assim de um constante feedback entre os estímulos das fontes históricas e os múltiplos desafios físicos que estas flautas apresentam.
Palavras-chave: Flauta, história, Schwedler, Sistema antigo, Flauta cônica, Sistema Böhm, Dedilhado, Estética sonora, Cor do som, Embocadura
Orientação: Prof. Doutor Jorge Salgado Correia (INET-md, Universidade de Aveiro) e Pedro Couto Soares (Escola Superior de Música de Lisboa)
Coorientação: Prof. Doutor Luca Chiantore (NET-md, Universidade de Aveiro)