• citara
Após a temporada de sucesso no Teatro de Bolso do TEUC, em março de 2024, 'Medeia' será apresentado no próximo dia 16 de julho, às 20h30, no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e integra a programação do FESTEA – Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico. O espetáculo surge da investigação desenvolvida por Gustavo Afonso, doutorando do INET-md, sobre a música para piano e a música de cena de Victor Macedo Pinto.

4.png

O objetivo deste espetáculo é recriar o mito de Medeia, resgatando a tradução histórica de Maria Helena da Rocha Pereira do texto de Eurípides, que será cruzada com o retrato do subúrbio do Rio de Janeiro no contexto do regime ditatorial militar no Brasil dos anos 1970, apresentado por Chico Buarque e Paulo Pontes em Gota d’Água, com o cenário de destruição no rescaldo da Guerra Fria, descrito por Heiner Müller em Medeamaterial. Colocar-se-á em diálogo a música de cena composta por Macedo Pinto para as apresentações de Medeia na década de 1950 e a música de Buarque que figura em Gota d’Água, num diálogo entre a performance ao vivo e o recurso a suportes pré-gravados.
O elenco é composto por Catarina Martins, Cristina Valente, Ana de Sousa e Thales Luz, e pelos músicos Gustavo Afonso (piano), Irina Camões (flauta) e Ismael Silva (percussão). A sonoplastia estará a cargo de Tatiana Almeida e a direção técnica será de Diogo Lobo.
O espetáculo sobe novamente a palco no próximo dia 16 de julho, às 20h30, no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e integra a programação do FESTEA – Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico. A entrada é gratuita e aberto ao público.