• KovaM
13.12.2021 | 16:30-18:30 | Aveiro | DeCA | Sala 21.2.20

Os estudiosos têm discutido muito a eficácia política das tradições carnavalescas usando várias teorias interpretativas. Baseada no seu próximo livro, Critical Brass: Street Carnival and Musical Activism in Olympic Rio de Janeiro (Wesleyan University Press, 2022), esta palestra por Andrew Snyder pretende mostrar que o carnavalesco pode ser melhor entendido como um discurso performativo e uma prática criativa de ativismo usados pelos próprios atores do carnaval - no caso do movimento de fanfarras alternativas do Rio de Janeiro, num período de tremenda crise política no Brasil. Esta atividade é organizada pelo projeto EcoMusic - Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI, em curso na Universidade de Aveiro sob a coordenação de Maria do Rosário Pestana, e insere-se no ciclo de Conferências em Etnomusicologia e Estudos de Música Popular - CEEMP. Será também transmitida através da plataforma Zoom.