• Disco2
Mariano Gonzaléz (University of Utrecht, Netherlands)

When the drum has a voice. The sounds and language of the Yoruba drums of Nigeria

24.10.2022 | 16:00 | Aveiro | DeCA UA | Sala 21.2.1

Na cultura Yoruba, presente no sudoeste da Nigéria e regiões vizinhas, os tambores das famílias dùndún e bàtá são utilizados como meios de comunicação capazes de reproduzir, através dos seus sons, a estrutura fonológica da língua Yoruba. Este artifício é utilizado por conjuntos de tambores em contextos que vão desde anúncios públicos e comunicação entre aldeias vizinhas, a celebrações e ritos de passagem, ou mesmo cultos dedicados a orixás e figuras veneráveis da mitologia Yoruba. No entanto, sendo instrumentos muito distintos, diferindo em tamanho, forma de afinação, tipo e quantidade de membranas, bem como nas técnicas em que são tocados, cada um dos tambores em questão tem o seu próprio sistema de substituição da fala.

Mariano González é músico e musicólogo, nascido em São Paulo (Brasil) e licenciado pela Universidade de Música Franz Liszt em Weimar, Alemanha. Actualmente é doutorando em musicologia e linguística na Universidade de Utrecht, na Holanda.