Jorge Muñoz (University of Malaga | University of Jaén)

Socio-educational and emotional implications in components of Children Choirs and Music Bands: A Case Study.

02.11.2022 | 16:00 | Aveiro | DeCA UA | Sala 21.2.1

A origem desta investigação está associada enquanto resposta a uma outra investigação apresentada no artigo seguinte: Filella Guiu, G, Gustems-Carnicer, J, Morente-Ros, A and Requena-Oriola, S (2019) Beyond music: Emotional skills and its development in young adults in choirs and bands, International Society Music Education, Article Information, Volume : 37 issue: 4, page(s): 536-546, Publicado online: Junho 24, 2019

Este estudo parte da necessidade de reflectir sobre quais as ferramentas e como a sociedade de hoje contribuirá para a criação do indivíduo do futuro. É prioritário estabelecer as chaves do progresso social no desenvolvimento de competências sociais e emocionais como instrumentos fundamentais que nos podem dar as chaves para o pleno desenvolvimento de competências e também estabelecer os pilares em que se baseiam as competências mais significativas para o progresso social. É aqui que encontramos uma ligação verdadeiramente prioritária através da aprendizagem cooperativa em contextos educativos não formais, tais como a participação em Bandas Musicais ou Coros.

Jorge Muñoz é licenciado em Psicopedagogia e um Mestrado em Políticas e Práticas de Inovação Educativa na Universidade de Málaga. Tem também o Grau Superior de Clarinete, pelo Conservatório Superior de Música de Málaga. Jorge é estudante de Doutoramento no Programa de Doutoramento em Inovação Didáctica e Formação Permanente de Professores na Universidade de Jáen e em colaboração com a Universidade de Málaga. Trabalha actualmente como Professor de Educação Especial com estudantes autistas e colabora com diferentes grupos musicais em Málaga.