• Dança 6
Menu
ACTUS (O Público como Performer) é um projeto focado em criar respostas artísticas que contemplem a participação do público enquanto performer na música clássica contemporânea. Os objetivos incluem a criação de uma memorabília relacionada com a participação do público na obra musical; a identificação de ideias, conceitos principais e formas de participação do público no paradigma atual da música clássica contemporânea (com especial ênfase em Portugal); o desenvolvimento de estratégias para integrar o público na composição musical; e a criação de obras com base nas estratégias mencionadas. O projeto ACTUS integra investigação artística, pesquisa documental e estudos de caso para colmatar possíveis lacunas na investigação sobre música clássica participativa, contribuindo para a redução da alienação do público em concertos de música contemporânea. 
 
Imagem1.png
 

O Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e a Universidade de Aveiro acolherão o simpósio online, ACTUS: O Público como Performer, nos dias 8 e 9 de novembro de 2024. Este evento está associado ao projeto “ACTUS: O Público como Performer”, financiado pelo INET-md, com fundos da FCT. A investigadora Sara Carvalho lidera o projeto, em colaboração com o investigador Gilvano Dalagna e a doutoranda Daiana Maciel.

Este simpósio centra-se no papel do público na música contemporânea, convidando compositores, performers, artistas sonoros, académicos, promotores de música e membros do público a partilharem as suas perspectivas.

 

A participação é gratuita, mas a inscrição é necessária. Por favor, inscreva-se aqui.
 
 
Programa
 
 
08 de Novembro de 24
 
 
10:15 . Abertura: Sara Carvalho (Investigadora principal do projeto ACTUS) e Henrique Portovedo (em representação do INET-md/UA)
5 minutos de intervalo
 
10:30 . “What do audiences do when they listen?” - Keynote Stephanie E. Pitts (University of Sheffield)
10 minutos de intervalo
 
11:30 . “Documentary Analysis and Case Studies of Audience Participation in Contemporary Classical Music: A Portuguese Perspective” - Gilvano Dalagna, Sara Carvalho e Daiana Maciel (INET-md/UA)
5 minutos de intervalo
 
12:15 . “music as an invitation – from audience participation to collaboration in the creation of an online piano concert” - Késia Decoté (Universitetet I Bergen)
 
13:00 . intervalo para almoço
 
14:00 . “Compositional strategies to engage audiences in live new music pieces” – Sara Carvalho (INET-md/UA)
5 minutos de intervalo
 
14:45 – “Sounding together - Audience participation in a Western classical music concert” -Sanna Vuolteenaho (Sibelius Academy)
5 minutos de intervalo
 
15:30 – “Playing with/Playing to - Same audience, different listeners” - Nuno Aroso (INET-md/UA)
5 minutos de intervalo
 
16:15 – “Performance as REaction, REflection, REcreation, REvelation and Reconfiguration” - Mafalda Carvalho (INET-md/UA)
 
17h – encerramento do 1º dia
 
 
 
09 de Novembro de 24
 
 
10:00 – “Vanguarda na Aldeia: engaging rural communities in contemporary music creation” -Carlos Canhoto e Helena Neves (Instituto Politécnico de Castelo Branco/UA)
5 minutos de intervalo
 
10:45 -“Band on the Balcony – new sonorities, enriched communities” - Ângela da Ponte (ESMAE – P. Porto/CESEM) e Eduarda Freitas (Fundação Casa de Mateus)
5 minutos de intervalo
 
11:30 – “Soneto Serrano” - Túlio Augusto (INET-MD/UA)
5 minutos de intervalo
 
12:00 – “Audience as agent in game-based musical narratives” - Daiana Maciel (INET-md/UA)
 
13:00 – encerramento do 2º dia