• Bombos2
Menu

SEMINÁRIO PERMANENTE EM CRIAÇÃO, PERFORMANCE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA 
 
O Seminário Permanente do grupo de investigação Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md é um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho mais atual e investigações em curso.
 
 
15.04.2024 | 11h30-13h00 | Estúdio CIME |  Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
 
Entrada livre e presencial
 
 
Comunicação- "Sound: choreographies of perception"
 
Jez Riley French | Músico e artista (Reino Unido)
 
 
O trabalho de Jez Riley French ao longo de várias décadas explora os papéis da perceção e da imposição através da escuta de sons frequentemente fora da nossa atenção, revelando ambientes e arquitecturas em contextos mais amplos ou em detalhes microscópicos. A sua motivação é a própria escuta, os traços tecnológicos que podem resultar num equilíbrio entre a sua materialidade e a necessidade de diminuir o peso das fronteiras defeituosas que construímos em torno do lugar. 
 
No âmbito do SEMPER, Seminário Permanente do GI Criação, Performance e Investigação Artística, Jez Riley French apresentará a comunicação "Sound: choreographies of perception". Serão também abordados os conteúdos e estratégias que Jez irá desenvolver no workshop prático  que decorrerá em Aveiro  sobre o ato e a arte de ouvir a partir da exploração do som localizado através de práticas de gravação de campo (convencionais e alargadas). Esta atividade é realizada em parceria com a VIC Aveiro Arts House.
 
image002.jpg
 
Jez Riley French | Com mais de 20 anos de percurso, o trabalho de Jez Riley French abrange áreas como a micro-escuta, escuta duracional e captação acústica nos contextos arquitetónico, vegetal, aquático e de infra-sons, que entende como elementos fundamentais das suas práticas em arte contemporânea. Tendo exibido o seu trabalho em inúmeras instituições de renome internacional, como a Tate Modern ou o Museo Reina Sofia, Jez tem vindo a colaborar com uma ampla selecção de artistas, músicos e cineastas, entre os quais Chris Watson, com quem desenvolveu uma série de workshops e iniciativas na área da escuta intencional e das gravações de campo.