• Batuque
05.06.2024 | 15h00 | Auditório José Grácio | Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro

Realizam-se no no Auditório José Grácio, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro, a 5 de junho de 2024, pelas 15h00, as provas do Programa Doutoral em Música, de Marisa Alejandra Ponce de León Hernández, com o tema "Criação fitopoética: Uma intervenção artística e ecológica".

Júri da tese de Doutoramento de Marisa Alejandra Ponce de León Hernández:

• Prof. Doutor Jorge Salgado de Castro Correia, Professor Associado da Universidade de Aveiro e investigador do INET-md (Orientador)
  • Prof. Doutora Ana Isabel de Oliveira Andrade,  Professora Catedrática da Universidade de Aveiro
  • Prof. Doutora Maria Fernanda Santiago-Bolaños, Professora Titular da Universidade Complutense de Madrid
  • Prof. Doutor Rolf Eugenio Abberhalden. Professor Associacado da Univerisidade Nacional da Colombia
  • Prof. Doutor Gilvano Dalagna, Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro e investigador do INET-md
  • Prof. Doutora Raquel Lemos e Castro, Professora Auxiliar da Universidade Lusófona

Criação fitopoética: Uma intervenção artística e ecológica

Ter consciência e conhecimentos tecnológicos para agir sobre a crise ambiental e ecológica global não resolve, por si só, os problemas que o planeta Terra atravessa atualmente, desde as alterações climáticas à degradação contínua da biosfera. As nossas decisões sobre estas questões atuais, que terão um impacto claro no nosso futuro, exigem uma reconfiguração das nossas mentalidades e das nossas convicções na forma como nos vemos a nós próprios e às nossas relações com todos os seres vivos, com todo o ecossistema. A nossa forma de pensar e de agir, enquanto espécie, em direção a um desenvolvimento sustentável, pode ser transformada se considerarmos a vida de não-humanos, plantas incluídas, de uma forma sensível, valorizando-as intrinsecamente em vez de as vermos como meros recursos ou como um simples fator subjacente à atividade humana. Estabelecer interações humanos-plantas através da criação artística, que facilitem a perceção da sua inteligência comunicativa e da sofisticação da vida vegetal, pode contribuir para contrariar a tendência egocêntrica e autoritária para a objetificação das plantas. Através de uma intervenção artística e ecológica, esta investigação explora a triangulação das relações performer-planta-público e a complexidade da vida das plantas, abordando a sua perceção do ambiente que as rodeia e a interação que pode ser estabelecida através das suas respostas a estímulos externos. Com nove criações artísticas a constituir o Corpus desta Criação Fitopoética, esta é representada por dois elementos complementares: uma criação artística final, “Intertwined Paths: An embodied journey of connection with plants”, e este documento. Aqui se explora os precedentes artísticos e os aspetos tecnológicos relevantes, os fundamentos desta intervenção, bem como a investigação através da prática que foi levada a cabo na construção da Criação Fitopoética, clarificando os processos, as decisões tomadas e os produtos artísticos resultantes.
A partir das experiências com as plantas e o conhecimento reunido nesta investigação, bem como através da exploração do instrumento musical, do corpo e do som como meios de expressão criativa, foram desenhadas intervenções que se realizaram com diferentes públicos. A presença de plantas e a materialização de sons e movimentos que resultam da conexão e interação com elas nestes eventos, em parte como se de um diálogo se tratasse, dão continuidade à intenção de poder contribuir para sensibilizar o público para a afinidade e possível cumplicidade entre humanos e plantas, que se afigura necessária e fundamental para a nossa sobrevivência.

Orientação: Jorge Salgado de Castro Correia (orientador); Felipe Lopes (coorientador)