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Seminário GIEEMP | O comércio fonográfico em São Paulo (Brasil) no começo do século XX
A historiografia tem compreendido comumente o Rio de Janeiro como epicentro da fonografia brasileira. Fontes históricas exploradas recentemente revelam, contudo, que a cidade de São Paulo esteve inserida também no mercado da música gravada desde muito cedo. Fonógrafos circularam pela capital paulista com relativa facilidade já no final do século XIX. Nos primeiros anos do século seguinte, o efervescente comércio paulistano viu nas novas tecnologias sonoras um produto que chegava para ficar. A inserção da cidade em redes transnacionais e locais de compra e venda de produtos fonográficos modificou paulatinamente a escuta de seus habitantes e ajudou na cosmopolitização da capital cafeeira.
Juliana Perez González | Historiadora, formada na Universidade Nacional da Colômbia, mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Autora dos livros Las historias de la música en Hispanoamérica (2010), ganhador de menção honrosa no "X Premio de Musicologia Casa de las Américas" (Cuba). Seu segundo livro, Da música folclórica à música mecânica. Mário de Andrade e o conceito música popular (2015), ganhou o "Prêmio História Social (USP)", e sua pesquisa de doutorado sobre música caipira e fonografia ganhou o 1.º lugar no Concurso Silvio Romero (2019). Atualmente, é investigadora no INET-md da Universidade de Aveiro.