• Dança 5
Menu
O novo álbum "Massaiá" dá continuidade à pesquisa artística da investigadora do INET-md e docente do DeCA, Helena Caspurro, desde a criação e edição de Mulher Avestruz (2003), Colapsopira (2009) e Paluí (2013).
 
Este álbum duplo de canções e textos originais em torno do formato piano-voz, da fusão estilística e da improvisação, terá a estreia do seu Vol. I num concerto, de entrada livre, a realizar no próximo dia 21 de dezembro, às 21H30, no auditório CCCI do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA), juntamente com o seu lançamento digital nas plataformas.
 
Interpretação ao vivo
Helena Caspurro: voz e piano
José M. Parra a.k.a. Orange Sandalwood: piano em Massaiá
Brendan Hemsworth: improvisação em chapas e gongs
Inês Lamela e Pedro Almeida: vozes solistas convidadas
Mário Santos: saxofone tenor
Paulo Vaz de Carvalho: improvisação em guitarra
Interpretação em vídeo
Beatriz Capote e Joana Machado Araújo: coro
Ana Morais, Edgar Moutinho, Inês Guedes de Oliveira, Jorge Costa, José Grilo, Marta Lima, Matilde Reigó, Raúl Moutinho, Rui Ferro, Susete Rebelo: coro em ÀParte da Vida
Composição musical, poesia e letras
Helena Caspurro (música, letras e poesia)
Orange Sandalwood (música de Massaiá)
Joana Caspurro (letra e poesia de À Parte da Vida)
Dança e coreografia
Julie Caspurro
Vídeos – argumento e realização
Carlos Silva
Pedro Carvalho de Almeida
Som, luz e projeção
António Veiga
Leonel Soares
Daniel Lopes
João Valentim
Pedro Carvalho de Almeida
Encenação e direção artística
Helena Caspurro
Pedro Carvalho de Almeida
 
 
 
Noticia_Jornal_UA.png
 
 
 
A edição, apoiada pelo INET-md, Departamento de Comunicação e Arte( DeCA), Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+). e Cineclube de Avanca, iniciada com a edição digital do single Madalena, já disponível,contempla dois vídeos musicais, Massaiá e À Parte da Vida, com argumento e realização de Carlos Silva, sobre desenhos originais de Francisco Providência, Joana Quental, Sónia Teles e Silva, e textos de Joana Caspurro. Sendo revelados no evento, consubstanciam a dimensão visual, plástica e audiovisual do projeto musical e artístico de Helena Caspurro, sob codireção de Pedro Carvalho de Almeida e produção musical de Brendan Hemsworth. Nele colaboram vários músicos, designers e artistas, incluindo outros docentes do DeCA e investigadores.
 
Massaiá é um neologismo resultante de um jogo quimérico entre timbres e fonemas, criado para murmurar, qual melopeia, a efemeridade da vida, sua beleza e tragédia. Moldando uma temática fundada em razões não apenas pessoais como sociais, a palavra intitula a letra da canção escolhida para representar a mensagem poética da nova obra musical da pianista e cantautora. Nasce de uma das obras pianísticas e improvisadas de Orange Sandalwood, editada, com o mesmo nome, em The Mirror Inside (2021). Este pianista, um dos compositores e convidados do disco, atuará no concerto, assim como Paulo Vaz de Carvalho, Mário Santos e Brendan Hemsworth. Beatriz Capote, Inês Lamela, Joana Machado Araújo e Pedro Almeida, ex-alunos do DeCA, são outros dos intérpretes que colaboram neste 1º volume de Massaiá e concerto. Um momento que enlaçará projeção de imagem, de vídeo e dança, esta apresentada e coreografada por Julie Caspurro. António Chagas Rosa é o compositor e orador convidado para comentar a obra em estreia e que a autora dedica à sua irmã, Joana.
 
 
Massaiá – um percurso musical, artístico e editorialMassaiá, um álbum duplo de originais, dá continuidade à pesquisa artística da investigadora do Inet-md e docente do DeCA, Helena Caspurro, desde a criação e edição de Mulher Avestruz (2003), Colapsopira (2009) e Paluí (2013). Um trabalho que se singulariza pela intenção de desenvolvimento e recriação do género canção num formato (sobretudo) a solo, cantado ao piano, e da procura de um som único, germinado da fusão entre os dois instrumentos que a pianista e cantautora simultaneamente interpreta; da integração da fusão musical, nomeadamente o vocabulário de raiz “clássica”/ “erudita” e o jazz, o blues, o fado, a música popular, o pop, a bossa nova e, até mesmo, a canção de intervenção política; do estudo de formas e estruturas composicionais; da reinvenção de fonemas, sua exploração sonora e polissémica; da imaginação poético-literária da língua portuguesa; e, finalmente, da improvisação, particularmente a vocal e pianística.
 
Massaiá em rota transdisciplinar – a música enquanto obra visual, plástica e literária

Em continuidade com a exploração de processos (co)criativos e transdisciplinares germinados na música, desenvolvida e concretizada, em colaboração com o investigador e docente do ID+ e DeCA, Pedro Carvalho de Almeida, sobretudo desde Paluí, no âmbito de práticas artísticas participativas estudadas e implementadas em projetos, também em contexto educativo, no país, (como, Paluí: Viagem por histórias sonoras que a língua portuguesa canta, e, Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores), Massaiá, em fase de desenvolvimento e que compilará dois volumes em formato CD/Áudio/Digital, pretende consubstanciar-se, ainda, num produto e experiência visual, plástica, audiovisual e poético-literária. É neste sentido, que, um conjunto de seis vídeos e, ainda, um livro de natureza contemplativa, apresentando e revelando obras autênticas de vários artistas e escritores portugueses, entre os quais, designers do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, constituem objetos a desenvolver e editar, ao longo dos anos de 2024-25, juntamente com o Vol. 2 do álbum musical e digital. Na senda do diálogo multi e interdisciplinar que caracteriza o questionamento criativo, propriamente dito, talvez nunca tão diverso e expressivo na arte e na cultura como o que é produzido na sociedade contemporânea, espera-se que a obra, no seu todo, Massaiá, possibilite espelhar e consumar formas e caminhos de trabalho cocriativo, interpretativo, heurístico e transdisciplinar germinados na música. Um desejo que, em última instância, contribui para a realização do projeto pedagógico do próprio Departamento de Comunicação e Arte. A contemplação puramente estética, sustentada na construção de sentidos e significados para além dos que são veiculados por formas de discurso verbalizado, com destaque para o olhar através da escuta, esta argumentando a escrita, é, também na ótica do ouvinte e espetador, outro dos propósitos da presente experiência e pesquisa.

Pintores, escultores, designers, artistas visuais, fotógrafos e nomes da escrita, ao lado de músicos e instrumentistas, constituem o elenco de autores e artistas convidados e que darão corpo à narrativa visual, poética e musical de Massaiá, sob a direção e codireção, da investigadora e de Pedro Carvalho de Almeida. Alguns destes trabalhos serão projetados e exibidos neste concerto de lançamento.

 
 
Artistas participantes no projeto artístico e editorial
 
Design e artes visuais
Álvaro Sousa, Cláudia Albino, Helena Barbosa, Inês Guedes de Oliveira, Fátima Pombo, Francisco Providência, Joana Quental, Olinda Martins e Rui Costa
 
Músicos e Intérpretes (docentes; alunos e ex-alunos)
Joaquim Branco, Paulo Vaz de Carvalho, Beatriz Capote, Fausto Pizzol, Joana Machado Araújo, Pedro Almeida e Valentina Idin
 
Outros artistas
Eduarda Ferreira, Francisco Badilla, Isaque Pinheiro, Isabel Calado, João Baeta, José Emídio, Manuel Caspurro, Marta Lima, Nuno Higino, Paulo Hernâni, Rui Ferro, Sónia Teles e Silva
 
Outros Músicos e intérpretes
António Aguiar, Arnaldo Fonseca, Brendan Hemsworth, Helena Rodrigues, José M. Parra a.k.a. Orange Sandalwood, Inês Silva, Mário Santos, Pedro Lima Pereira, Sara Rodrigues, Tiago M. Soares e Vozes da Rádio