22.05.2024 | 16h00 | Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Sala 21.2.20 | Sala Zoom

No próximo dia 22 de maio de 2024, às 16h00, o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro recebe a conferência intitulada "Vargas, Salazar e o Destino das violas", conduzida por Ivan Vilela, docente na Universidade de São Paulo. A sessão, organizada pelo INET-md, ocorrerá na sala 21.2.20 e estará aberta ao público, tanto presencialmente quanto online, através de sessão zoom.

Vargas, Salazar e o Destino das violas | Conferência

Quais teriam sido os processos de transformações organológicas ocorridas com as violas portuguesas e brasileiras a ponto de terem se tornado tão distintas, uma da outra, nos dias de hoje? Fatores como a sua inserção no mercado fonográfico desde os anos 1930, com largas vendagens do género (música caipira) a qual esteve inicialmente associada, a radiofonia, a instalação, em São Paulo, de fábricas de cordofones comandadas por italianos desde o início do século XX e a exigência performática dos músicos a partir dos anos 1970 poderiam ter contribuído para essas diferenciações? Teriam sido só essas as alavancas para as mudanças ocorridas? O macro-acontecimento que foi o modo como as culturas populares dos dois países foram tratadas pelo Estado-Novo em Portugal e no Brasil pode ter contribuído para essas distinções desde os anos 1930?

lkd-CONF_22MAI24.jpg

Ivan vilelaIvan Vilela é professor na Faculdade de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo nas áreas de música e música popular, onde também leciona viola brasileira, história da Música Popular Brasileira, perceção musical. Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, mestre e graduado em Composição Musical pela Universidade de Campinas, Doutor e livre-docente pela Universidade de São Paulo. Os seus escritos e pesquisas estão voltadas para o estudo das culturas populares e da música popular. Atua como compositor, arranjador e instrumentista. Mantém intensa atividade artístico-musical e didática no Brasil e no exterior. Detentor de vários prémios importantes, possui 20 discos gravados. É autor de diversos artigos, capítulos e livros, nomeadamente Cantando a Própria História – Música Caipira e Enraizamento (USP 2015) e História e Cultura no som da Viola: Ensaios e relatos sobre cultura popular (Ateliê 2024).